BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

A era da convergência do digital com o físico chegou! Veja as tendências

Uma nova realidade foi estabelecida. Agora os usuários preferem transitar entre o mundo físico e o digital. Saiba mais sobre essa convergência! 

A pandemia impulsionou um mundo mais conectado e adepto às tecnologias. Em razão disso, as empresas que não haviam migrado para o ambiente digital precisaram se adequar e encontrar a melhor estratégia para garantir que isso acontecesse. Agora, no cenário pós-pandemia, a tecnologia continua prosperando e exigindo novas adequações.  

Neste artigo você lerá: 

  • Digital ou físico? Os dois!   
  • Tendências para 2023 e para os próximos anos 

Uma vez que os usuários aderiram aos ambientes virtuais para resolver problemas, realizar compras, contratar serviços e aproveitá-los para diversas outras finalidades, a tendência é que essa relação online se fortaleça gradativamente. 

Portanto, estamos vivendo uma era de convergência entre duas realidades: física e digital. As empresas que conseguirem oferecer experiências que se complementam nesses dois ambientes, vão se sobressair no mercado e encontrar boas oportunidades de negócios. Entenda mais detalhes a seguir. 

Leia outros artigos relacionados: 

Digital ou físico? Os dois!  

Nos últimos anos, os usuários querem vivenciar mais experiências que transitem entre o digital e o físico. Isso significa que não há mais como fugir dessa nova realidade. As empresas que resistirem a essa tendência se tornarão cada vez mais obsoletas do ponto de vista do consumidor. 

Unir o digital e o físico é a estratégia ideal para criar uma realidade compartilhada e que impulsiona possibilidades inéditas. Segundo a Accenture, ao menos 96% dos executivos concordam que a convergência dos mundos digital e físico na próxima década vai transformar seus negócios.  

Para facilitar a compreensão, aqui está um exemplo: o Google, que está se adaptando rapidamente a esse novo cenário e identificando oportunidades para aprimorar seus serviços, desenvolveu o recurso Live View integrado ao Google Maps. 

Embora não esteja disponível em todos os países, o Live View permite que os usuários descubram e naveguem por lugares do mundo real usando realidade aumentada. Durante o trajeto, ele oferece informações e detalhes que podem ser visualizados por meio da câmera do smartphone. Ou seja, basta apontar a câmera do celular para verificar placas, endereços e outros dados virtuais. Uma experiência imersiva que une o físico e o digital. 

Para os próximos anos, a expectativa é que experiências como essa sejam mais comuns e façam parte do dia a dia dos usuários.  

A pesquisa Technology Vision 2023 da Accenture determina quais tendências devem ser vistas como a base dessa nova realidade. Saiba mais: 

Quero me preparar

Tendências para 2023 e para os próximos anos 

À medida que a tecnologia evolui, a Transformação Digital acelera e o mercado sofre mudanças cada vez mais significativas, as organizações precisam se adequar e identificar tendências que podem ser aproveitadas em seus negócios, como a necessidade de unir o mundo digital com o físico.  

A seguir, veja quais tendências devem conduzir essa nova realidade: 

O investimento em AI generativa deve aumentar consideravelmente nos próximos anos   

A inteligência artificial generativa que já estava ganhando força nos últimos anos, se destacou ainda mais depois que o ChatGPT, o GPT-4 e outras ferramentas de AI dominaram a internet. Para os próximos anos, a tendência é que cada vez mais empresas se apoiem nessa nova categoria de AI com o intuito de fornecer experiências diferenciadas para os seus clientes, aproveitando ao máximo as possibilidades oferecidas por essa inteligência.  

A transparência no uso de dados deixou de ser opcional e se tornou uma realidade 

As empresas estão lidando com um excesso de dados cada vez maior. Devido a isso, os clientes estão cada vez mais criteriosos com o quesito segurança, uma vez que os ataques cibernéticos e o vazamento de informações têm ocorrido com frequência.  

A expectativa é que as organizações sejam mais transparentes à medida que inovam e promovem mudanças no tratamento, gestão e proteção de dados. Chegou o momento de repensar processos para obter insights de qualidade e informar seus clientes quanto às decisões tomadas.   

Enquanto algumas instituições já estão estudando maneiras de tirar vantagens desse ecossistema de dados, outras estão indo contra essa estratégia e, portanto, perdendo grandes oportunidades. 

A identidade digital se tornou a chave para a convergência entre essas duas realidades 

As empresas estão entendendo que à medida que a tecnologia avança é preciso inovar. Por essa razão, para promover experiências no mundo físico e digital, as organizações devem investir em identidade digital, a validando para uso nessas duas realidades diferentes. Ou seja, ao invés de usar um endereço de e-mail ou celular, a tendência é que cada usuário tenha sua própria ID para que possam ser identificados com agilidade. 

Isso significa que as empresas que querem inovar e se sobressair no mercado competitivo devem estabelecer identidade digital confiável para que os usuários possam usufruir dos benefícios online e físico de uma maneira mais confiável e prática. 

Em conclusão, o mundo cada vez mais conectado exige que a convergência do físico com o digital aconteça rapidamente. Os clientes estão prezando por experiências que transitam entre essas duas realidades, impulsionando as empresas a identificarem estratégias e oportunidades inéditas de negócios. Essas tendências ditam a necessidade de investir continuamente em tecnologia e a integrar cada vez mais no mundo físico.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!