Entendendo o conceito por trás da Web3, inovação que vem chamando a atenção do mercado.
Descentralização, virtualização e privacidade são os principais pilares da Web3, novidade que vem atraindo a atenção de especialistas e entusiastas de tecnologia.
Acompanhe o artigo para ler os seguintes tópicos:
- O que é Web3?
- O que esperar para o futuro?
Embora seja um conceito relativamente novo e que ainda esteja engatinhando, o Gartner já o aponta como o representante do maior ecossistema de inovações sustentado por blockchain.
Tecnologias como tokens, criptomoedas, metaverso, 5G e tantas outras estão alimentando os modelos de negócios e a economia da web3, que tende a oferecer suporte a novas oportunidades que podem ser aproveitadas.
Leia também:
- Tecnologia e Transformação Digital: o que esperar para a TI até 2025?
- Quatro desafios do mercado de trabalho de TI para 2023
Para entender melhor sobre complexo termo que vem sendo apontado como uma das principais tendências para o futuro, continue acompanhando as informações abaixo.
O que é Web3?
Idealizada por Gavin Wood, um dos cofundadores da criptomoeda Ethereum, a web3 é um conjunto de evoluções tecnológicas baseadas em blockchain, que possibilitam novos modelos sociais e de negócios, transformando a web em um ambiente digital descentralizado, em que os usuários têm controle de suas atividades, de seus dados e de algoritmos, já que as informações não ficam todas armazenadas em um único servidor.
O Gartner define esse conceito, como “uma nova pilha de tecnologias para o desenvolvimento de aplicações descentralizadas que permitem aos usuários controlar sua própria identidade e dados. Essas tecnologias incluem blockchain como um mecanismo de verificação de confiança, protocolos de preservação de privacidade e interoperabilidade, infraestrutura descentralizada e plataformas de aplicativos, identidade e suporte para aplicativos como finanças descentralizadas, que oferecem a visão de uma web descentralizada.”
Entendendo o significado desse termo, chegamos aos seguintes questionamentos: o que esperar dessa inovação? Como ela pode impactar o futuro e os negócios? Veja a seguir:
Web3: o que esperar para o futuro?
À medida que a Transformação Digital avança, a web3 fica mais perto de se tornar uma realidade que se consolidará rapidamente, transformando a maneira como os usuários navegam na internet e dando origem a aplicativos que não eram possíveis antes.
Para o Gartner, inicialmente, essa evolução favorecerá grandes empresas por meio de aplicativos que se beneficiam de novos modelos de negócios habilitados para blockchain, além de redes sociais e de jogos.
No entanto, para que ela realmente possa ser aproveitada, o primeiro passo é entender as principais diferenças entre web3 e web 2.0 e as tecnologias que estão relacionadas.
Embora a expectativa seja que grandes empresas migrem lentamente para a web3, grande parte das organizações desejarão implementar aplicativos e processos que somente essa inovação promete possibilitar.
Como você pôde perceber, a web3 é um conceito tecnológico que se manterá nos holofotes durante alguns anos. Ela promete descentralizar a rede usando infraestrutura de blockchain para promover mais autonomia, segurança e transparência para que os usuários possam controlar seus dados, acessos e demais informações, sem precisar confiar em uma instituição. As empresas que quiserem se manter mais competitivas no mercado deverão compreender e estudar afundo a evolução da web3 para adequar os seus negócios a essa nova remodelagem da internet.
Escreva seu comentário