BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Data Center do futuro: conheça 6 tendências

Para manter as infraestruturas corporativas funcionando com alto desempenho é necessário acompanhar todas as novidades que surgem no mercado.

O Data Center corporativo é capaz de auxiliar as empresas na execução de processos avançados, garantir maior flexibilidade e agilidade para armazenar informações, processar dados e executar softwares complexos. 

Mais do que processar grandes quantidades de dados, essas infraestruturas são projetadas para funcionar de forma ininterrupta, garantindo disponibilidade total aos sistemas da empresa de forma confiável e segura. Por isso tem assumido um papel cada vez mais estratégico nos negócios.

No entanto novas tecnologias estão surgindo no mercado e transformando a forma como as empresas lidam com seus Data Centers, exigindo que as organizações acompanhem a sua evolução.  

Sendo assim, os líderes de TI precisam adaptar as estratégias de sua infraestrutura e acompanhar as tendências que surgem no mercado. Mas e seus clientes estão por dentro das novidades sobre essa tecnologia?

Para você ficar atualizado, preparamos este conteúdo trazendo as principais tendências tecnológicas para o Data Center. Não perca!

1. Novo perfil de equipes

Graças às novas tecnologias que estão sendo adicionadas aos ambientes corporativos, a forma de trabalhar dos colaboradores está se modificando, reestruturando os times de TI.

Para que seja possível garantir a performance dos equipamentos e infraestrutura de TI de uma organização, será necessário contar com novos especialistas na equipe. Os profissionais deverão ser capazes de gerenciar e manter dispositivos inteligentes, como os de Internet das Coisas. Apenas assim será possível aproveitar todas as novidades da tecnologia.

2. Internet das Coisas

Dispositivos e sensores de IoT estão sendo implementados cada vez mais nas empresas e eles irão impactar diretamente os Data Centers corporativos.

A IoT ampliará o fluxo de dados que serão gerados e transmitidos pelas redes da empresa e armazenados nos Data Centers. Isso irá exigir que a organização adapte sua infraestrutura para suportar essas novas demandas e garantir a segurança das informações.

3. Edge Computing

Para ser capaz de lidar com todos os impactos causados pela IoT, as empresas deverão adotar a Edge computing, que foi criada para trazer o processamento de dados para mais próximo dos dispositivos.

Essa  tecnologia é capaz de reduzir o tempo de resposta do processamento de dados corporativo, além de aumentar a segurança e compliance. Desse modo, a IoT será massificada sem comprometer a performance dos Data Centers.

Acelere a modernização da sua empresa!

4. Redes 5G

A quinta geração de rede promete revolucionar o conceito de conexão existente atualmente e possui características que podem contribuir para otimizar os negócios das empresas.

O 5G é capaz de facilitar o acesso aos serviços da empresa que estão na Nuvem e impulsionar o uso da IoT. Sua conexão veloz oferecida permitirá que os dispositivos utilizados no ambiente de trabalho se conectem entre si sem nenhum gargalo.

Diante disso, as empresas precisam preparar seus Data Centers para acompanhar essa nova realidade. Será necessário ter conexões de dados capazes de suportar fluxos contínuos de dados sem perda de performance, latência ou interrupções.

5. Sistemas de armazenamento híbridos e baseados em SSDs

O Data Center é utilizado para executar diversas aplicações de alta performance, além de precisar lidar com o processamento de Big Data. Portanto, para que ele seja capaz de suportar toda essa rotina, é fundamental investir em modificações.

Com a popularização de dispositivos de armazenamento híbridos e SSDs, diversas empresas estão investindo nessas soluções para potencializar o desempenho de suas infraestruturas. Isso permite que elas trabalhem com uma experiência muito mais otimizada e dinâmica.

Além disso, os dispositivos com SSD podem melhorar a gestão de custos, aumentar a durabilidade dos equipamentos e o consumo de energia, contribuindo para a redução de gastos.

6. Segurança de dados avançada

A preocupação com a segurança da informação é uma tendência que continuará aumentando nos próximos anos e sofrerá transformações. Para manter os Data Centers corporativos protegidos, será necessário investir em soluções modernas, capazes de evitar e mitigar qualquer tipo de ameaça.

Será necessário apostar em softwares que utilizam recursos como a Inteligência Artificial para realizar análises mais apuradas e detectar ataques modernos. Desse modo, as empresas que realizam a gestão de Data Centers conseguem agregar mais valor e confiabilidade a esses ambientes.

Para manter seus Data Centers funcionando com alta potência é necessário acompanhar as principais tendências tecnológicas que surgem no mercado. Isso permite que a infraestrutura esteja sempre atualizada e trabalhando com soluções modernas e aprimoradas. Isso é fundamental para que a empresa se mantenha competitiva no mercado.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Data center do futuro: como será a nova estrutura?

O Data Center precisa evoluir para se adaptar às tecnologias que estão surgindo. Entenda como será a nova estrutura do servidor!  

Gestão de risco de data center: 4 passos para ser bem-sucedido

Acompanhe o passo a passo para promover uma gestão de risco de data center bem-sucedida nas empresas: