BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Desafios enfrentados para viabilizar a IoT nos negócios

Para viabilizar a IoT nos negócios é preciso lidar com uma série de desafios. Veja quais são eles e entenda como as revendas de TI podem ajudar seus clientes nesse processo.   

À medida que o mercado amadurece, os dispositivos conectados se proliferam e a Transformação Digital acelera, a IoT (Internet das Coisas) se consolida no âmbito corporativo como uma tecnologia crítica para os negócios, capaz de aproveitar os dados coletados para gerar valor. 

Continue acompanhando esse conteúdo para entender: 

  • Os desafios na adoção da IoT   
  • Como as revendas podem ajudar a enfrentar esses desafios? 

Cresce cada vez mais o número de empresas enxergando na IoT a oportunidade de impulsionar inovações em seus negócios. Até 2025 o esperado é que existam mais de 27 bilhões de dispositivos IoT conectados em todo o mundo, segundo estudos da IoT Analytics 

Leia outros artigos sobre o assunto: 

Apesar dos benefícios oferecidos pela internet das coisas, as empresas também devem lidar com alguns desafios se quiserem viabilizar essa tecnologia em suas instituições. A seguir, descubra quais são as dificuldades e veja como as revendas podem auxiliar nesse processo. 

Os desafios na adoção da IoT  

Segundo a pesquisa IoT Signals da Microsoft, que contou com a participação de 3 mil profissionais da área, 90% dos entrevistados consideram a IoT uma tecnologia crítica para o sucesso de suas empresas. O estudo, porém, também identificou alguns dos principais desafios enfrentados:  

  • Falta de segurança: quase todas as empresas que adotam IoT (97%) têm preocupações relacionadas à segurança durante o processo de implementação da tecnologia, como garantir que a rede esteja protegida e manter a privacidade dos dados, por exemplo. 
  • Alto nível de complexidade: 38% dos participantes também citaram a complexidade e os desafios técnicos de usar a tecnologia como uma barreira para adotar a IoT nos negócios. 
  • Escassez de profissionais qualificados: a escassez de profissionais qualificados na TI vem refletindo no setor de IoT. No estudo, os participantes apontaram a falta de talentos e treinamentos como um problema para a adoção da IoT. 47% acreditam não haver profissionais qualificados disponíveis.  
  • Carência de recursos e/ou restrições de orçamento: a implementação da IoT nos negócios tende a ser cara, o que exige que as empresas tenham os recursos e o orçamento adequados para garantir sua adoção. 30% dos projetos falham na fase de prova de conceito justamente pela falta desses dois quesitos.  

Além desses, existem vários outros desafios que podem surgir. Felizmente, as empresas podem contar com a ajuda das revendas de TI para simplificar o processo de implementação da IoT.  

Quero experimentar

Como as revendas podem ajudar a enfrentar esses desafios? 

Para garantir que os clientes tenham sucesso na adoção da IoT, as revendas podem ser úteis: 

  • Ajudando no desenvolvimento de estratégias baseadas nos objetivos das empresas; 
  • Preparando seus clientes para a inovação; 
  • Ofertando soluções apropriadas e personalizáveis que consigam acelerar os negócios; 
  • Potencializando o monitoramento de ativos e a proteção dos dados; 
  • Fornecendo insights e recursos que possam ser aproveitados na viabilização da IoT. 

Como você pôde notar, a IoT é uma tecnologia que está transformando o mercado e impulsionando a inovação. Embora sejam muitos os benefícios oferecidos por ela, sua adoção acompanha diversos desafios que devem ser enfrentados.  

Lidar com a segurança, a falta de profissionais, o nível de complexidade exigido e as demais dificuldades sem um parceiro responsável, no entanto, tende a ser uma situação ainda mais desafiadora para as empresas que desejam modernizar seus negócios.  

Felizmente, as revendas de TI assumem o papel de auxiliar seus clientes rumo a uma implementação de sucesso, oferecendo soluções, time especializado e recursos necessários para simplificar a adoção da IoT 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

4 oportunidades de Internet Das Coisas em 2024

Para se manter competitiva no mercado, sua revenda deve manter o catálogo de soluções de IoT atualizado em 2024. Acompanhe o cenário e veja quais oportunidades podem ser aproveitadas. 

Como garantir a segurança da Internet das Coisas? Confira 5 considerações!

Para que os clientes de sua revenda de TI possam aproveitar todo o potencial dessa tecnologia sem se tornar alvo de cibercriminosos, é necessário seguir algumas medidas de proteção de dados. 

Como os dispositivos IoT funcionam e quais podem ser aproveitados pelas empresas?

Os dispositivos IoT estão revolucionando os negócios!Entenda como eles funcionam e quais podem ser aproveitados pelas empresas.