BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é AI generativa e o que a tecnologia representa para os negócios?

A AI generativa é uma tecnologia que está transformando os negócios. Saiba mais sobre ela. 

O fim de 2022 foi marcado pelo lançamento do ChatGPT, uma interface que interage de forma conversacional com usuários e fornece respostas mais detalhadas usando a tecnologia de Machine Learning 

Seu surgimento despertou o interesse não somente das empresas como também de pessoas curiosas para entender como a Inteligência Artificial poderia ser útil no dia a dia. Devido a isso, somente em janeiro de 2023, a ferramenta ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários ativos. 

A movimentação que o chatbotGPT e outras ferramentas de AI vem provocando no mercado, trouxe uma nova perspectiva para os negócios: a adoção da AI generativa, tecnologia que consegue usar a criatividade como aliada para a criação de textos, imagens, códigos, layouts e outros materiais. 

Neste conteúdo você entenderá: 

  • O que é Inteligência Artificial Generativa?  
  • Como as empresas estão usando a AI generativa a seu favor?  
  • A AI generativa e o futuro: o que esperar? 

Embora não seja um conceito relativamente novo, tudo indica que a AI generativa ganhará cada vez mais força nos próximos anos e, por essa razão, deve ser estudada e aproveitada pelas instituições. 

Entenda mais detalhes sobre essa tecnologia, a seguir.  

O que é Inteligência Artificial Generativa? 

A AI generativa (Generative Artificial Intelligence, em inglês) pode ser definida como uma tecnologia mais criativa para a criação de textos, imagens, vídeos, códigos, músicas e outros conteúdos. 

Diferentemente da AI convencional, ela não analisa ou modifica dados existentes. Na verdade, a AI generativa aprende padrões e prevê combinações de palavras por meio de Machine Learning. 

Isso significa que essa tecnologia consegue ser treinada por uma grande quantidade de dados para que, a partir desse aprendizado, consiga gerar novas respostas cada vez mais coerentes e relevantes para as perguntas e declarações que recebe de usuários.  

Para solicitar a criação de uma imagem, por exemplo, os usuários devem inserir descrições curtas de texto (também chamadas de prompts), descrevendo quais características devem estar presentes nela. Com base nessas informações, a AI generativa desenvolve aquilo que foi solicitado, podendo criar, até mesmo, o rosto de uma pessoa.  

Leia mais sobre AI: 

Certifique-se!

Como as empresas estão usando a AI generativa ao seu favor? 

Veja como algumas empresas e marcas estão adotando a AI generativa em seus negócios: 

Salesforce 

Enxergando potencial nessa tendência, em março de 2023, a Salesforce anunciou a sua própria interface voltada a essa categoria: Einstein GPT, a primeira tecnologia geradora de CRM de AI do mundo.  

Para transformar a experiência dos clientes com a AI generativa, a plataforma fornece conteúdo criado por AI para diferentes áreas do mercado, como para vendas e marketing, por exemplo.  

Usando o Einstein GPT os clientes conectam dados aos modelos avançados de AI e usam prompts para criação de conteúdo baseado em suas demandas e necessidades.  

É possível gerar e-mails personalizados, códigos para desenvolvedores, assim como criar respostas para que os profissionais de atendimento consigam responder mais rapidamente os consumidores. 

Roblox 

A plataforma de jogos Roblox também está investindo em AI generativa com o intuito de otimizar a experiência dos jogadores durante as partidas nos ambientes virtuais.  

Embora ainda esteja em fase de teste, no Roblox, a AI generativa servirá para acelerar a construção e alteração de objetos nos jogos, escrevendo códigos de criação por meio de um processo bem parecido com o do chatGPT — treinando a AI a partir de banco de dados da internet. 

Adobe 

Para aproveitar esse tipo de inteligência artificial, a Adobe criou o Project Firefly, uma plataforma que integra recursos de AI aos seus softwares.  

A missão da marca é oferecer uma ferramenta criativa e prática para aumentar a produtividade dos profissionais e permitir que eles explorem as possibilidades geradas pela AI generativa, expandindo a criatividade.  

Usando a abordagem de "AI generativa feita para criadores", o gerador de arte AI garante que os usuários usem a linguagem cotidiana para gerar novos conteúdos como: banners, vetores, pincéis e texturas personalizadas.  

Também é possível realizar a edição de vídeos com base em prompts de textos que descrevem a aparência, as cores e os objetos desejados no filme.  

Segundo a Adobe, à medida que o Firefly evolui, a marca continuará trabalhando para criar uma tecnologia que apoie e melhore o processo criativo de seus usuários. Para o futuro, o esperado é que essa plataforma consiga gerar trabalhos em 3D. 

Falando de futuro, como a AI generativa será vista nos próximos anos? Descubra a seguir: 

A AI generativa e o futuro: o que esperar? 

Inicialmente, essa tecnologia vem sendo apontada como uma estratégia para aumentar o trabalho criativo. No entanto, a expectativa é que o seu uso se expanda cada vez mais. 

Até 2025, Brian Burke, vice-presidente de pesquisa para inovação tecnológica do Gartner, estima que mais de 30% dos novos medicamentos e materiais sejam sistematicamente descobertos usando técnicas de AI generativa. 

Ainda segundo o Gartner, até esse mesmo período, 30% das mensagens de marketing de saída de grandes organizações serão geradas sinteticamente, em comparação aos 2% que foram gerados em 2022. Enquanto isso, até 2030, um grande sucesso de bilheteria será lançado tendo 90% do filme gerado por AI. 

A AI generativa, portanto, vem sendo reconhecida como um tipo de inteligência artificial com forte potencial para investimento. Sua expansão deve acontecer com rapidez, chegando a corporações de diferentes áreas.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são aplicativos inteligentes alimentados por AI?

Seus clientes estão investindo na criação de aplicativos inteligentes alimentados por AI. Sua revenda está preparada para lidar com essa demanda? 

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui!