BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é GPT-4? Saiba tudo sobre essa AI generativa

Entenda mais detalhes sobre a tecnologia do momento: o GPT-4. 

lançamento do ChatGPT em dezembro do ano passado movimentou o mercado trazendo uma interface de AI generativa para interagir com usuários, responder perguntas e criar textos, códigos e outros materiais a partir da instrução de um prompt, ou seja, de palavras e frases digitadas no chatbot. 

Pouco tempo depois, em março deste ano, a OpenAI, criadora desse software de AI, lançou o GPT-4, uma versão mais criativa e avançada para integrar o chatGPT, oferecendo respostas mais seguras e úteis.  

Neste artigo você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • GPT-4: o que é?  
  • Quais diferenciais o GPT-4 oferece?  
  • Quais são as limitações do GPT-4?  
  • Empresas que estão investindo nessa tecnologia 

A seguir, veja o que é GPT-4, o que significa GPT e por que essa tecnologia se tornou uma tendência a ser aproveitada agora e nos próximos anos. Acompanhe o conteúdo e saiba todos os detalhes:  

GPT-4: o que é? 

De acordo com a definição da OpenAI, o GPT-4 é "um grande modelo multimodal que, embora seja menos capaz que os humanos em muitos cenários do mundo real, exibe desempenho de nível humano em vários benchmarks profissionais e acadêmicos".  

Logo, o GPT-4 (Transformador Generativo Pré-treinado em português) é considerado um software treinado por AI que aprende padrões por meio da interação com os usuários para, desse modo, criar modelos de linguagem mais sofisticados e expandir o aprendizado profundo.  

A OpenAI foca no dimensionamento confiável e no aprimoramento dessa tecnologia para que ela ajude a prever recursos futuros com mais antecedência, algo que consideram crítico para a segurança.   

Essa tecnologia está disponível para uso via ChatGPT e API GPT-4 (mediante lista de espera) para desenvolvedores criarem aplicativos e serviços.

Quais diferenciais o GPT-4 oferece? 

O GPT-4 tem capacidade para: 

  • Ser mais confiável, colaborativo e criativo; 
  • Ser capaz de lidar com instruções muito mais sutis; 
  • Conseguir gerar e editar com os usuários em tarefas de redação; 
  • Compor músicas, escrever roteiros e aprender o estilo de escrita de um usuário; 
  • Ser mais seguro e alinhado. 

Além dessas características, segundo a OpenAI, essa ferramenta de AI conversacional:

“tem 82% menos probabilidade de responder a solicitações de conteúdo proibido e 40% mais chances de produzir respostas factuais.” 

Embora ofereça funcionalidades que podem ser úteis no dia a dia, o GPT-4, assim como qualquer outra tecnologia em constante aprimoramento, também carrega suas limitações.  

Quais são as limitações do GPT-4? 

Esse software de AI acompanha fatores que devem ser observados, como:  

  • Capacidade de propagar preconceitos sociais e desinformação; 
  • Não ser capaz de reconhecer informações falsas e fontes não confiáveis; 
  • Poder de facilitar a criação e aperfeiçoamento de códigos maliciosos. 

Para muitos cientistas, especialistas e entusiastas da área, o GPT-4 representa muitos riscos à medida que avança e passa por aprimoramentos. Em recente carta publicada no Future of Life Institute, por exemplo, profissionais solicitam que todos os laboratórios de AI pausem o treinamento de sistemas de AI mais poderosos que o GPT-4 por pelo menos 6 meses.  

Eles alegam que “a AI avançada pode representar uma mudança profunda na história da vida na Terra e deve ser planejada e gerenciada com cuidados e recursos proporcionais”. 

Leia também: 

Certifique-se!

Empresas que estão investindo nessa tecnologia 

Independentemente de seus riscos e limitações, muitas empresas e instituições já estão investindo fortemente nessa tecnologia para solucionar problemas e otimizar processos. Veja dois exemplos: 

Duolingo  

O Duolingo é um aplicativo voltado para quem deseja estudar novos idiomas. Disponível na versão gratuita e paga, ele oferece suporte para 40 idiomas em mais de 100 cursos variados. Cerca de 50 milhões de alunos acessam a plataforma todos os meses para estudos.  

Diferentemente das outras interfaces, ela funciona como uma espécie de game, permitindo que o usuário avance a cada etapa, ganhe recompensas e enfrente desafios para passar para a próxima fase.  

A marca, que já usava a AI como parte de sua estratégia para personalizar as aulas e executar testes, enxergou potencial no GPT-4 para aprofundar a conversa no aplicativo, ou seja, para fornecer uma experiência de aprendizado mais eficaz e cativante, melhorando os resultados.  

Para suprir essa necessidade, o Duolingo usou o GPT-4 para implementar dois novos recursos: “Bate-Papo” para praticar conversação com os personagens e “Explique Minha Resposta”, uma função que quebra as regras quando o usuário comete um erro no Duolingo Max, um novo nível de assinatura.  

O software de AI aprendeu com dados públicos o necessário para criar um intercâmbio flexível para os alunos da plataforma de idiomas.  

Be My Eyes  

Outra empresa que incluiu o GPT-4 em sua estratégia para avançar os negócios é a startup dinamarquesa Be My Eyes. A instituição que investe em tecnologia para conectar pessoas cegas ou com baixa visão a voluntários que possam ajudá-las a realizar tarefas do dia a dia, está contando com o GPT-4 para transformar a acessibilidade visual. 

A solução encontrada pela organização foi desenvolver a função "Virtual Volunteer™" alimentada por GPT-4 no aplicativo Be My Eyes com o intuito de gerar o mesmo nível de contexto e compreensão de um voluntário humano. A diferença desse recurso para outros modelos de linguagem é a capacidade de conversar e o maior grau de capacidade analítica que oferece.  

Como você pôde notar, o GPT-4 é uma tecnologia que vem avançando e se expandindo no mercado. Enquanto muitas empresas e usuários estão resistindo para não a utilizar, outras estão investindo cada vez mais para modernizar seus negócios e encontrar soluções ágeis para os seus problemas.  

Assim como o chatGPT, a expectativa é que o GPT-4 seja uma tendência a ser estudada nos próximos anos. As empresas agora precisam avaliar suas funcionalidades e limitações para identificar se a ferramenta vale a pena e pode agregar valor aos seus negócios. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são aplicativos inteligentes alimentados por AI?

Seus clientes estão investindo na criação de aplicativos inteligentes alimentados por AI. Sua revenda está preparada para lidar com essa demanda? 

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui!