BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Business Intelligence: quais as previsões para os próximos anos?

A inteligência de negócios tem se tornado, cada vez mais, uma grande aliada das empresas em suas análises de dados. Saiba o que esperar para o futuro dessa tecnologia.

 

O Business Intelligence (BI) tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Esse processo tornou-se um verdadeiro aliado das empresas na gestão de seus empreendimentos, permitindo que que as decisões corporativas deixem de ser tomadas por intuição e passem a ser mais precisas.

Com a inteligência de negócios, as empresas podem integrar seus sistemas de gestão, como ERP e CRM. Assim, conseguem unificar todas as fontes de dados utilizadas para facilitar as análises e interpretações, o que possibilita a geração de insights poderosos.

Ao contar com essa tecnologia, as empresas ganham em agilidade, automação e mobilidade de seus processos. Por isso, cada vez mais empreendimentos estão apostando no BI.

Para aproveitar ainda mais os benefícios do Business Intelligence é necessário acompanhar sua evolução no mercado. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com as principais previsões sobre essa tecnologia para os próximos anos. Não perca!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence, ou em português Inteligência de Negócios, refere-se aos processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações para auxiliar as empresas na gestão de negócios.

A partir dos dados coletados pelas empresas, o BI é capaz de aplicar técnicas analíticas de forma automatizada, descobrindo padrões, tendências e comportamentos para interpretar as informações. Assim, é possível melhorar os fluxos operacionais de produtos e serviços por meio de processos inteligentes.

Por meio das análises de um sistema de Business Intelligence, a corporação consegue otimizar suas estratégias, avaliar o desempenho dos funcionários e tomar melhores decisões. Além disso, há inúmeros outros benefícios, tais como:

  • Aumenta o conhecimento da empresa sobre o seu negócio;
  • Facilita o acesso e o compartilhamento de informações;
  • Ajuda a identificar perdas no sistema;
  • Reduz o risco de problemas e falhas;
  • Identifica oportunidades de vendas cruzadas e diretas;
  • Possibilita respostas rápidas a novas demandas do mercado;
  • Aumenta o conhecimento da empresa sobre o comportamento de seus clientes.

Quais as previsões de BI para os próximos anos?

Como você pôde ver, o Business Intelligence traz muitas vantagens para os negócios. Por isso é fundamental que as empresas acompanhem sua evolução no mercado ao longo dos anos.

Para ajudar seu empreendimento nessa tarefa, trouxemos as principais previsões dessa tecnologia para os próximos anos. Confira:

1. Graph Analytics (Análise Gráfica)

O fluxo de informações geradas pela sociedade está cada vez maior e mais complexo, dificultando os processos de análise e interpretação tradicionais, os quais nem sempre conseguem dar as respostas corretas para as perguntas e problemas vividos pelas empresas atualmente.

Para que as empresas sejam capazes de compreender as questões complexas de dados de hoje, um novo conceito tem sido trabalhado, o Graph Analytics, que pode responder a essas perguntas mais complexas.

A análise gráfica consiste em um conjunto de técnicas analíticas que permitem uma exploração mais eficiente das informações. Ela é capaz de fazer interligações complexas entre os dados para auxiliar as empresas na detecção de fraudes, modelando relacionamentos de dados em escala com muita flexibilidade.

2. Processamento de linguagem natural (NPL)

O processamento de linguagem natural é uma tendência que está aumentando de forma acelerada. Segundo o Gartner, neste ano, 50% das consultas analíticas serão geradas via processamento de linguagem natural ou voz.

As PNL irá permitir que as empresas economizem tempo e recursos, além de permitir um aumento da inovação no espaço tecnológico e além. No entanto, para lidar com essa previsão, será necessário preparar os colaboradores ou contratar profissionais com habilidades críticas de análise de dados.

3. Inteligência Contínua

A Inteligência Contínua (CI) tem sido o objetivo das análises incorporadas e das plataformas de BI. Essa tendência consiste na realização de análises em tempo real e integradas ao fluxo de trabalho da empresa. Assim, dados atuais e passados são verificados e podem sugerir novas ações e resposta.

A CI possibilita à automação da análise de dados em larga escala, o que permite que as empresas tomem decisões críticas e sensíveis de forma ágil e eficiente.

4. Inteligência Artificial explicável

Essa tendência é um novo campo do Machine Learning que tenta abordar como certos sistemas AI chegam a suas conclusões. Por meio dela, as empresas podem obter um nível maior na transparência em suas análises de dados.

A AI explicável irá permitir um aumento na confiança entre a Inteligência Artificial e os seres humanos, pois cada decisão tomada poderá ser validada por meio de diretrizes de segurança. Além disso, ela irá ajudar na identificação de problemas nos comportamentos de dados.

5. Computação em memória

A computação em memória (IMC) tem se tornado possível graças à redução dos custos de armazenamento. Ela é capaz de fornecer alto desempenho e informações em tempo real.

Além do processamento de dados super rápido, as empresas poderão fazer mais com menos hardware. O IMC ainda prolongará a vida útil do hardware existente e, ao mesmo tempo, aumentará seu desempenho.




80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_1900', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });