BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Tendências de TI e desafios para o segundo semestre de 2023

Descubra quais são as principais tendências e desafios para o segundo semestre de 2023 para otimizar o papel da sua revenda.  

5G, Wi-Fi 6, Inteligência Artificial, Web 3.0, IoT e Cloud Computing são alguns dos termos tecnológicos que mais estiveram em destaque no primeiro semestre de 2023.  

Com a Transformação Digital acelerando rapidamente, cada vez mais tecnologias vão surgindo no mercado para modificar a maneira como os usuários navegam na internet e usam sistemas, ferramentas e interfaces para otimizar seus negócios. 

No segundo semestre do ano, muitas das tecnologias já vistas no início de 2023 devem avançar ainda mais, enquanto outras podem se tornar obsoletas. De qualquer forma, sua revenda precisa estar preparada para enfrentar tudo o que está vindo pela frente.  

Por essa razão, listamos as principais tendências de TI para você atualizar seu catálogo de serviços e ajudar os clientes a alcançarem bons resultados. Leia o artigo a seguir: 

Tendências para o segundo semestre de 2023 

Práticas que englobam a sustentabilidade 

Desde a pandemia, as empresas vêm olhando para as práticas sustentáveis com mais atenção.  

Os consumidores também estão se manifestando cada vez mais sobre esse assunto — os usuários deixam de comprar algo caso os produtos agridam o meio ambiente (52%) ou a empresa seja conhecida por poluir a natureza (57%), por exemplo. 

Quanto melhor a empresa souber administrar ações sustentáveis em seu negócio, maior é a chance de atrair novos clientes e de fidelizar aqueles que já são consumidores recorrentes. 

Cerca de 53% das empresas concordam que a sustentabilidade faz parte dos valores estratégicos para fortalecer a reputação da marca no mercado (61%), ter impacto positivo em questões socioambientais (57%) e para reduzir riscos ambientais, sociais e de governança (40%), segundo o Panorama ESG Brasil 2023 

A sustentabilidade seguirá como uma forte tendência no segundo semestre deste ano, levando cada vez mais empresas a buscarem soluções e tecnologias sustentáveis para o seu negócio — como, por exemplo, soluções em nuvem e IoT. Um ponto positivo para as revendas que ofertam esses serviços. 

Se quiser ler mais sobre sustentabilidade, confira: 

AI Generativa  

O início de 2023 ficou marcado pelo surgimento de ferramentas de AI generativa 

É o caso do ChatGPT, que ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários ativos em apenas dois meses — o TikTok levou cerca de nove meses para alcançar esse número, enquanto o Instagram o atingiu somente após 30 meses. 

Após o surgimento dessa plataforma, muitas outras foram surgindo e provocando impactos tanto positivos quanto negativos na internet (e no mercado).  

Mas uma coisa é certa: à medida que a AI generativa avança, mais empresas exploram seu potencial para disponibilizar suas próprias ferramentas.  

Recentemente, a Salesforce anunciou a criação da AI Cloud, um conjunto de recursos que fornecem experiências generativas mais confiáveis e em tempo real. O objetivo é potencializar as experiências de seus clientes e aumentar a produtividade usando a AI generativa. 

Outra marca que também está usando essa tecnologia a seu favor é a Adobe, que recentemente liberou o sistema “Firefly AI”, um recurso acoplado ao Photoshop para os usuários adicionarem, expandirem e removerem itens indesejados de imagens, apenas escrevendo prompts de textos. 

Não há como fugir. No segundo semestre de 2023, mais empresas devem estudar formas de se adequar a essa tendência. A AI generativa é uma tecnologia que continuará nos tabloides por bastante tempo. 

Para ficar por dentro desse assunto, leia esses conteúdos também: 

Internet das Coisas (IoT) 

A IoT é uma das principais tendências para o segundo semestre de 2023, tendo projetos industriais como os principais impulsionadores desse mercado — responsáveis por 6,5% da receita. 

Segundo estimativas do relatório State of IoT — Spring 2023 do IoT Analytics, até o fim deste ano o número global de dispositivos IoT conectados deve crescer mais de 16%, ultrapassando a margem de 16,7 bilhões de endpoints ativos. 

O cenário de IoT é cada vez mais promissor e deve ser explorado pelas organizações que querem otimizar seus processos, assim como aumentar a produtividade e eficiência de seus serviços e produtos. 

Estes artigos também podem te interessar: 

Metaverso  

Com a evolução da Inteligência Artificial (AI), muitos investimentos em metaverso foram pausados. 

Até Mark Zuckerberg, uma das figuras que mais defendem essa tecnologia — reservou cerca de 20% dos investimentos de sua empresa Meta para o estudo e aprimoramento do metaverso ainda em 2023 —, anunciou em março deste ano que o seu foco é desenvolver AI e incorporá-la em seus produtos.  

Embora as declarações e os números indiquem que essa tecnologia não tenha vingado, não podemos nos esquecer que ela está no estágio inicial de desenvolvimento e deve amadurecer à medida que as empresas retomarem suas estratégias. 

Para muitos especialistas, a expectativa para o segundo semestre é que cada vez mais organizações avancem com seus planos envolvendo o metaverso nos próximos meses — inclusive a Meta — para compartilhar experiências imersivas com seus clientes.  

Se aprofunde mais no assunto: 

Após acompanhar essas tendências, sua revenda também deve estar ciente das dificuldades que as acompanham. Continue a leitura do tópico a seguir para estar preparado.  

Quero conhecer

Desafios para o segundo semestre de 2023 

É bem provável que seus clientes enfrentem os seguintes desafios até o final do ano:  

• Escassez de profissionais qualificados — O desafio de contratar profissionais qualificados será cada vez maior conforme a tecnologia avançar e inovações forem surgindo no mercado. Mostrar que a sua revenda está preparada para lidar com essas e outras tendências pode ser determinante. 

• Não saber como adotar novas tecnologias — Seus clientes querem saber como usar essas tendências a seu favor. No entanto, muitos não sabem por onde começar ou não tem paciência para estudá-las, o que ocasionará muitos erros. Saber como orientá-los com as soluções que a sua revenda já carrega no portfólio é essencial para minimizar esse desafio. 

• Garantir a proteção dos dados — A segurança de dados é uma tarefa cada vez mais complexa para seus clientes, principalmente devido a uma série de ataques cibernéticos que estão sendo aprimorados (a AI generativa tem facilitado essa prática). A pesquisa IT Trends Snapshot 2023 identificou que a preocupação acerca desse tema vem aumentando bastante nos últimos anos (de 53% do ano anterior para 58%). Ofertar soluções para garantir que os ambientes estejam mais protegidos tecnologicamente é a melhor estratégia para esse momento. 

Como você pôde acompanhar, sustentabilidade, AI generativa, IoT e metaverso são temas que estarão em alta no segundo semestre deste ano. Embora inovadoras, práticas e cheias de potencial, essas tendências e o novo cenário amplamente tecnológico também ocasionarão uma série de desafios que deverão ser enfrentados.  

O papel da revenda é identificar soluções e atualizar cada vez mais o catálogo para ofertar serviços, sistemas, ferramentas e aplicativos adequados para cada um de seus clientes, estando sempre preparada para lidar com tendências cada vez mais complexas.  

Já que você chegou ao fim deste texto, o que acha de deixar a sua opinião sobre o assunto aqui nos comentários? Aproveite para apontar outra tecnologia que você julga ser importante para o segundo semestre de 2023 e para os anos seguintes.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.