BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

ESG: o que é e como a tecnologia pode ajudar?

O que é ESG e como esse conceito tem impactado as empresas? E como a tecnologia pode ser crucial para acompanhar as melhores práticas? Leia o artigo para conferir! 

O termo ESG vem ganhando grande visibilidade no mercado brasileiro. Líderes de diferentes negócios estão interessados em adequar suas empresas aos critérios desse conceito, com o objetivo de minimizar impactos negativos e potencializar os positivos. 

Neste artigo, você visualizará os seguintes tópicos: 

  • O que é ESG?  
  • Práticas ESG: quais ações podem ser adotadas pelas empresas?  
  • Como a tecnologia pode contribuir com a sustentabilidade?  
  • Qual a opinião dos consumidores sobre as práticas ESG? 

Segundo levantamentos feitos pela Morningstar e pela Capital Reset, somente em 2020, fundos ESG captaram cerca de R$2,5 bilhões no Brasil. A tendência é que esse número cresça cada vez mais. 

Para o Climate Change and Sustainability Services, da Ernest Young, as informações ESG já são consideradas essenciais hoje em dia, influenciando na tomada de decisões dos investidores.  

Ao todo, os investimentos com foco em critérios ESG já ultrapassam R$31 bilhões em todo o mundo, representando praticamente 36% de todos os ativos.  

Esses números indicam que o investimento ESG está no centro das estratégias de muitas instituições e deve ser visto como um dos principais focos pelos próximos anos.  

Mas, do que essa sigla se trata? Entenda, a seguir, o que é tecnologia ESG e como ela pode ser essencial para as empresas que desejam otimizar seus negócios e, ao mesmo tempo, se destacar no mercado.  

O que é ESG? 

ESG é uma sigla que une três palavras em inglês: Environmetal, Social e Governance, respectivamente. Em português, podemos traduzi-las para Ambiental, Social e Governança. 

Embora esse termo possa ser relativamente novo para muitos líderes (ele surgiu em 2004), sua criação se deu como uma maneira de acompanhar as ações e critérios ambientais, sociais e de governança corporativa promovidos pelas instituições — verificar o resultado de cada uma delas também faz parte do processo. 

As práticas ambientais consistem na proteção do meio ambiente e abordam questões como aquecimento global, biodiversidade, desmatamento, poluição do ar e da água, entre outros temas de extrema importância.  

Já as práticas sociais são voltadas para a responsabilidade social e o impacto causado pelas empresas na comunidade em que atuam. Nessa categoria, temas como diversidade, proteção de dados e direitos humanos, por exemplo, são observados, otimizados ou implementados. 

Por fim, existem as práticas de governança, ou seja, políticas, estratégias, processos e orientações de administração. Aqui entram as boas práticas de conduta corporativa, a transparência de dados, as práticas anticorrupção, entre outros assuntos relacionados.  

Leia também: 

Quero me atualizar

Práticas ESG: quais ações podem ser adotadas pelas empresas? 

Veja alguns exemplos: 

  • Gestão de resíduos descartados e reciclagem; 
  • Programas de treinamento e desenvolvimento; 
  • Promoção de diversidade na equipe; 
  • Transparência quanto aos resultados; 
  • Redução de riscos e promoção da segurança física no trabalho; 
  • Contratação de fornecedores ambientalmente responsáveis; 
  • Redução de emissão de carbono; 
  • Programa de benefícios; 
  • Economia de combustíveis.

Como a tecnologia pode contribuir com a sustentabilidade? 

Há muito potencial acerca do conceito de ESG. No entanto, como a tecnologia pode contribuir para as boas práticas de sustentabilidade e de outros temas propostos por ele? 

O primeiro passo é priorizar e investir em tecnologias inteligentes que visam reduzir os impactos ambientais sem prejudicar a produtividade e o desempenho das empresas, como a IoT (Internet das Coisas), por exemplo. 

A IoT é uma das tecnologias mais adotadas nos últimos anos. Com ela, as empresas conseguem conectar dispositivos para executar ações, graças à IA (Inteligência Artificial) e o Machine Learning 

Implementá-la em seus negócios pode ser uma boa estratégia para gerenciar a energia, controlar corretamente o uso e descarte de resíduos, auxiliar no consumo adequado e reutilização de água, dentre muitas outras situações. 

A tecnologia se mostra essencial não somente nas práticas ambientais, como também nas sociais e de governança, servindo como principal aliada para seguir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU até 2030. 

Qual a opinião dos consumidores sobre as práticas ESG? 

Os consumidores também estão de olho nessa nova tendência. Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 67% dos usuários possuem o hábito de pesquisar as práticas de ESG utilizadas pelas empresas antes de comprar delas, e 75% afirmam que empresas preocupadas com a sustentabilidade têm mais chances de conquistá-los como clientes. 

Critérios relacionados a questões sociais, discriminação e falta de diversidade, também são questões tão decisivas para os consumidores quanto a preocupação com a sustentabilidade. 

Em conclusão, há muito a ser trabalhado para adequar os negócios às melhores práticas ambientais, sociais e de governança impostas pelo ESG. As empresas precisam transformar seus negócios, substituir processos nocivos e dar prioridade para estratégias que diminuam os impactos ambientais, promovam uma melhor qualidade de vida e auxiliem em outros fatores. A preocupação quanto a esses temas, no entanto, é o primeiro passo para caminhar rumo à transformação.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!