BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

8 áreas mais beneficiadas pelo desenvolvimento da Realidade Virtual

Veja quais os setores da economia que já colocam Realidade Virtual em prática e encontraram nela maiores benefícios para seus negócios.

De acordo com um levantamento da consultoria IDC, o mercado de Realidade Virtual vai quadruplicar em 4 anos, sendo previsto crescimento maior do que 100% ao ano até 2021, alcançando cerca de US$ 215 bilhões em negociações em torno de toda a cadeia produtiva.

Os setores que têm maior demanda e serão responsáveis por puxar a maior parte desse crescimento são o comércio varejista, de manufaturas e os consumidores finais. O comércio em si representará mais de 60% das despesas em realidade aumentada (RA) e virtual (RV) em 2018 e crescerá para mais de 85% do total mundial em 2021, seguida pelas indústrias de fabricação e construção de processos. Outros segmentos ganham destaque, como laboratórios, terapia e reabilitação física, além de manutenção de infraestrutura pública.

Apenas para balizar o conhecimento, a RV é aquela que insere as pessoas em ambientes completamente virtuais, seja através de óculos ou fones que oferecem vídeos e áudios em 360 graus, enquanto que a Realidade Aumentada, insere elementos virtuais no mundo real, como por exemplo, aplicativos que inserem móveis em uma casa, mesmo antes do comprador ir até a loja, apenas navegando pelo catálogo da empresa, ou que trocam a cor de uma parede apenas para o consumidor ter uma ideia de como ficará o ambiente.

Focando especificamente na RV, vemos 8 áreas que mais se beneficiarão com a emergente tecnologia:

1. Saúde

Já é possível acompanhar uma cirurgia a distância, com um médico mais experiente trabalhando em parceria com um menos experiente. Através da RV, os dois profissionais podem ver a mesma cena em tempo real e discutirem entre si os melhores procedimentos.

2. Educação

Que tal uma aula sobre relevo, passando por diferentes montanhas do mundo, sem sair da sala de aula? Ou então ver os países como se estivesse a bordo de um avião para aprender sobre geopolítica? São atividades que se tornam possíveis com a RV, garantindo maior imersão dos alunos e facilitação do aprendizado.

3. Militar

Treinamentos em caças, tanques de guerra e outros veículos pesados, que podem representar, além de consumo de tempo, desperdício de recursos, se tornam mais acessíveis com a Realidade Virtual. É possível. Por meio dela, desenvolver simulações mais realistas de panes, atentados e outros tipos de ataques, preparando os militares fora da zona de confronto com riscos menores.

4. Indústria

Dúvidas na linha de montagem podem ser sanadas através de RV, estando o operário na fábrica e o especialista em qualquer outra parte do mundo, bastando que eles estejam em um local com conexão com a internet. Assim como o acesso a informações em texto e vídeo sobre a montagem de alguma peça, passa a ser possível acompanhar o processo em tempo real, facilitando e tornando mais rápida a identificação de falhas.

5. Comércio

Poder experimentar uma combinação nova de roupas, sem tirar a própria roupa do corpo é uma das possibilidades para o comércio. O cliente pode experimentar o catálogo inteiro de forma rápida e dinâmica, realizar combinações ou ouvir sugestões de uma consultora para o seu tipo físico. A RV permite, ainda, decorar totalmente uma casa com objetos virtuais, trocando cores e dimensões para que se encaixem no ambiente.

6. Turismo

Poder ter uma visão mais precisa do local que deseja conhecer antes de comprar passagens ou procurar acomodação pode tornar a decisão do roteiro de viagem mais fácil. É uma forma muito eficiente de estimular o interesse e desejo dos viajantes e uma ótima oportunidade para agências mostrarem os principais pontos de cada destino.

7. Automobilismo

Tests drive virtuais com a possibilidade de ver o carro por dentro sem os riscos de efetivamente dirigir o automóvel, considerando a possibilidade de acidentes, pode ser uma forma mais segura tanto para compradores quanto para as concessionárias. Além disso, a Realidade Virtual possibilita a criação de um estoque virtual, de forma que não é mais necessário ter muitos carros na concessionária.

8. Marketing

Para melhorar a experiência do consumidor, a RV se une ao marketing sensorial e atinge o cliente em todos os seus sentidos, especialmente na visão e na audição. Campanhas para gerar engajamento entre uma marca e seu público-alvo utilizam cada vez mais essa tecnologia.

Em resumo, as possibilidades são inúmeras e todos os setores estão enxergando ações práticas para seus negócios. No momento de tomar a decisão de investir em Realidade Virtual, devem ser considerados na balança entre custo e benefício desde pontos como a economia de recursos e diminuição do desperdício de materiais, até o conforto do usuário. O investimento pode ser elevado no início, mas os benefícios superam os custos rapidamente.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são aplicativos inteligentes alimentados por AI?

Seus clientes estão investindo na criação de aplicativos inteligentes alimentados por AI. Sua revenda está preparada para lidar com essa demanda? 

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui!