BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

A Inteligência Artificial Generativa apresenta riscos?

Embora seja uma tendência tecnológica que tem tudo para se fortalecer no mercado, a AI generativa não está isenta de riscos. Saiba mais detalhes. 

A AI generativa é um novo modelo de inteligência artificial que está movimentando o mercado global nos últimos meses. Essa tecnologia une diversos dados disponibilizados na internet e a partir deles cria algo novo a pedido de um usuário (a solicitação ocorre em forma de prompts, ou seja, pequenas descrições de texto). 

Neste artigo, você acompanhará: 

  • Os possíveis perigos da Inteligência Artificial Generativa  
  • O potencial da AI generativa 

Vista como uma tendência, a AI generativa está ajudando pessoas e empresas a criarem qualquer coisa, desde planos de negócios até códigos, artes digitais, documentos, artigos e outros tipos de materiais.  

Seu destaque vem sendo tão grande que ao menos 67% dos líderes de TI estão priorizando o uso da AI generativa em seus negócios nos próximos 18 meses, de acordo com a Salesforce.  

Apesar desse interesse, grande parte dos profissionais da área têm também preocupações técnicas e éticas quanto a essa tecnologia e ao que ela pode causar nos próximos anos.  

Caso surja alguma dúvida, recomendamos a leitura do artigo: o que é AI generativa e o que a tecnologia representa para os negócios? Leia para saber mais detalhes. 

Vamos conversar sobre os possíveis riscos da AI generativa? Continue acompanhando o conteúdo. 

Os possíveis perigos da Inteligência Artificial Generativa 

Apesar das vantagens, a AI generativa não está isenta de riscos e suas falhas podem ser perigosas.  

Para incluir essa tecnologia nos negócios, as empresas deverão enfrentar desafios como: 

Dados e informações falsas  

Não há como garantir que os dados fornecidos pelas ferramentas de AI generativa sejam precisos e confiáveis.  

Ao utilizar o ChatGPT, uma das plataformas mais famosas da atualidade, a OpenAI, fundadora do sistema, deixa claro essa limitação, ressaltando que, às vezes, o ChatGPT escreve respostas que parecem plausíveis, mas na verdade são incorretas ou sem sentido.  

6 em cada 10 líderes de TI acreditam que as respostas geradas pela AI generativa são imprecisas, de acordo com o estudo realizado pela Salesforce. 

Aumento da emissão de carbono 

A sustentabilidade é uma pauta que está ganhando força no mercado. Empresas de diferentes verticais estão repensando seus processos, ferramentas e tecnologias para conseguir minimizar os impactos causados no meio ambiente.  

A adoção da AI generativa, no entanto, vai na contramão dessa abordagem. Segundo a Salesforce, ao menos 71% dos líderes de TI concordam que essa tecnologia aumentaria sua pegada de carbono por meio do aumento do uso de energia de TI.  

Se a AI já consome significativamente mais energia do que as cargas de trabalho tradicionais, essa nova versão resultaria em um consumo ainda mais significativo.  

Reprodução de preconceitos e discursos de ódio 

Além de transmitir informações falsas, há também outros riscos relacionados as ferramentas de AI generativa, como discursos preconceituosos e odiosos.  

Podemos usar novamente o ChatGPT como exemplo. Por se tratar de uma plataforma treinada pelos humanos, em que cada pessoa carrega suas próprias crenças, fica difícil para a ferramenta reconhecer o que é ofensivo e o que não é.  

Quero me preparar

Possibilitar ações de cibercrime 

Assim como a AI generativa beneficia as empresas ao agilizar processos, oferecer experiências mais personalizadas e outras vantagens, ela também acaba beneficiando cibercriminosos que desejam aperfeiçoar ataques cibernéticos e outras ameaças. 

Falta de preparo para implementar a tecnologia 

Muitas empresas não estão preparadas para uma implementação bem-sucedida. Isso significa que precisarão preparar sua infraestrutura de tecnologia, assim como suas estratégias de dados, segurança e diretrizes éticas e habilidades de funcionários para as enormes oportunidades que virão.  

Para ficar por dentro do assunto, criamos um artigo exclusivo para você conferir os tipos de ferramentas de AI e seus pontos de atenção. 

Embora os riscos estejam aí, a AI generativa carrega um forte potencial para os negócios. Confira! 

O potencial da AI generativa 

Quando utilizada de maneira ética, inclusiva e responsável, a AI generativa ajuda as empresas a: 

  • Fecharem negócios mais rapidamente;
  • Se conectarem com os clientes de maneiras novas e personalizadas;
  • Entenderem melhor o comportamento do cliente;
  • Atenderem melhor os clientes;
  • Aproveitarem mais os dados;
  • Operarem com mais eficiência;
  • Capacitarem suas equipes;
  • Automatizarem processos.  

Leia também as 6 principais aplicações da inteligência artificial nas empresas. 

Como você pôde perceber, a AI generativa é um novo modelo de inteligência artificial que está sendo utilizado por empresas e usuários de todo o mundo. O potencial dessa tecnologia é vasto, embora ainda esteja caminhando para ser aprimorada e, por essa razão, ofereça uma série de riscos que precisam ser enfrentados. A boa notícia é que, apesar dos desafios, cada vez mais empresas se mostram comprometidas a superá-los para usar as funcionalidades das ferramentas de AI generativa a seu favor.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são aplicativos inteligentes alimentados por AI?

Seus clientes estão investindo na criação de aplicativos inteligentes alimentados por AI. Sua revenda está preparada para lidar com essa demanda? 

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui!