Confira o significado de Gêmeo Digital do Cliente (DToC) e veja quais vantagens essa tecnologia oferece para as empresas.
Nos últimos meses, muito se falou sobre os Gêmeos Digitais. A tecnologia, pouco a pouco, foi conquistando seu destaque no mercado.
Agora, no entanto, chegou a vez do Gêmeo Digital do Cliente (DToC) ganhar sua visibilidade, embora seja uma tecnologia que as empresas ainda estão estudando maneiras de implementá-la em seus negócios.
Neste artigo, você passará pelos seguintes tópicos:
- O que é Gêmeo Digital do Cliente (DToC)?
- Para que serve o Gêmeo Digital do Cliente (DToC)?
- Essa tecnologia se consolidará no mercado?
O Gartner classifica o Gêmeo Digital do Cliente ou Digital Twin of a Citizen como “um sistema de tecnologia emergente que é ‘transformacional’, ou seja, que tem potencial de estabelecer novas maneiras de fazer negócios dentro e entre setores, resultando em grandes mudanças na dinâmica do setor”.
Leia também: o que são gêmeos digitais?
O que é Gêmeo Digital do Cliente (DToC)?
Gêmeo Digital do Cliente é a representação virtual e dinâmica de um cliente, seja ele um indivíduo, um grupo de pessoas ou uma instituição. Seu objetivo é transformar a experiência do usuário, melhorar decisões e resultados de negócios, além de antecipar comportamentos e apoiar novos esforços de digitalização, produtos, serviços e oportunidades.
A criação de um DToC depende do uso de tecnologias como IoT, Machine Learning e AI.
Para que serve o Gêmeo Digital do Cliente (DToC)?
Um DToC pode ser útil para ajudar empresas a:
- Simular e prever como um cliente reagirá em situações específicas;
- Aumentar a probabilidade de inovações bem-sucedidas em produtos e serviços;
- Promover melhorias mais rápidas e eficientes na experiência do cliente;
- Ter maior agilidade e capacidade de resposta para lidar com diferentes cenários.
Aproveite também para ler: a inteligência artificial generativa apresenta riscos?
Essa tecnologia se consolidará no mercado?
Embora o DToC tenha boas características e benefícios para revolucionar a precisão da previsão de demanda, melhorar consideravelmente a experiência do cliente e servir como um insumo crítico para aprimorar o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (AI)/Machine Learning (ML), de acordo com um relatório do Gartner, ainda são poucas as organizações que implantaram, testaram ou estão planejando implementá-lo (somente 27%).
Apesar da porcentagem de líderes interessados na implementação do DToC ainda seja relativamente baixa, o Gartner Hype Cycle para tecnologias emergentes de 2022 prevê que até 2027, 20% das organizações de vendas B2B devem implementar os gêmeos digitais de clientes para melhorar os resultados de receita e otimizar a experiência do cliente.
A partir desses estudos, a estimativa é que essa tecnologia leve de cinco a 10 anos para se consolidar no mercado, especialmente porque existem barreiras que precisam ser enfrentadas pelas empresas, como a falta de competências de digitalização necessárias para construir e gerir um DToC, a confiança do cliente para partilhar seus dados e os regulamentos e leis de privacidade de dados do usuário.
Como você pôde notar, o Gêmeo Digital do Cliente (DToC) é uma tecnologia criada com a missão de auxiliar empresas por meio de uma representação virtual de seu cliente. Pensando na sua revenda, por exemplo, essa representação ou “espelho digital” pode ajudar seu time a prever cenários de clientes específicos, antecipar decisões e promover melhorias contínuas.
Para que o DToC se torne uma realidade, sua revenda deverá contar com a ajuda de tecnologias avançadas e de uma equipe qualificada para acompanhar essa tecnologia.
Escreva seu comentário