BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como a TI pode ajudar a melhorar o trabalho híbrido?


Entenda como a TI pode ser importante para otimizar o modelo de trabalho híbrido:
 

O trabalho híbrido é um modelo que mescla jornadas presenciais e virtuais, garantindo que os times trabalhem de qualquer lugar e não mais necessariamente somente no escritório. Essa metodologia ganhou força durante a pandemia e desde então vem se fortalecendo ainda mais. 

Neste artigo, você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • O que é trabalho híbrido?  
  • Como a TI pode contribuir para melhorar o trabalho híbrido? 

Após experimentar as vantagens e os benefícios proporcionados por esse método, os funcionários passaram a exigir flexibilidade. 64% consideram a capacidade de trabalhar em qualquer lugar como um fator determinante para permanecer no emprego, segundo um relatório do Grupo Adecco. 

Embora o trabalho híbrido seja uma tendência que chegou para transformar as atividades e o modo como os profissionais trabalham, ele também trouxe consigo uma série de complexidades e desafios que devem ser enfrentados. 

Para minimizar essas dificuldades e promover ambientes inteligentes, flexíveis e funcionais para todas as equipes, as empresas devem contar com diversas soluções, tecnologias e recursos que podem ser proporcionados pela TI, por exemplo. 

Veja outros artigos relacionados ao trabalho híbrido: 

A seguir, acompanhe o artigo e veja como a TI pode ajudar o trabalho híbrido. 

O que é trabalho híbrido? 

Estamos falando de uma jornada de trabalho flexível, em que as empresas permitem que seus colaboradores intercalem entre os dias trabalhados na empresa e em qualquer outro lugar – em casa, em uma cafeteria, durante uma viagem ou outro local. As equipes têm total liberdade para escolherem de onde preferem executar suas atividades.  

Como a TI pode contribuir para melhorar o trabalho híbrido? 

O modelo de trabalho híbrido é diferente e mais complexo do que o modo como trabalhávamos antes da pandemia: é mais dinâmico, de missão crítica e flexível. Isso quer dizer que os ambientes de trabalho convencionais já não funcionam mais.  

As empresas, portanto, devem adotar novas tecnologias, aplicativos, softwares e demais recursos para potencializar essa prática e garantir que seus times usufruam ao máximo dessa metodologia.  

Em meio a esse novo cenário, a TI pode contribuir de inúmeras maneiras, como: 

Oferecendo soluções apropriadas para suprir as necessidades 

As empresas precisam contar com tecnologias e recursos aprimorados para garantir que o trabalho híbrido realmente funcione. A TI, entendendo essa questão, ajuda a criar modelos de negócios cada vez mais digitalizados e ainda fica responsável por oferecer uma série de recursos, aplicativos e soluções voltadas a essa nova realidade. 

Com um catálogo de serviços extenso, a TI disponibiliza, por exemplo, ferramentas de colaboração que estabelecem uma comunicação efetiva entre todos os colaboradores e, ainda, garantem experiências mais envolventes e adaptadas ao estilo de trabalho de cada funcionário, reduzindo complexidades e desafios. 

Promovendo segurança e acesso seguro em todos os lugares 

As soluções de cibersegurança são fundamentais para garantir que tanto os usuários quanto as empresas estejam seguras em todos os lugares. Com os colaboradores se movendo para diferentes lugares e com os ataques virtuais se fortalecendo dia após dia, as corporações devem contar com a TI para viabilizar e implementar uma pilha de segurança completa para proteger os ambientes – além dos endpoints, nuvens, redes e outras aplicações.

Fazer cursos  

Auxiliando na produtividade dos funcionários 

A TI também influencia na produtividade dos funcionários. Trabalhar com aplicativos, sistemas e soluções que dificultam as tarefas, atrapalham a comunicação e impedem o acesso aos dados que os colaboradores necessitam para cumprirem suas atividades tende a deixá-los cada vez mais desmotivados. Isso significa que contar com soluções práticas e funcionais faz toda a diferença. 

Oferecendo monitoramento de recursos e instalações  

Para melhorar a eficiência do trabalho híbrido, as empresas devem monitorar atividades, recursos, dados e instalações. Quanto a esse aspecto, a TI também pode ter uma ótima participação, já que oferece ferramentas de gerenciamento simplificado que podem auxiliar as cargas de trabalho. 

Conclusão: 

Em conclusão, a TI consegue minimizar riscos, reduzir a complexidade e otimizar os ambientes de trabalho híbrido, impulsionando a produtividade e promovendo mais segurança. Contando com as soluções disponibilizadas pelas revendas de TI, as empresas têm a oportunidade de acelerar a Transformação Digital e melhorar a experiência de suas equipes – e, consequentemente, de seus clientes também – em qualquer lugar. 

Para que o regime de trabalho híbrido funcione como as organizações esperam, a TI não pode ficar de fora das estratégias. É preciso implementar tecnologias, softwares, serviços e outras soluções inteligentes para atender à demanda e suprir as necessidades dos colaboradores.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

5 benefícios da virtualização para empresas

Confira cinco benefícios da virtualização e veja se ainda vale a pena investir nesta ferramenta tecnológica. 

Drex: tudo sobre a moeda digital brasileira

Entenda o que é o Drex, a moeda digital criada pelo Banco Central do Brasil 

5G: vantagens e oportunidades para os negócios

Os clientes da sua revenda precisam compreender as oportunidades que podem surgir com o uso do 5G!