O ChatGPT dominou a internet nos últimos meses. Entenda tudo sobre essa inovação.
Nos últimos meses, o ChatGPT se tornou um dos assuntos com maior notoriedade na internet. A ferramenta, que já estava em desenvolvimento há alguns anos, foi disponibilizada oficialmente em novembro de 2022 e vem colecionando números impressionantes de visitas. Em apenas um mês, mais de 57 milhões de usuários acessaram a plataforma.
Em janeiro deste ano, segundo relatórios do banco suíço UBS, o ChatbotGPT ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários ativos em um único mês. Por dia, ele recebia cerca de 13 milhões de acessos nesse período.
Graças a esses números, agora o ChatGPT é considerado o aplicativo com o crescimento mais rápido da história, superando grandes redes como TikTok, Instagram e Facebook.
Quer entender mais sobre essa inovação? Continue acompanhando o conteúdo.
O que é ChatGPT?
ChatGPT é uma ferramenta que interage de forma conversacional com usuários, conseguindo responder a uma série de questões por meio do processamento de dados disponíveis na internet. Ou seja, se trata de uma IA conversacional capaz de fornecer respostas e conversas usando uma linguagem mais "humana e natural".
Para a OpenAI, empresa desenvolvedora dessa tecnologia, “treinamos um modelo chamado ChatGPT que interage de forma conversacional. O formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas de acompanhamento, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas."
Isso significa que esse modelo de chatbot foi treinado para aprender padrões linguísticos e contextos baseando-se no banco de informações disponíveis na internet.
Sua missão é estabelecer diálogos mais humanizados com as pessoas, e não robotizados, como muitos chatbots utilizados na web ainda apresentam.
Entenda como acessar o ChatGPT:
ChatGPT: como usar?
O ChatGPT está disponível gratuitamente — sua versão paga agora está disponível no Brasil, mas é possível utilizá-la à vontade no modo gratuito — e funciona como qualquer outro chatbot, bastando iniciar um diálogo ou questionamento, utilizando um smartphone, tablet ou computador.
Não é necessário efetuar nenhum tipo de download de arquivo ou aplicativo para acessá-lo.
O usuário que quiser acessar o ChatGPT deve:
- Acessar o link — https://chat.openai.com/chat
- Clicar no botão de “Sign Up” e criar uma conta na plataforma;
- Iniciar uma conversa após a confirmação do cadastro.
Assim que a conta for criada, a página do chat disponibilizará um campo em branco para digitar as questões que quiser. Para enviá-las, basta usar o botão de “enter” ou clicar no ícone de envio localizado no canto direito.
As respostas demoram alguns segundos para aparecer na tela e caso o sistema esteja escrevendo mais do que o desejado, o botão de “Stop Generating” fica ativo para parar a digitação.
Embora seja prático, rápido e de fácil acesso, o ChatbotGPT ainda acompanha algumas limitações e perigos que podem ser preocupantes. Saiba mais sobre eles no próximo tópico.
Quais são os perigos do ChatGPT?
Acompanhe três perigos de usar essa plataforma:
Fornece informações falsas e desinformação
A OpenAI afirma que o ChatGPT escreve respostas que “parecem plausíveis, porém incorretas ou sem sentido”. Sendo assim, o risco de fornecer informações falsas e promover a desinformação é muito alto.
Essas falhas acontecem porque as respostas são baseadas em informações que o modelo aprendeu, tendo conhecimento limitado do mundo e de eventos publicados até setembro de 2021.
Ao questionar, por exemplo, quais são as principais tendências tecnológicas para 2023, a ferramenta responde que, como uma AI de linguagem, não tem capacidade de prever o futuro com precisão.
Segundo a empresa, solucionar esse problema vem sendo uma tarefa desafiadora, pois há muita desinformação na internet e treinar o modelo para que ele seja mais cauteloso, faria com que ele recusasse perguntas que poderia responder corretamente.
Auxilia no aprimoramento de ciberataques
O ChatbotGPT é uma plataforma que está disponível gratuitamente para todos os usuários ativos na internet, inclusive para aqueles que desejam utilizá-lo para fins maliciosos, como os hackers.
Recebendo comandos simples, a plataforma pode ajudar na criação de códigos maliciosos e no desenvolvimento de malwares variados, permitindo que os cibercriminosos criem e aprimorem ameaças virtuais.
Não é somente para a criação de malwares que o ChatGPT pode ser utilizado. A ferramenta também pode ser útil para a elaboração de mensagens de e-mail phishing sem erros de digitação, com características mais atrativas para fisgar o usuário, dificultando a identificação desses cibertaques.
Essa inovação pode alterar o cenário de ameaças cibernéticas e desencadear ainda mais ameaças contra empresas e usuários no geral.
Não está livre de preconceitos e discursos de ódio
Na internet existem discursos de ódio que fazem parte do banco de informações analisados pelo chatbot. Por essa razão, pode ser que, às vezes, a plataforma responda alguma questão de maneira ofensiva.
A OpenAI afirma que embora tenha se esforçado para fazer com que o modelo recuse solicitações inapropriadas, ele ainda "responde instruções prejudiciais ou exibe um comportamento tendencioso" em alguns diálogos.
Para evitar que situações como essa aconteçam, a empresa conta que estão usando a API de moderação para avisar ou bloquear certos conteúdos considerados "não seguros". O feedback dos usuários que estão utilizando o aplicativo também é crucial para que possam melhorar o sistema.
Como você pôde acompanhar, o ChatGPT é uma inovação que está ganhando cada vez mais visibilidade na internet. Entusiastas da IA e curiosos estão testando as funcionalidades dessa plataforma, sem se atentarem aos riscos que podem ser expostos, como informações falsas e discursos ofensivos, por exemplo. Embora seja uma tecnologia prática e rápida que visa promover diálogos mais humanizados, ela ainda precisa passar por muitos aprimoramentos.
Escreva seu comentário