BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Varejo: 4 tendências para os próximos anos

Listamos quatro tendências do varejo para acompanhar nos próximos meses. Veja quais são elas. 

O varejo é um setor que vem passando por constantes transformações nos últimos anos. À medida que as mudanças acontecem e a Transformação Digital avança, o mercado deve se adequar às necessidades dos consumidores e construir cadeias de suprimentos mais inteligentes. 

Para 2023 e os anos seguintes, não há como fugir da modernização empresarial. As marcas devem investir cada vez mais em soluções tecnológicas que as ajude a acelerar a inovação.  

Veja outros artigos relacionados ao tema: 

Sendo assim, quais são as tendências do varejo para os próximos anos, considerando que estamos vivendo em um cenário amplamente conectado, em que as mudanças estão ocorrendo rapidamente? Veja a seguir:  

Principais tendências do varejo:

1. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (AI) vem assumindo papéis cada vez mais importantes no mercado, e no setor de varejo não poderia ser diferente.  

Essa tecnologia se torna cada vez mais promissora para integrar a cadeia de suprimentos no varejo por uma série de vantagens, como a capacidade de antecipar estratégias, identificar a intenção do consumidor e proporcionar gerenciamento automatizado de estoque. 

O uso da AI possibilita que as marcas programem suas máquinas para analisar e aprender com os dados coletados. Dessa forma é possível identificar tendências comportamentais, acompanhar itens que estão parados no estoque sem que o usuário precise verificar, dentre outras ações práticas que otimizam os resultados. 

2. Sustentabilidade

A sustentabilidade é um assunto que está em alta nos últimos anos. Estudos recentes mostram que os consumidores estão deixando de comprar um produto ou contratar um serviço, caso a marca não seja responsável com o meio ambiente.  

Uma pesquisa da Opinion Box de 2022 descobriu que para 75% dos entrevistados, as empresas que possuem práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes.  

Essa porcentagem evidencia algo que já vem sendo muito discutido no mercado: os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto causado no meio ambiente e passam a cobrar práticas mais sustentáveis das empresas. 

O varejo não foge dessa tendência. Pelo contrário, tende a ser um dos mais afetados caso as marcas não invistam nesse conceito e se adequem aos critérios da ESG.  

Investir em sustentabilidade é uma abordagem que além de gerar mais valor às empresas, também vem acompanhada de várias outras vantagens, como a redução de custos e a diminuição dos impactos causados na natureza. 

3. Automação

Outra tendência que deve ser cada vez mais vista no varejo diz respeito à automação. À medida que as inovações tecnológicas vão chegando no mercado, os consumidores mudam seu comportamento e exigem soluções cada vez mais ágeis, práticas e funcionais. 

Por essa razão, o ano de 2023 será marcado pela adoção da automação na cadeia de suprimentos do varejo, sendo usada desde a logística de produtos e processos de vendas até o atendimento ao cliente, seja ele físico ou virtual. 

A automação melhora a produtividade das equipes, melhora o gerenciamento de atividades e oferece vários outros benefícios que podem ser aproveitados no varejo. 

A expectativa é que cada vez mais empresas invistam nessa tendência. Segundo o Walmart, por exemplo, cerca de 65% de suas lojas devem ser atendidas por automação até 2026.

4. Varejo híbrido

O varejo híbrido ou varejo omnichannel é uma tendência que vem se fortalecendo no mercado, pois se refere à união da experiência de compra online e física.  

As paralisações das lojas físicas durante a pandemia incitaram a migração dos usuários (e de muitas empresas) para o ambiente digital. No entanto, desde que as atividades no varejo foram normalizadas, os clientes passaram a apreciar experiências tanto físicas quanto online. 

Tornar o varejo híbrido significa combinar estrategicamente diferentes canais de vendas para atender facilmente às necessidades dos usuários e manter uma vantagem competitiva nos negócios. 

Leia também: 

Após acompanhar essas quatro tendências voltadas ao varejo, chegamos à conclusão de que o setor está passando por transformações devido a mudança de comportamento dos consumidores e as inovações que vêm surgindo, e deve carregar a modernização dos negócios como ação crítica para otimizar seus processos de vendas e, desse modo, atender às necessidades dos clientes. 

Neste ano, investir em novas tecnologias, tornar a cadeia de suprimentos inteligente, automatizar tarefas, oferecer canais de contato e adotar práticas de sustentabilidade são atitudes que devem ser vistas com atenção pelo setor.  

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são robôs humanoides? Saiba tudo sobre essa inovação

Segundo a MarketsandMarkets, o mercado de robôs humanoides está projetado para crescer de US$ 2,03 bilhões em 2024 para US$ 13,25 bilhões até 2029. 

5 dicas para ter uma empresa de TI mais sustentável

As empresas que buscam ser mais sustentáveis no setor de TI devem seguir essas cinco estratégias. 

Data Lake: compreenda a inovação e seus impactos positivos

Explore o conceito de Data Lake e entenda como essa solução inovadora permite armazenar dados em seu formato original, proporcionando flexibilidade e eficiência para análises avançadas.