BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Profissões do futuro: cargos que estarão em destaque até 2027

A expectativa é que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. Saiba quais profissões em TI se destacarão! 

O mercado está passando por transformações significativas devido ao avanço da tecnologia.  

Segundo projeções do Relatório Future of Jobs Report 2023, cerca de 23% dos empregos serão alterados e 69 milhões de novas oportunidades surgirão até 2027. 

Neste artigo, você lerá os seguintes tópicos: 

  • 4 profissões do futuro   
  • Outras profissões em TI para ficar de olho nos próximos 5 anos 

Boa leitura! 

A adoção acelerada de tecnologia e o aumento do acesso digital prometem um crescimento líquido de empregos, revelando boas oportunidades, principalmente nas verticais da educação, agricultura e comércio digital. 

A expectativa dos empregadores, de acordo com o relatório, é que a maioria das tecnologias contribua positivamente para a criação de empregos — o Big Data encontra-se atualmente no topo da lista de tecnologias que devem gerar empregos. 

A seguir, confira quais serão as profissões mais relevantes na área de TI até 2027. 

4 profissões do futuro  

Explore quatro profissões do futuro que estarão em destaque nos próximos anos.  

Especialistas em Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning (ML) 

Com a ascensão da AI e o fortalecimento da AI Generativa no mercado, a profissão que já está e continuará em alta nos próximos 5 anos está diretamente relacionada a ela.  

A crescente busca por especialistas em AI e ML está projetada para alcançar um aumento significativo de 40%, resultando em aproximadamente 1 milhão de novos empregos nos próximos anos, de acordo com o relatório mencionado anteriormente. 

Esses profissionais são responsáveis por aplicar métodos avançados de AI para solucionar problemas, apresentar opções inovadoras para mitigar desafios usando esse tipo de tecnologia e para impulsionar a inovação em diversas áreas. 

Veja também: as 6 principais aplicações de AI nas empresas 

Especialistas em sustentabilidade 

O crescente enfoque na sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) tem impulsionado as empresas a buscarem mais profissionais dedicados a essas áreas.  

Os especialistas em sustentabilidade desempenham um papel crucial ao auxiliar as empresas na integração de práticas mais sustentáveis.  

Além de ajudar as organizações a amadurecerem a responsabilidade socioambiental, esses profissionais também contribuem para a criação de valor a longo prazo, minimizando os impactos causados no meio ambiente e construindo negócios mais alinhados com as expectativas da sociedade moderna. 

Aproveite também para descobrir qual a importância de investir em uma TI verde para promover sustentabilidade. 

Analistas de Business Intelligence (BI) 

Outra profissão que se encontra na lista das mais relevantes nos próximos anos é a de analista de Business Intelligence. Nessa função, o profissional deve coletar, organizar e analisar dados com o objetivo de solucionar problemas e identificar potenciais oportunidades para otimizar os negócios, além de automatizar diversos processos.  

Além dessas responsabilidades, cabe ao especialista de BI também garantir a integridade dos dados analisados, evitando análises errôneas que poderiam causar grandes prejuízos para as organizações. 

O profissional da área também deve fornecer informações relevantes aos usuários de negócios, proporcionando uma compreensão mais profunda dos erros do passado e orientando a criação de soluções cada vez mais inteligentes e aprimoradas. 

Business Intelligence: quais as previsões para os próximos anos? Leia para entender. 

Analistas de segurança da informação 

O quarto lugar desta lista é ocupado pelos analistas de segurança da informação, profissionais que desempenham um papel crucial no resguardo dos sistemas e dados das organizações contra ameaças cibernéticas que estão em constante evolução. 

Sua principal responsabilidade é conduzir análises abrangentes dos sistemas, aplicações e processos implementados nas empresas para identificar possíveis vulnerabilidades que poderiam ser exploradas por cibercriminosos. 

Ao identificar riscos de segurança, esses profissionais, em colaboração com a equipe de TI, devem desenvolver ou solicitar a adoção de soluções estratégias e tecnológicas capazes de mitigar os riscos, proporcionando maior proteção às instituições. 

Quero conhecer

Veja também: 10 melhores práticas de segurança da informação 

Outras profissões em TI para ficar de olho nos próximos 5 anos 

Além dessas profissões, o relatório também aponta quais outras funções se destacarão até 2027. São elas: 

  • Engenheiros de FinTech 
  • Analistas e Cientistas de Dados 
  • Engenheiros de Robótica 
  • Especialistas em Big Data 
  • Operadores de equipamentos agrícolas 
  • Especialistas em transformação digital 
  • Desenvolvedores de Blockchain 
  • Especialistas em E-commerce 
  • Engenheiros de dados 

Em resumo, as perspectivas para o mercado de TI nos próximos anos são bastante promissoras, com uma projeção de aumento médio de 30% até 2027 nas profissões de analistas e cientistas de dados, especialistas em Big Data, profissionais de ML e IA, e especialistas em cibersegurança. 

Este panorama não apenas denota um crescimento quantitativo, mas também ressalta a contínua relevância dessas funções na era digital em constante transformação.  

Aqueles que buscam carreiras inovadoras, alinhadas às demandas tecnológicas, encontrarão oportunidades significativas para contribuir e prosperar nesse cenário dinâmico e em permanente evolução. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 profissões de TI com potencial de crescimento em 2024

Listamos três profissões para quem deseja se destacar em 2024. Veja quais são elas: 

O que é CISO, quais as funções e como se tornar um?

Quer revender soluções de segurança para um CISOou contratar o profissional certo para esse cargo? Confira o artigo de hoje. 

Quatro desafios do mercado de trabalho de TI para 2023

O mercado de trabalho de TI não ficará livre de desafios em 2023. Saiba mais sobre o assunto!