O Wi-Fi 6 é uma tecnologia de rede sem fio que promete atender aos principais requisitos de conexão das empresas. Até 2022, cerca de 65% das empresas contarão com este conceito!
O Wi-Fi 6 é a sexta geração da rede sem fio! Foi desenvolvida especialmente com o intuito de reduzir a complexidade das conexões e unir liberdade, alta velocidade, melhor estabilidade e outros fatores importantes para as empresas.
Quer saber como essa tecnologia funciona? Acompanhe este artigo para visualizar os seguintes tópicos:
- O que é Wi-Fi 6?
- Por que o Wi-Fi 6 é interessante para as corporações?
- Quais são os benefícios proporcionados pelo Wi-Fi 6?
Continue lendo abaixo.
O Wi-Fi (Wireless Fidelity) é uma rede sem fio que está constantemente passando por aprimoramentos com o intuito de melhorar a experiência do usuário.
Durante o período de pandemia, em especial, a Transformação Digital no mercado de trabalho acelerou cerca de 72% segundo dados apresentados pelo The Economist Intelligence Unit (EIU).
Isso aconteceu em virtude da implementação do modelo de trabalho híbrido, que levou milhares de empresas a buscarem conexões mais aprimoradas e escaláveis para auxiliar neste processo.
Como consequência deste cenário completamente suscetível a mudanças, em setembro de 2019, surgiu o Wi-Fi 6, o que muitos profissionais acreditam ser o futuro da conectividade empresarial.
Ao menos 65% das corporações esperam que essa solução seja uma das três tecnologias sem fio críticas para os seus negócios em 2023.
Isso significa que a implementação do Wi-Fi 6 está sendo cada vez mais procurada pelas corporações que desejam adotar conexões mais inteligentes a fim de otimizar os processos.
Para entender todos os detalhes sobre esta tecnologia que visa transformar e desempenhar o futuro da conectividade sem fio, continue acompanhando o conteúdo abaixo:
O que é Wi-Fi 6?
Em setembro de 2019, a Wi-Fi Alliance, organização responsável por desenvolver e regulamentar os padrões de redes sem fio, anunciou a certificação do Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax.
Trata-se da sexta geração de Wi-Fi, sendo mais versátil e rápida do que os modelos anteriores, ela foi desenvolvida com maior capacidade e oferece uma velocidade até seis vezes mais ágil do que o padrão anterior (802.11ac).
Adotando esta tecnologia, as empresas poderão aumentar a eficiência, a flexibilidade e a escalabilidade da conexão sem fio.
Desde o seu surgimento, o Wi-Fi 6 já conseguiu melhorar consideravelmente o desempenho da conexão em múltiplos aspectos, proporcionando experiências mais agradáveis e aprimoradas para os usuários.
Além disso, a sexta geração do Wi-Fi ainda garante que as corporações e provedores de serviços ofereçam suporte a aplicações atuais e novas na mesma infraestrutura de LAN sem fio (WLAN).
Nesse processo, a tecnologia consegue melhorar a qualidade do serviço para aplicações mais antigas, preparando o cenário para novos modelos de negócios.
Por que o Wi-Fi 6 é interessante para as corporações?
O Wi-Fi se transformou em uma tecnologia universal, capaz de conectar milhares de dispositivos, sendo, atualmente, a primeira escolha de muitos usuários para acessar à internet.
Essa tecnologia de rede também visa substituir gradativamente o acesso a cabos de conexão, sem prejudicar a qualidade que as corporações desejam usufruir no dia a dia.
Além disso, o Wi-Fi 6 tem se mostrado fundamental para permitir o desenvolvimento de novas soluções e aplicações baseadas em Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (RV).
Em termos de avanço tecnológico, a nova geração de rede sem fio ainda oferece melhores experiências, sem interrupções, principalmente para os projetos que envolvem transmissões em alta definição (HD), como em 4K ou 8K.
Aplicativos e dispositivos para a Internet das Coisas (IoT) e 5G também são recursos que transformam o Wi-Fi 6 em um complemento aprimorado para o desenvolvimento corporativo.
Isso significa que a disponibilidade de dispositivos compatíveis com essa tecnologia tende a se consolidar cada vez mais com a crescente demanda das empresas.
Segundo a Cisco, a estimativa é de que os pontos de acesso de Wi-Fi 6 alcançarão cerca de 11% em 2023.
Quais são os benefícios proporcionados pelo Wi-Fi 6?
Dentre os principais benefícios disponibilizados pela tecnologia, podemos enfatizar:
- Conexão de alta capacidade: em comparação às versões anteriores, o Wi-Fi 6 consegue proporcionar desempenho e eficiência superiores, mesmo em ambientes onde há um alto índice de usuários conectados simultaneamente, como em grandes corporações.
- Redução de custos: a implementação desta tecnologia já está ultrapassando o uso do 5G em diversos países. Uma das principais motivações para isso, diz respeito ao baixo custo e ampla disponibilidade de dispositivos compatíveis.
- Tecnologia mais aprimorada: para proporcionar desempenho superior e disponibilizar aplicativos avançados, de colaboração e IoT, por exemplo, o novo padrão de rede sem fio trabalha com tecnologias mais aprimoradas.
- Múltiplos dispositivos conectados simultaneamente: consegue manter múltiplos dispositivos conectados simultaneamente a um mesmo roteador, gerenciando adequadamente o número de acessos e tornando os processos mais eficientes para os ambientes corporativos.
- Rede sem fio com velocidade superior: a sexta geração de Wi-Fi oferece transferência de dados mais rápida, graças a uma codificação eficiente. O resultado disso está aliado a um maior índice de rendimento e performance!
Conclusão:
O Wi-Fi 6 foi criado com o intuito de agilizar os processos e suprir diversas das necessidades das corporações.
Consegue fornecer alta velocidade, otimizar processos, melhorar a eficácia e ainda assegurar que as atividades profissionais não sejam prejudicadas por interferências e lentidão, independentemente do número de usuários que estiverem conectados simultaneamente ao roteador.
Há diversas vantagens desta tecnologia que podem ser aproveitadas. Além disso, o Wi-Fi 6 tende a ser cada vez mais adotado pelas empresas que querem modernizar seus projetos e proporcionar conexão de qualidade aos seus colaboradores.
Inquestionavelmente, o índice de busca por essa rede de internet sem fio aumentará significativamente, acelerando a conectividade com redes da próxima geração.
Escreva seu comentário