BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Entenda o conceito de Gêmeo Digital do Cliente (DToC)

Confira o significado de Gêmeo Digital do Cliente (DToC) e veja quais vantagens essa tecnologia oferece para as empresas. 

Nos últimos meses, muito se falou sobre os Gêmeos Digitais. A tecnologia, pouco a pouco, foi conquistando seu destaque no mercado.  

Agora, no entanto, chegou a vez do Gêmeo Digital do Cliente (DToC) ganhar sua visibilidade, embora seja uma tecnologia que as empresas ainda estão estudando maneiras de implementá-la em seus negócios. 

Neste artigo, você passará pelos seguintes tópicos: 

  • O que é Gêmeo Digital do Cliente (DToC)?  
  • Para que serve o Gêmeo Digital do Cliente (DToC)?  
  • Essa tecnologia se consolidará no mercado? 

O Gartner classifica o Gêmeo Digital do Cliente ou Digital Twin of a Citizen como “um sistema de tecnologia emergente que é ‘transformacional’, ou seja, que tem potencial de estabelecer novas maneiras de fazer negócios dentro e entre setores, resultando em grandes mudanças na dinâmica do setor”. 

Leia também: o que são gêmeos digitais? 

O que é Gêmeo Digital do Cliente (DToC)? 

Gêmeo Digital do Cliente é a representação virtual e dinâmica de um cliente, seja ele um indivíduo, um grupo de pessoas ou uma instituição. Seu objetivo é transformar a experiência do usuário, melhorar decisões e resultados de negócios, além de antecipar comportamentos e apoiar novos esforços de digitalização, produtos, serviços e oportunidades. 

A criação de um DToC depende do uso de tecnologias como IoT, Machine Learning e AI 

Eu quero

Para que serve o Gêmeo Digital do Cliente (DToC)? 

Um DToC pode ser útil para ajudar empresas a: 

  • Simular e prever como um cliente reagirá em situações específicas; 
  • Aumentar a probabilidade de inovações bem-sucedidas em produtos e serviços; 
  • Promover melhorias mais rápidas e eficientes na experiência do cliente; 
  • Ter maior agilidade e capacidade de resposta para lidar com diferentes cenários. 

Aproveite também para ler: a inteligência artificial generativa apresenta riscos? 

Essa tecnologia se consolidará no mercado? 

Embora o DToC tenha boas características e benefícios para revolucionar a precisão da previsão de demanda, melhorar consideravelmente a experiência do cliente e servir como um insumo crítico para aprimorar o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (AI)/Machine Learning (ML), de acordo com um relatório do Gartner, ainda são poucas as organizações que implantaram, testaram ou estão planejando implementá-lo (somente 27%). 

Apesar da porcentagem de líderes interessados na implementação do DToC ainda seja relativamente baixa, o Gartner Hype Cycle para tecnologias emergentes de 2022 prevê que até 2027, 20% das organizações de vendas B2B devem implementar os gêmeos digitais de clientes para melhorar os resultados de receita e otimizar a experiência do cliente. 

A partir desses estudos, a estimativa é que essa tecnologia leve de cinco a 10 anos para se consolidar no mercado, especialmente porque existem barreiras que precisam ser enfrentadas pelas empresas, como a falta de competências de digitalização necessárias para construir e gerir um DToC, a confiança do cliente para partilhar seus dados e os regulamentos e leis de privacidade de dados do usuário. 

Como você pôde notar, o Gêmeo Digital do Cliente (DToC) é uma tecnologia criada com a missão de auxiliar empresas por meio de uma representação virtual de seu cliente. Pensando na sua revenda, por exemplo, essa representação ou “espelho digital” pode ajudar seu time a prever cenários de clientes específicos, antecipar decisões e promover melhorias contínuas. 

Para que o DToC se torne uma realidade, sua revenda deverá contar com a ajuda de tecnologias avançadas e de uma equipe qualificada para acompanhar essa tecnologia. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024. 

O que é Gêmeo Digital da Cadeia de Suprimentos (DSCT)?

Com os Gêmeos Digitais daCadeia de Suprimentos (DSCT) seus clientes podem alcançar melhores resultados de negócios. Saiba mais detalhes: 

5 principais tendências tecnológicas para 2024

Mantenha sua revenda um passo à frente: identifique novas oportunidades para complementar seu catálogo de soluções.