Embora seja uma tendência tecnológica que tem tudo para se fortalecer no mercado, a AI generativa não está isenta de riscos. Saiba mais detalhes.
A AI generativa é um novo modelo de inteligência artificial que está movimentando o mercado global nos últimos meses. Essa tecnologia une diversos dados disponibilizados na internet e a partir deles cria algo novo a pedido de um usuário (a solicitação ocorre em forma de prompts, ou seja, pequenas descrições de texto).
Neste artigo, você acompanhará:
- Os possíveis perigos da Inteligência Artificial Generativa
- O potencial da AI generativa
Vista como uma tendência, a AI generativa está ajudando pessoas e empresas a criarem qualquer coisa, desde planos de negócios até códigos, artes digitais, documentos, artigos e outros tipos de materiais.
Seu destaque vem sendo tão grande que ao menos 67% dos líderes de TI estão priorizando o uso da AI generativa em seus negócios nos próximos 18 meses, de acordo com a Salesforce.
Apesar desse interesse, grande parte dos profissionais da área têm também preocupações técnicas e éticas quanto a essa tecnologia e ao que ela pode causar nos próximos anos.
Caso surja alguma dúvida, recomendamos a leitura do artigo: o que é AI generativa e o que a tecnologia representa para os negócios? Leia para saber mais detalhes.
Vamos conversar sobre os possíveis riscos da AI generativa? Continue acompanhando o conteúdo.
Os possíveis perigos da Inteligência Artificial Generativa
Apesar das vantagens, a AI generativa não está isenta de riscos e suas falhas podem ser perigosas.
Para incluir essa tecnologia nos negócios, as empresas deverão enfrentar desafios como:
Dados e informações falsas
Não há como garantir que os dados fornecidos pelas ferramentas de AI generativa sejam precisos e confiáveis.
Ao utilizar o ChatGPT, uma das plataformas mais famosas da atualidade, a OpenAI, fundadora do sistema, deixa claro essa limitação, ressaltando que, às vezes, o ChatGPT escreve respostas que parecem plausíveis, mas na verdade são incorretas ou sem sentido.
6 em cada 10 líderes de TI acreditam que as respostas geradas pela AI generativa são imprecisas, de acordo com o estudo realizado pela Salesforce.
Aumento da emissão de carbono
A sustentabilidade é uma pauta que está ganhando força no mercado. Empresas de diferentes verticais estão repensando seus processos, ferramentas e tecnologias para conseguir minimizar os impactos causados no meio ambiente.
A adoção da AI generativa, no entanto, vai na contramão dessa abordagem. Segundo a Salesforce, ao menos 71% dos líderes de TI concordam que essa tecnologia aumentaria sua pegada de carbono por meio do aumento do uso de energia de TI.
Se a AI já consome significativamente mais energia do que as cargas de trabalho tradicionais, essa nova versão resultaria em um consumo ainda mais significativo.
Reprodução de preconceitos e discursos de ódio
Além de transmitir informações falsas, há também outros riscos relacionados as ferramentas de AI generativa, como discursos preconceituosos e odiosos.
Podemos usar novamente o ChatGPT como exemplo. Por se tratar de uma plataforma treinada pelos humanos, em que cada pessoa carrega suas próprias crenças, fica difícil para a ferramenta reconhecer o que é ofensivo e o que não é.
Possibilitar ações de cibercrime
Assim como a AI generativa beneficia as empresas ao agilizar processos, oferecer experiências mais personalizadas e outras vantagens, ela também acaba beneficiando cibercriminosos que desejam aperfeiçoar ataques cibernéticos e outras ameaças.
Falta de preparo para implementar a tecnologia
Muitas empresas não estão preparadas para uma implementação bem-sucedida. Isso significa que precisarão preparar sua infraestrutura de tecnologia, assim como suas estratégias de dados, segurança e diretrizes éticas e habilidades de funcionários para as enormes oportunidades que virão.
Para ficar por dentro do assunto, criamos um artigo exclusivo para você conferir os tipos de ferramentas de AI e seus pontos de atenção.
Embora os riscos estejam aí, a AI generativa carrega um forte potencial para os negócios. Confira!
O potencial da AI generativa
Quando utilizada de maneira ética, inclusiva e responsável, a AI generativa ajuda as empresas a:
- Fecharem negócios mais rapidamente;
- Se conectarem com os clientes de maneiras novas e personalizadas;
- Entenderem melhor o comportamento do cliente;
- Atenderem melhor os clientes;
- Aproveitarem mais os dados;
- Operarem com mais eficiência;
- Capacitarem suas equipes;
- Automatizarem processos.
Leia também as 6 principais aplicações da inteligência artificial nas empresas.
Como você pôde perceber, a AI generativa é um novo modelo de inteligência artificial que está sendo utilizado por empresas e usuários de todo o mundo. O potencial dessa tecnologia é vasto, embora ainda esteja caminhando para ser aprimorada e, por essa razão, ofereça uma série de riscos que precisam ser enfrentados. A boa notícia é que, apesar dos desafios, cada vez mais empresas se mostram comprometidas a superá-los para usar as funcionalidades das ferramentas de AI generativa a seu favor.
Escreva seu comentário