BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quatro desafios do mercado de trabalho de TI para 2023

O mercado de trabalho de TI não ficará livre de desafios em 2023. Saiba mais sobre o assunto! 

Embora o setor de TI já estivesse crescendo fortemente no mercado, a Transformação Digital e a pandemia aceleraram esse crescimento. Segundo um levantamento realizado pela TOTVS, 85% das empresas brasileiras ampliaram seus investimentos em TI nos últimos três anos.  

As instituições identificaram na TI uma oportunidade de adaptação mais rápida às mudanças estabelecidas na pandemia, por essa razão, mesmo no cenário pós-pandemia, a busca por profissionais dessa área continua aumentando cada vez mais.  

Por essa razão, nos últimos 10 anos, estima-se que as empresas criadas no setor de TI triplicaram, passando de 13,4 mil para 36,9 mil – o que representa um crescimento de 43% no número de companhias em atividade no ramo. 

Veja outros desafios que o mercado de trabalho de TI está lidando: 

Além disso, segundo o IBGE, o setor de TI esteve entre os de melhor desempenho da economia latina em 2022, obtendo um crescimento de 12,3% em relação ao ano anterior.  

No entanto, embora as estatísticas sejam cada vez mais positivas para esse setor, assim como em qualquer outro, há uma série de desafios que devem ser enfrentados. Descubra quais são eles a seguir. 

Quais os desafios do mercado de TI em 2023?  

Listamos os quatro principais desafios que devem ser enfrentados em 2023:

1. Aquisição de pessoas para o time de TI 

Com novos cargos e demandas aparecendo, surge um grande desafio do mercado de TI em 2023: encontrar profissionais de TI qualificados para integração dos times corporativos. Essa dificuldade pode estar atrelada tanto às questões comportamentais, quanto de currículo. 

Embora as empresas entendam que os cargos de TI estão ficando cada vez mais específicos, a escassez de profissionais da área vem sendo uma das principais reclamações nos últimos anos. 

Para cerca de 84% das instituições, está mais difícil encontrar colaboradores de TI agora do que antes da pandemia segundo levantamentos realizados pela Infojobs. 

2. Desenvolvimento profissional para atender ao mercado

Aqui está outro desafio para o profissional de TI: desenvolver-se constantemente na área. 

A carreira de TI não pode se tornar obsoleta, isso significa que se manter atualizado com as novidades que surgem no mercado e com as mudanças desencadeadas pela aceleração da Transformação Digital é essencial. 

O conhecimento técnico – além de um histórico positivo de experiências – vem sendo um dos principais requisitos das empresas para a contratação de um colaborador para a equipe de TI. 

A atualização constante, no entanto, é uma demanda pra lá de desafiadora para quem trabalha na área. A solução para enfrentar esse desafio é investir continuamente em aprendizado, ou seja, incorporar novas competências técnicas e comportamentais para se destacar no mercado e se tornar um profissional cada vez mais completo. 

Tecnologias e conceitos como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Web3, Metaverso, NFTs e 5G, por exemplo, vêm sendo apontados como as principais tendências para 2023 e devem ser estudados a fundo por esses profissionais.

Quero conhecer

3. Lidar com prazos reduzidos e organizar as demandas

Lidar com prazos reduzidos e com a dificuldade de organizar todas as demandas também são desafios que devem ser enfrentados pelos profissionais da área de TI em 2023. 

Com uma lista de responsabilidades ficando cada vez mais extensa, desenvolver a capacidade de organização para administrar as tarefas e os prazos que devem ser cumpridos é essencial para o profissional. 

Para garantir que os prazos sejam cumpridos, vale a pena usar a tecnologia como aliada, conversar com colegas de trabalho ou até mesmo efetuar cursos que possam auxiliar nessa competência. 

4. Garantir a segurança da informação

Durante e após a pandemia, os ataques cibernéticos se intensificaram. Somente em 2022, por exemplo, no primeiro semestre, foram identificados mais de 31,5 bilhões de tentativas de ataques virtuais a empresas.  

Os cibercriminosos usam ameaças digitais contra instituições e usuários, adquirindo uma série de dados confidenciais – muitas vezes financeiros – para aplicar golpes e prejudicá-los de várias outras maneiras.  

Em meio a uma série de ataques cibernéticos que vem acontecendo, as empresas passaram a contar com um time de TI ainda mais qualificado para garantir a segurança da informação. 

A cibersegurança, no entanto, é complexa e desafiadora para qualquer instituição e cabe aos profissionais de TI serem responsáveis para minimizar ameaças, evitar comprometer os dados corporativos e também identificar ataques, antes que eles realmente aconteçam. 

Em conclusão, essas são algumas das principais dificuldades a serem enfrentadas em 2023. No entanto, além desses desafios, haverá vários outros. O mercado de trabalho de TI encontra-se em crescente ascensão ao passo em que a Transformação Digital acelera e traz consigo uma série de inovações, mudanças e aprimoramentos tecnológicos. Sendo assim, é crucial que os profissionais da área, tais como as empresas, consigam contornar obstáculos para garantir o sucesso.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.