BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é ChatGPT e quais são os perigos dessa tecnologia?

O ChatGPT dominou a internet nos últimos meses. Entenda tudo sobre essa inovação.  

Nos últimos meses, o ChatGPT se tornou um dos assuntos com maior notoriedade na internet. A ferramenta, que já estava em desenvolvimento há alguns anos, foi disponibilizada oficialmente em novembro de 2022 e vem colecionando números impressionantes de visitas. Em apenas um mês, mais de 57 milhões de usuários acessaram a plataforma.   

Em janeiro deste ano, segundo relatórios do banco suíço UBS, o ChatbotGPT ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários ativos em um único mês. Por dia, ele recebia cerca de 13 milhões de acessos nesse período.  

Graças a esses números, agora o ChatGPT é considerado o aplicativo com o crescimento mais rápido da história, superando grandes redes como TikTok, Instagram e Facebook.  

Quer entender mais sobre essa inovação? Continue acompanhando o conteúdo. 

O que é ChatGPT? 

ChatGPT é uma ferramenta que interage de forma conversacional com usuários, conseguindo responder a uma série de questões por meio do processamento de dados disponíveis na internet. Ou seja, se trata de uma IA conversacional capaz de fornecer respostas e conversas usando uma linguagem mais "humana e natural".  

Para a OpenAI, empresa desenvolvedora dessa tecnologia, “treinamos um modelo chamado ChatGPT que interage de forma conversacional. O formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas de acompanhamento, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas." 

Isso significa que esse modelo de chatbot foi treinado para aprender padrões linguísticos e contextos baseando-se no banco de informações disponíveis na internet.  

Sua missão é estabelecer diálogos mais humanizados com as pessoas, e não robotizados, como muitos chatbots utilizados na web ainda apresentam.   

Entenda como acessar o ChatGPT: 

ChatGPT: como usar? 

O ChatGPT está disponível gratuitamente — sua versão paga agora está disponível no Brasil, mas é possível utilizá-la à vontade no modo gratuito — e funciona como qualquer outro chatbot, bastando iniciar um diálogo ou questionamento, utilizando um smartphone, tablet ou computador. 

Não é necessário efetuar nenhum tipo de download de arquivo ou aplicativo para acessá-lo. 

O usuário que quiser acessar o ChatGPT deve: 

  • Acessar o link — https://chat.openai.com/chat  
  • Clicar no botão de “Sign Up” e criar uma conta na plataforma; 
  • Iniciar uma conversa após a confirmação do cadastro. 

Assim que a conta for criada, a página do chat disponibilizará um campo em branco para digitar as questões que quiser. Para enviá-las, basta usar o botão de “enter” ou clicar no ícone de envio localizado no canto direito.  

As respostas demoram alguns segundos para aparecer na tela e caso o sistema esteja escrevendo mais do que o desejado, o botão de “Stop Generating” fica ativo para parar a digitação.   

Embora seja prático, rápido e de fácil acesso, o ChatbotGPT ainda acompanha algumas limitações e perigos que podem ser preocupantes. Saiba mais sobre eles no próximo tópico. 

Quero conhecer

Quais são os perigos do ChatGPT? 

Acompanhe três perigos de usar essa plataforma: 

Fornece informações falsas e desinformação 

A OpenAI afirma que o ChatGPT escreve respostas que “parecem plausíveis, porém incorretas ou sem sentido”. Sendo assim, o risco de fornecer informações falsas e promover a desinformação é muito alto. 

Essas falhas acontecem porque as respostas são baseadas em informações que o modelo aprendeu, tendo conhecimento limitado do mundo e de eventos publicados até setembro de 2021. 

Ao questionar, por exemplo, quais são as principais tendências tecnológicas para 2023, a ferramenta responde que, como uma AI de linguagem, não tem capacidade de prever o futuro com precisão. 

Segundo a empresa, solucionar esse problema vem sendo uma tarefa desafiadora, pois há muita desinformação na internet e treinar o modelo para que ele seja mais cauteloso, faria com que ele recusasse perguntas que poderia responder corretamente. 

Auxilia no aprimoramento de ciberataques 

O ChatbotGPT é uma plataforma que está disponível gratuitamente para todos os usuários ativos na internet, inclusive para aqueles que desejam utilizá-lo para fins maliciosos, como os hackers. 

Recebendo comandos simples, a plataforma pode ajudar na criação de códigos maliciosos e no desenvolvimento de malwares variados, permitindo que os cibercriminosos criem e aprimorem ameaças virtuais. 

Não é somente para a criação de malwares que o ChatGPT pode ser utilizado. A ferramenta também pode ser útil para a elaboração de mensagens de e-mail phishing sem erros de digitação, com características mais atrativas para fisgar o usuário, dificultando a identificação desses cibertaques.   

Essa inovação pode alterar o cenário de ameaças cibernéticas e desencadear ainda mais ameaças contra empresas e usuários no geral.  

Não está livre de preconceitos e discursos de ódio 

Na internet existem discursos de ódio que fazem parte do banco de informações analisados pelo chatbot. Por essa razão, pode ser que, às vezes, a plataforma responda alguma questão de maneira ofensiva.  

A OpenAI afirma que embora tenha se esforçado para fazer com que o modelo recuse solicitações inapropriadas, ele ainda "responde instruções prejudiciais ou exibe um comportamento tendencioso" em alguns diálogos.  

Para evitar que situações como essa aconteçam, a empresa conta que estão usando a API de moderação para avisar ou bloquear certos conteúdos considerados "não seguros". O feedback dos usuários que estão utilizando o aplicativo também é crucial para que possam melhorar o sistema. 

Como você pôde acompanhar, o ChatGPT é uma inovação que está ganhando cada vez mais visibilidade na internet. Entusiastas da IA e curiosos estão testando as funcionalidades dessa plataforma, sem se atentarem aos riscos que podem ser expostos, como informações falsas e discursos ofensivos, por exemplo. Embora seja uma tecnologia prática e rápida que visa promover diálogos mais humanizados, ela ainda precisa passar por muitos aprimoramentos.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são aplicativos inteligentes alimentados por AI?

Seus clientes estão investindo na criação de aplicativos inteligentes alimentados por AI. Sua revenda está preparada para lidar com essa demanda? 

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui!