BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Sustentabilidade empresarial: 6 tecnologias sustentáveis para reduzir os impactos ambientais

Acompanhe seis tecnologias sustentáveis que podem ser aplicadas nas empresas.   

sustentabilidade empresarial se tornou um tema de grande relevância no mercado nos últimos anos. Instituições de diferentes áreas agora planejam ou já começaram a implementar ações mais sustentáveis para reduzir os impactos causados no meio ambiente por parte de seus processos – como aquelas recomendadas pela ESG.   

Neste artigo você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • O que são tecnologias sustentáveis? 
  • Tecnologias sustentáveis que ajudam a reduzir os impactos ambientais 

Com consumidores cada vez mais exigentes em relação ao assunto, as empresas que não se posicionarem sobre essa tendência podem perder clientes.   

Segundo dados levantados pela Opinion Box, as pessoas deixam de comprar ou contratar algo diante de alguns fatores relacionados à sustentabilidade, como descobrir que a empresa polui a natureza (57%) ou está ligada a casos de agressão à natureza (53%), por exemplo. A pesquisa ainda identificou que cerca de 54% dos consumidores preferem pagar mais caro por produtos mais naturais e que agridem menos o meio ambiente. 

Isso significa que, se os seus clientes querem manter seus negócios relevantes e cada vez mais competitivos no mercado, chegou a hora de priorizar as questões ambientais tendo a tecnologia como principal aliada. Entenda mais detalhes: 

O que são tecnologias sustentáveis? 

Com o mundo cada vez mais conectado, as tecnologias sustentáveis surgiram para auxiliar contra a emissão de gases poluentes, poluição da água, desmatamento e outras questões, promovendo mais eficiência energética, biodiversidade e outras alternativas que não agridem o meio ambiente. 

Logo, chamamos de tecnologias sustentáveis aquelas inovações que têm como objetivo preservar os recursos naturais e minimizar os impactos ambientais, seja otimizando o uso de máquinas ou substituindo aparelhos altamente poluentes por opções melhores. 

A seguir, veja seis exemplos que podem ser aproveitados pelas empresas. 

Tecnologias sustentáveis que ajudam a reduzir os impactos ambientais:

1. Soluções em nuvem

O data center físico ainda é uma realidade em muitas empresas. Essa tecnologia, no entanto, consome energia 24 horas por dia para garantir que os aparelhos e o sistema de resfriamento funcionem adequadamente. 

A necessidade de estar sempre conectado provoca um consumo excessivo de energia que pode ser evitado se a instituição contratar uma solução de computação em nuvem, por exemplo. 

A nuvem auxilia na redução de custos, proporciona mais agilidade no acesso e armazenamento de informações, e ainda reduz a emissão de gases poluentes. 

Leia também: Qual a importância de investir em uma TI verde?

2. IoT (Internet das Coisas)

A IoT é uma tecnologia que pode ser bastante útil para as empresas, uma vez que permite a automação de tarefas por meio de dispositivos conectados à internet e interfaces (aplicativos e sites). Desse modo, é possível controlar máquinas, usar câmeras para monitoração em tempo real, emitir alertas e realizar inúmeras ações que ajudam a preservar o meio ambiente e evitar desperdícios.  

Para entendermos como essa tecnologia pode ampliar a sustentabilidade dos negócios, podemos usar como exemplo o gerenciamento de energia.  

A IoT, com base na coleta de dados, pode tornar as redes mais inteligentes, identificando padrões, melhorias e conduzindo energia para as áreas, visando sempre diminuir desperdícios e reduzir custos. É possível programar quando o ar-condicionado deve ser desligado e quando as luzes devem se apagar no fim do expediente, por exemplo, para que o gasto de energia, na eventualidade de os colaboradores esquecerem de desligá-las.

Há outras áreas que também podem usar a IoT como aliada na redução dos impactos causados ao meio ambiente. É o caso do setor agrícola, por exemplo. Os dispositivos conectados a essa tecnologia, como sensores inteligentes, podem ajudar no controle do solo e no monitoramento de processos agrícolas, seja para indicar a quantidade de água necessária para o solo, reduzir os resíduos produzidos ou aumentar a eficiência energética.

