BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Estamos vivenciando um momento em que os mundos digitais e físicos têm se tornado um só, a fim de proporcionar uma experiência unificada que transcende as barreiras tradicionais. A ascensão da Realidade Estendida ou Extended Reality (XR) é a prova de que essa conexão está acontecendo. 

Neste artigo, você lerá: 

  • O que é Realidade Estendida?  
  • Como a Realidade Estendida está sendo aplicada nas empresas? 

Boa leitura! 

Essa tendência tecnológica está desbravando novos horizontes e transformando a dinâmica dos negócios em diversas verticais. Grandes empresas de tecnologia, como Meta, Google e Apple, por exemplo, estão investindo significativamente para moldar o futuro da XR. 

De acordo com previsões da IDC, o mercado de Realidade Estendida deve crescer cerca de 32,3% ao ano e alcançar a margem de US$50,9 bilhões em 2026 em todo o mundo. Ou seja, tudo indica que a XR é uma tecnologia que está no centro das atenções da indústria de TI.  

À medida que ela avança no mercado, veremos de que maneira as organizações impulsionarão a adoção da XR em seus negócios e como essa inovação poderá transformar e impulsionar o sucesso em setores tão variados como saúde, educação, manufatura e outras verticais.  

Mas afinal... 

O que é Realidade Estendida? 

Realidade Estendida é a união das três modalidades digitais: a Realidade Virtual (VR), Aumentada (AR) e Mista (MR). Uma abordagem da qual integra, amplia e enriquece a experiência humana, proporcionando interações cada vez mais imersivas e dinâmicas com o ambiente ao nosso redor.  

O que difere essas modalidades é apenas a quantidade de realidade ou informação virtual contida em sua solução. Enquanto a VR oferece uma imersão total em um ambiente digital, a AR é capaz de adicionar camadas virtuais ao mundo físico, e a MR proporciona uma fusão equilibrada entre o mundo físico e digital. 

A XR é uma tecnologia que oferece uma ampla variedade de aplicações em diferentes verticais. Sua versatilidade possibilita a criação de experiências personalizadas para cada finalidade, otimizando o modo como interagimos. 

Me especializar

A seguir, veja como ela pode ser aproveitada no mercado! 

Como a Realidade Estendida está sendo aplicada nas empresas? 

Devido a formação de equipes distribuídas (graças à modalidade de trabalho híbrido e remoto), a adoção de tecnologias imersivas vem sendo impulsionada com o objetivo de aprimorar as experiências tanto de profissionais, quanto de consumidores. Veja suas principais aplicações: 

  • Integração e colaboração — Em um cenário em que os times estão geograficamente espalhados, a XR está sendo implementada com a intenção de redefinir as experiências de integração e colaboração nas empresas. A tecnologia, ao proporcionar ambientes virtuais compartilhados, possibilita com que reuniões e treinamentos aconteçam de forma interativa e eficiente, mantendo uma melhor conexão e colaboração entre colaboradores, sem que a distância se torne um problema.  
  • Transformações na educação corporativa — A Realidade Estendida está revolucionando a aprendizagem nas organizações e oferecendo benefícios notáveis. Graças aos ambientes imersivos, as equipes são capazes de adquirir conhecimentos de maneira mais rápida e eficaz. Além disso, proporciona maior concentração e retenção, moldando a maneira como os colaboradores absorvem e aplicam o conhecimento. 
  • Desbloqueio de vantagem competitiva no mercado — Oferecer treinamento imersivo, além de beneficiar os times, também traz vantagem competitiva para as empresas. Isso porque a XR permite simulações realistas, facilitando a prática de tarefas complexas e acelerando o desenvolvimento de competências. A abordagem também contribui para uma cultura organizacional de otimizações contínuas, fortalecendo a resiliência empresarial. 
  • Visualização prática de produtos — As verticais do varejo, e-commerce e outras áreas podem usar a XR a seu favor para criar, personalizar e otimizar as experiências de visualização de produtos. Isso garante que os clientes vejam virtualmente como um produto se encaixaria em seu ambiente antes de realmente concluir a compra, por exemplo. 
  • Treinamentos na área de saúde — Além dos treinamentos tradicionais, a XR também é usada para promover simulações médicas para que os estudantes e profissionais de saúde possam praticar procedimentos em ambientes virtuais. 

Aproveite também para ler: como a Transformação Digital está impulsionando a evolução no setor de saúde? 

Em conclusão, a Realidade Estendida não é apenas uma tendência tecnológica, mas sim uma ferramenta utilizada para impulsionar o sucesso nas empresas. Com a capacidade de aprimorar a eficiência, promover a criatividade e oferecer experiências envolventes, a XR está, sem dúvidas, moldando o futuro do mercado para uma nova era de possibilidades e interconexão. Sua revenda está preparada? 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio! 

Como ajudar seus clientes a alcançarem o sucesso digital?

O que os clientes da sua revenda precisam fazer para impulsionar o sucesso digital? Nós te contamos!