Com a sustentabilidade em pauta, as empresas de tecnologia da informação querem que seus colaboradores adquiram “green skills” para se destacar no mercado. Saiba mais! A sustentabilidade é uma das pautas mais importantes do mercado tecnológico atual. Empresas de todos os portes estão adotando estratégias mais “verdes” para atender tanto às regulamentações quanto às expectativas dos clientes – que estão cada vez mais atentos às práticas sustentáveis.
Esse movimento, no entanto, deixou de ser uma prioridade apenas para as organizações e passou a impactar diretamente os profissionais de TI. Isso porque aqueles que não possuírem as chamadas “green skills” (ou “habilidades verdes”, em português) podem ser considerados menos preparados para determinadas funções. Mas o que isso significa na prática? Entenda a seguir.
O que são “green skills”?
Green skills são habilidades técnicas e comportamentais voltadas à sustentabilidade. Elas englobam competências como gestão de resíduos, agricultura regenerativa, uso de energia limpa, análise de dados ambientais, entre outras.
De acordo com um estudo recente, 61% dos jovens profissionais acreditam que desenvolver habilidades verdes pode abrir novas oportunidades de carreira. No entanto, apenas 44% afirmam já possuir essas competências hoje.
O interesse por empregos sustentáveis tem crescido ano após ano. No Norte Global (América do Norte, Israel, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia), 64% dos jovens desejam seguir uma carreira alinhada à sustentabilidade, enquanto no Brasil, os números não são diferentes: 60% dos jovens afirmam estar prontos para ocupar uma posição em empregos verdes.
Brasil: as habilidades verdes na área de tecnologia
No Brasil, muitos profissionais iniciantes em tecnologia já ingressam no mercado com certificações e cursos voltados à sustentabilidade. Isso porque 61% dos jovens têm interesse em seguir uma carreira verde, e 60% acreditam já ter as habilidades necessárias para se destacar.
Essa nova perspectiva mostra uma realidade em transformação: a capacitação em green skills é urgente para evitar a obsolescência profissional e aumentar a competitividade no setor de TI. Veja quais habilidades os profissionais modernos precisam ter:
5 habilidades verdes que os profissionais da TI precisam ter
Para quem deseja se preparar melhor para o mercado, estas são cinco habilidades verdes essenciais para profissionais de tecnologia:
- Eficiência energética em sistemas e data centers – Saber como otimizar o consumo de energia em infraestruturas de TI.
- Desenvolvimento sustentável de software – Criar soluções digitais com foco em baixo impacto ambiental.
- Análise de dados ambientais – Utilizar ferramentas de business intelligence (BI) e inteligência artificial (AI) para monitorar, prever e reduzir impactos ecológicos.
- Conhecimento sobre ESG (Ambiental, Social e Governança) – Compreender como as práticas de TI se alinham com critérios ESG.
- Cadeias de suprimentos sustentáveis – Avaliar fornecedores e tecnologias com critérios ecológicos.
Mas, afinal…
Como conquistar essas competências?
Profissionais de tecnologia que estão começando a carreira, buscando uma transição ou desejam se atualizar devem:
- Participar de treinamentos ambientais oferecidos por instituições reconhecidas.
- Investir em cursos e certificações específicas em sustentabilidade.
- Acompanhar metas climáticas e estratégias sustentáveis adotadas por empresas líderes do setor.
Conclusão
Como vimos, a sustentabilidade já é uma prioridade inegociável no setor de tecnologia. Cada vez mais empresas exigem que candidatos às suas vagas tenham familiaridade com green skills. Para quem atua ou deseja atuar nesse mercado, investir em competências sustentáveis é mais do que uma vantagem, é uma necessidade. Quais habilidades verdes você já possui?
Escreva seu comentário