BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Realidade aumentada e metaverso: qual a relação entre eles?

Embora sejam tecnologias diferentes, a Realidade Aumentada e o Metaverso podem trabalhar em conjunto para promover experiências mais imersivas aos usuários.  

No ano passado, Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome do Facebook para “Meta”, ressaltando que o Metaverso, tecnologia aprimorada que surgiu com a premissa de promover ambientes virtuais mais imersivos que podem ser acessados por meio de equipamentos de Realidade Virtual (RV), é o “futuro da internet”.  

Acompanhando a leitura, você lerá os seguintes tópicos: 

  • O que é metaverso?  
  • O que é Realidade Aumentada?  
  • Qual a relação entre realidade aumentada e metaverso?   
  • Como a realidade aumentada pode ajudar o metaverso? 

Saiba mais. 

Desde que o termo se popularizou, não se fala mais de outra coisa. Empresas e usuários estão pesquisando cada vez mais sobre a tecnologia, tentando compreender como ela funciona, como pode ser útil e quais são as melhores estratégias para aproveitá-la adequadamente.  

Entretanto, com o metaverso, outras tecnologias também ganharam destaque, uma vez que ele une várias delas para promover estes espaços virtuais, como a Realidade Aumentada (RA). 

Embora sejam conceitos completamente diferentes, há algo em comum entre eles: carregam o propósito de oferecer experiências mais interativas, usando elementos virtuais e mais realísticos. 

Leia outros conteúdos relacionados ao assunto: 

Vamos entender mais sobre essas duas tecnologias? Continue acompanhando o conteúdo abaixo:  

O que é metaverso? 

Embora o termo "metaverso" tenha sido inventado em 1922, na obra literária "Snow Crash" de Neal Stephenson, foi apenas em 2021 que o conceito ganhou os holofotes de todo o mundo, transformando-se em uma tendência para os próximos anos.  

A tecnologia consiste em proporcionar ambientes virtuais cada vez mais imersivos, permitindo que os usuários interajam entre si por meio de avatares personalizados.  

Marcas como Nike, Ralph Lauren, Itaú, Fortnite, Vans, Nvidia, Microsoft e tantas outras, já estão investindo neste conceito, trabalhando em estratégias consistentes para imergirem nos ambientes digitais. 

O estudo "Metaverse And Money" da Citi GPS acredita que o metaverso possa representar um potencial de receita entre US$ 8 trilhões e US$ 13 trilhões até 2030.  

Para conseguir promover estes ambientes virtuais e imersivos, o metaverso combina uma série de recursos e tecnologias, como Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (RA), Realidade Virtual (RV), blockchain, NFT (Non-Fungible Token) e outras mais. 

O que é Realidade Aumentada? 

Já a realidade aumentada é a tecnologia que possibilita integrar o mundo virtual e o físico.  

Ela utiliza uma série de elementos virtuais, câmeras, sensores de movimento e outros recursos aprimorados para promover experiências mais interativas e bem-sucedidas, em que os usuários interagem constantemente com os objetos virtuais.  

A RA está em praticamente todos os lugares: no e-commerce, no entretenimento, nos processos corporativos, nas indústrias e em muitos outros espaços. Seu uso tem se tornado cada vez mais popular e a tendência é de que esta prática cresça sempre mais. 

Podemos ver um exemplo claro de realidade aumentada no jogo interativo “Pokémon GO”.  

A interface combina geolocalização com a tecnologia, permitindo que os jogadores usem a câmera do celular para visualizarem personagens virtuais nos ambientes que frequentam no dia a dia.  

Acesse nosso treinamento

Após entender mais detalhes sobre as tecnologias, acompanhe a leitura e descubra qual é a relação entre elas: 

Qual a relação entre realidade aumentada e metaverso?  

O metaverso representa um universo de possibilidades. A tecnologia promove exclusividade e interatividade, garantindo que os usuários explorem ambientes e se comuniquem entre si usando avatares customizados.  

No entanto, para proporcionar essas experiências imersivas e realistas, o metaverso precisa contar com diversas tecnologias, dentre elas, a RA.  

A tendência tecnológica que promete transformar o modo como interagimos com o mundo virtual, utilizará a realidade aumentada como um de seus pilares. Descubra por qual razão: 

Como a realidade aumentada pode ajudar o metaverso? 

O metaverso carrega o propósito de aproximar os usuários da tecnologia, proporcionando ambientes mais realistas e imersivos. É justamente neste aspecto que a RA auxilia.  

A realidade aumentada garante que as pessoas experimentem o mundo real em uma versão mais aprimorada, encontrando diversos elementos digitais que otimizam os acessos.  

Em outras palavras, a RA ajuda a aproximar o metaverso da realidade, melhorando a experiência digital, estabelecendo um equilíbrio entre os componentes reais e virtuais, abrindo novas oportunidades para que as navegações imersivas aconteçam. 

Conclusão: 

Estas duas tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço. Nos últimos meses, muitos usuários passaram a pesquisar mais sobre ambas. O investimento também está crescendo continuamente.  

Embora a RA não precise do metaverso para existir e ser bem aproveitada, sem ela, o metaverso não conseguirá trabalhar com a sua principal proposta: criar ambientes virtuais mais realistas, trazendo a sensação de que os usuários estão “dentro” deles.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Drex: tudo sobre a moeda digital brasileira

Entenda o que é o Drex, a moeda digital criada pelo Banco Central do Brasil 

5G: vantagens e oportunidades para os negócios

Os clientes da sua revenda precisam compreender as oportunidades que podem surgir com o uso do 5G! 

O que são gêmeos digitais? Conheça essa tendência

Os gêmeos digitais podem transformar qualquer negócio. Descubra como isso é possível!