3. Energia solar

Além de ser uma alternativa para a redução de custos com eletricidade, a energia solar oferece às organizações a possibilidade de transformar a luz do sol em energia limpa, sem emitir poluentes ou impactar o meio ambiente de outra maneira.

Essa solução sustentável é bem-vista por muitas empresas de pequeno, médio e grande portes em todo o país. Segundo recente pesquisa realizada pela ABSOLAR, o Brasil agora ocupa o oitavo lugar no ranking de países com maior potência de energia instalada acumulada de energia solar, representando 24 GW de potência energética. 

4. Luz de LED

Quando a energia solar não é uma opção devido ao custo de implementação das placas solares, existe outra opção de iluminação sustentável a que as empresas podem aderir: as luzes de LED.

O LED, diferentemente da luz fluorescente, não possui elementos poluentes ou metais pesados em sua composição (como o mercúrio, por exemplo). Por essa razão, não agride o meio ambiente e ainda facilita seu descarte, sem que essa ação prejudique a natureza.

Outro ponto interessante é o seu baixo consumo de energia em comparação aos outros modelos. A luz de LED não emite calor e, por essa razão, reduz a necessidade de usar exaustores, ventiladores, ar-condicionado e outros tipos de ventilação para manter os ambientes frescos.

Além de ser uma opção mais amigável em termos de sustentabilidade, a luz de LED carrega outras vantagens, como maior eficiência e durabilidade — as empresas que optarem por esse tipo de iluminação sustentável não precisarão fazer manutenções recorrentes já que a vida útil é mais longa do que outras lâmpadas, por exemplo.

5. Fazendas verticais

Na agricultura, o plantio de alimentos pode ser prejudicado de acordo com as mudanças climáticas e com os impactos provocados no solo. Para evitar prejuízos, as fazendas verticais se tornaram boas práticas de sustentabilidade e praticidade para lidar com dificuldades, sem que elas prejudiquem a produção.  

Usando tecnologia de ponta é possível desenvolver fazendas verticais em ambientes fechados em que os profissionais conseguem controlar a iluminação (por meio do uso de LED), a temperatura e a umidade, criando a atmosfera ideal para que o alimento se desenvolva, evitando desperdícios.  

A estimativa para os próximos ano, segundo a MarketsandMarkets, é que as fazendas verticais tripliquem o seu mercado, chegando a US$9,7 bilhões até 2026, em comparação a US$3,31 bilhões em 2021. 

6. Veículos elétricos

Os veículos utilizados no dia a dia emitem grandes quantidades de gases poluentes que aceleram o aquecimento global e degradam a qualidade do ar. Para minimizar o impacto causado na atmosfera, uma das melhores soluções é investir em veículos elétricos, que poluem até 68% menos que os movidos a combustão, segundo o Conselho Internacional de Transporte Limpo.  

À medida que as mudanças ambientais acontecem, as tecnologias sustentáveis vão evoluindo para atender às demandas e ajudar as empresas na missão de adotar práticas mais responsáveis com o meio ambiente. Acompanhar as transformações provocadas por essa tendência que parece se consolidar cada vez mais no futuro é a melhor decisão a ser tomada. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que acontece quando descartamos nosso lixo eletrônico de forma errada e ele vai parar no mar?

Nossa Analyst, Purchasing TD SYNNEX e embaixadora do Green Team Brasil, Daniele Fernandes Trugillo, entrevistou a bióloga Thairine Moreno sobre o impacto ambiental do descarte incorreto de lixo eletrônico, principalmente para os mares.

Dia do Consumo Consciente (15/10) e Dia Internacional da Erradicação da Pobreza (17/10)

 

No dia 15 de outubro, foi celebrado o Dia do Consumo Consciente, uma data que nos convida a repensar nossa relação com o consumo, buscando alternativas mais sustentáveis e responsáveis. 

Como a tecnologia contribui para o consumo consciente

Você sabia que hoje, dia 26/9, é considerado o Dia Mundial da Consciência Ambiental?