BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como a Transformação Digital está impulsionando a evolução no setor de saúde?

Para saber ofertar as soluções certas para seus clientes, sua revenda precisa entender como a Transformação Digital está ajudando o setor de saúde a evoluir.  

Durante a pandemia, o setor de saúde enfrentou uma série de desafios. As organizações precisaram assumir a missão de reduzir custos sem sacrificar a qualidade do atendimento aos pacientes e contaram com a ajuda da tecnologia para garantir que isso acontecesse. 

Acompanhe o conteúdo para ler os seguintes tópicos: 

  • O que é inovação e transformação digital na saúde?  
  • Como a Transformação Digital ajuda o setor de saúde a evoluir? 

A Transformação Digital assumiu um papel importante nessa vertical e pesquisas apontam que 99% das organizações do setor de saúde acreditam que vale a pena explorar o seu avanço — embora só 12% sejam totalmente digitais.  

O uso da tecnologia na área de saúde, além de ser fundamental para facilitar processos internos, também se mostra essencial para os pacientes. As interações via atendimento online, por exemplo, continuam subindo e aumentaram de 56% em 2020 para 61% em 2022. 

Mas afinal de contas, o que significa a transformação digital neste setor? Como ela pode ajudar as instituições a superarem desafios? Essas e outras informações você pode conferir a seguir: 

O que é inovação e transformação digital na saúde? 

Chamamos de transformação digital o processo de integração de tecnologias em uma empresa. 

Uma espécie de mudança de mentalidade que ajuda os líderes a avaliarem os modelos de negócios para identificar pontos de melhorias com o uso de tecnologias. 

Para o Gartner, esse conceito “pode se referir a qualquer coisa, desde a modernização da TI até a otimização digital e a invenção de novos modelos de negócios digitais. O termo é amplamente utilizado em organizações do setor público para se referir a iniciativas modestas, como colocar serviços online ou modernização de legado”. 

No setor de saúde, por meio da transformação digital, as organizações podem evoluir digitalmente e implementar serviços, ferramentas e soluções inovadoras para otimizar processos, agilizar tarefas, reduzir custos operacionais e contribuir para a satisfação de seus clientes.  

Leia mais sobre o assunto: 

Quero conhecer

Como a Transformação Digital ajuda o setor de saúde a evoluir? 

Graças aos avanços da transformação digital, as instituições de saúde podem: 

Promover a automação de fluxos de trabalho 

Ao menos 55% dos profissionais de saúde afirmam que processos ineficientes e a necessidade de lidar com dados manualmente são obstáculos que impedem a produtividade, segundo a pesquisa ‘Healthcare and Life Sciences Insights’ da Salesforce 

Para enfrentar esse desafio, adotar ferramentas e sistemas capazes de promover a automação de atividades é uma excelente estratégia. 

O estudo também identificou que empresas que usam ferramentas como AI (Inteligência Artificial) para facilitar o registro de informações por parte dos funcionários, conseguem reduzir o tempo de documentação em 45%.  

Isso significa que quando usada corretamente, a tecnologia pode transformar o setor de saúde.   

Tornar o gerenciamento de dados melhor e mais seguro 

As instituições de saúde são responsáveis tanto pelo atendimento dos pacientes, quanto pelos seus dados. A privacidade é fundamental. No entanto, há muitas ‘brechas na segurança’ acontecendo. 

Em 2022, por exemplo, o setor de saúde foi considerado o terceiro mais afetado por ataques cibernéticos. Hackers invadiram sistemas com a intenção de roubar dados sigilosos — como informações de planos de saúde, números de registros médicos e números de previdência social, por exemplo — e exigiram pagamentos sob ameaças de divulgar esse material na internet. 

Com ciberataques e vazamentos de dados acontecendo frequentemente, tornar o gerenciamento de dados melhor e mais seguro, se transformou em uma das principais prioridades para as organizações da área.  

A pesquisa ‘New Era of Data Stewardship in Healthcare’ da Salesforce constatou que cerca de 22% dos entrevistados acreditam que os protocolos de segurança não são rigorosamente aplicados no local em que trabalham. 

Felizmente, à medida que a transformação digital acelera, novas soluções, sistemas e ferramentas de cibersegurança surgem para auxiliar na segurança dos dados.  

Oferecer cuidado em qualquer lugar e a qualquer hora 

A pandemia ressaltou a importância de oferecer alternativas para as consultas presenciais. Essa solução é especialmente benéfica para pacientes de baixa renda que enfrentam dificuldades para chegar aos consultórios, para usuários que prezam por comodidade e para vários outros grupos. 

Indiscutivelmente, a telemedicina se tornou uma das práticas preferidas de muitos pacientes devido à facilidade de se consultar sem precisar necessariamente sair do conforto do seu lar.  

Os avanços da transformação digital estão ajudando a atender a essa demanda e possibilitando que as organizações de saúde estabeleçam uma infraestrutura digital completa para as mais variadas necessidades, facilitando as vidas de seus pacientes. 

Em conclusão, a tecnologia está avançando rapidamente e movimentando mudanças significativas no mercado. No setor de saúde, não poderia ser diferente. A vertical vem enfrentando uma série de dificuldades que podem ser minimizadas e combatidas com o uso das soluções tecnológicas certas. 

Embora o trajeto a ser percorrido ainda seja longo e cheio de ajustes, muitas organizações já caminham lado a lado à transformação digital para usufruir das vantagens oferecidas ao setor — e contam também com a ajuda de revendas parceiras para ter acesso às soluções avançadas para ter vantagem competitiva.   

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!