BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Web3 e o que esperar para o futuro?

Entendendo o conceito por trás da Web3, inovação que vem chamando a atenção do mercado.  

Descentralização, virtualização e privacidade são os principais pilares da Web3, novidade que vem atraindo a atenção de especialistas e entusiastas de tecnologia.  

Acompanhe o artigo para ler os seguintes tópicos: 

  • O que é Web3?  
  • O que esperar para o futuro? 

Embora seja um conceito relativamente novo e que ainda esteja engatinhando, o Gartner já o aponta como o representante do maior ecossistema de inovações sustentado por blockchain. 

Tecnologias como tokens, criptomoedas, metaverso, 5G e tantas outras estão alimentando os modelos de negócios e a economia da web3, que tende a oferecer suporte a novas oportunidades que podem ser aproveitadas. 

Leia também: 

Para entender melhor sobre complexo termo que vem sendo apontado como uma das principais tendências para o futuro, continue acompanhando as informações abaixo.  

O que é Web3? 

Idealizada por Gavin Wood, um dos cofundadores da criptomoeda Ethereum, a web3 é um conjunto de evoluções tecnológicas baseadas em blockchain, que possibilitam novos modelos sociais e de negócios, transformando a web em um ambiente digital descentralizado, em que os usuários têm controle de suas atividades, de seus dados e de algoritmos, já que as informações não ficam todas armazenadas em um único servidor.  

O Gartner define esse conceito, como “uma nova pilha de tecnologias para o desenvolvimento de aplicações descentralizadas que permitem aos usuários controlar sua própria identidade e dados. Essas tecnologias incluem blockchain como um mecanismo de verificação de confiança, protocolos de preservação de privacidade e interoperabilidade, infraestrutura descentralizada e plataformas de aplicativos, identidade e suporte para aplicativos como finanças descentralizadas, que oferecem a visão de uma web descentralizada.” 

Entendendo o significado desse termo, chegamos aos seguintes questionamentos: o que esperar dessa inovação? Como ela pode impactar o futuro e os negócios? Veja a seguir:  

Quero me preparar

Web3: o que esperar para o futuro? 

À medida que a Transformação Digital avança, a web3 fica mais perto de se tornar uma realidade que se consolidará rapidamente, transformando a maneira como os usuários navegam na internet e dando origem a aplicativos que não eram possíveis antes.  

Para o Gartner, inicialmente, essa evolução favorecerá grandes empresas por meio de aplicativos que se beneficiam de novos modelos de negócios habilitados para blockchain, além de redes sociais e de jogos.  

No entanto, para que ela realmente possa ser aproveitada, o primeiro passo é entender as principais diferenças entre web3 e web 2.0 e as tecnologias que estão relacionadas. 

Embora a expectativa seja que grandes empresas migrem lentamente para a web3, grande parte das organizações desejarão implementar aplicativos e processos que somente essa inovação promete possibilitar. 

Como você pôde perceber, a web3 é um conceito tecnológico que se manterá nos holofotes durante alguns anos. Ela promete descentralizar a rede usando infraestrutura de blockchain para promover mais autonomia, segurança e transparência para que os usuários possam controlar seus dados, acessos e demais informações, sem precisar confiar em uma instituição. As empresas que quiserem se manter mais competitivas no mercado deverão compreender e estudar afundo a evolução da web3 para adequar os seus negócios a essa nova remodelagem da internet. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!