BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais as próximas tendências de AI para ficar de olho?

Descubra quais são as próximas tendências de AI para implementar no seu negócio! 

A Inteligência Artificial (AI) está revolucionando os processos corporativos e a maneira como as empresas se comunicam com seus clientes. Com potencial para ocupar o lugar de tecnologia mais transformadora da atualidade, ela tem trazido uma série de benefícios para as corporações que desejam contar com estratégias cada vez mais bem sucedidas e atingir a maturidade digital. 

Neste artigo, você lerá sobre as seguintes tendências de AI aliadas a: 

  1. Soluções de cibersegurança;  
  2. Machine Learning;  
  3. Todas as verticais;  
  4. Modelos de linguagem;   
  5. Metaverso. 

Graças a essa inovação, as empresas conseguem automatizar atividades, reduzir falhas, otimizar a experiência dos usuários, evoluir a cibersegurança e auxiliar em outros pontos. 

Segundo o estudo The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise, 51% das empresas que usam a AI na América Latina conseguiram lucrar com o uso desta tecnologia, tendo 7% tido um retorno financeiro considerado elevado. 

A pesquisa Global AI Adoption Index 2021 detectou que ao menos 40% dos profissionais brasileiros entrevistados já haviam implementado algum processo de AI em seus negócios. Um número relativamente alto, visto que em 2019, essa porcentagem, mundialmente, era de apenas 14%. 

Leia outros artigos relacionados à Inteligência Artificial: 

Nos próximos anos, a AI deve ser cada vez mais adotada nas empresas. A The Impact of Technology in 2022 and Beyond: an IEEE Global Study que uniu cerca de 350 diretores de tecnologia e TI de diversos países (Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, China e Índia) colocou a Inteligência Artificial como uma das tendências tecnológicas mais significativas em 2022, junto com o Machine Learning, Cloud Computing e o 5G. 

Com base nessas informações, torna-se indispensável acompanhar as tendências, evoluções e mudanças desta tecnologia para ser mais competitivo frente ao mercado. Saiba mais: 

5 próximas tendências de AI: 

1) AI aliada às soluções de cibersegurança 

A pandemia despertou um aumento expressivo de ataques cibernéticos contra as empresas. As tentativas de ransomware no Brasil, em 2021, por exemplo, cresceu 92%.  

À medida que a Transformação Digital acelera, a expectativa é de que o número de cibercrimes também cresça, principalmente devido ao aumento de dispositivos conectados em uma mesma rede. 

Embora o investimento em soluções voltadas à segurança também esteja crescendo, ainda há uma série de brechas que precisam ser cessadas para impedir que os cibercriminosos prejudiquem as corporações.  

A AI tem mostrado funcionalidades para auxiliar nessa missão, pois consegue analisar o tráfego de rede e identificar potenciais ações maliciosas e, deste modo, estabelecer algoritmos inteligentes para impedir que elas sejam concretizadas.   

2) AI aliada ao Machine Learning 

O Machine Learning ou “Aprendizado da Máquina” é um termo que pode ser definido como a evolução da AI, usando modelos de dados para um dispositivo continuar aprendendo e aprimorando os processos por conta própria, baseando-se nas experiências que avalia. 

Quando trabalhadas lado a lado, essas duas tecnologias disponibilizam aplicações mais aprimoradas, gerando novos padrões e funcionalidades para revolucionar empresas de diferentes verticais.  

As corporações que já usam a AI e o Machine Learning estão descobrindo novas oportunidades, aumentando sua eficiência operacional e captando insights valiosos.  

Ao vinculá-las é possível otimizar estoques, detectar fraudes, otimizar campanhas e muito mais. 

3) AI aliada a todas as verticais 

A expectativa para os próximos anos é de que a AI esteja presente em todas as verticais, ajudando as empresas a tomarem decisões melhores, mais rápidas e inteligentes para reduzir o índice de erro humano. 

Ela estará presente no varejo, na vertical financeira, no atendimento ao cliente, nas vendas e nas campanhas de marketing, assim como nos serviços de saúde e segurança também. 

Pouco a pouco, a tecnologia aparecerá em todas as funções, permitindo que as companhias consigam usufruir de novas funcionalidades baseadas nas necessidades da equipe e, consequentemente, dos consumidores e usuários.  

Acelere a modernização da sua empresa!

4) AI aliada aos modelos de linguagem  

A forma de se comunicar também precisa ser atualizada de acordo com as mudanças e adventos tecnológicos. Em vista disso, a AI deve ser incluída à modelagem de linguagem. 

Em outras palavras, a modelagem de linguagem representa um sistema que visa ajudar as máquinas a usarem uma comunicação unificada, assertiva e simples para facilitar a compreensão dos usuários. 

A Inteligência Artificial, nesse sentido, não deve ser limitada às mensagens e textos. Sua capacidade vai muito além disso. Ela consegue, por exemplo, captar e usar expressões humanas para transformá-las em códigos para integrar programas, aplicativos e sistemas.  

O intuito de utilizar a AI é estabelecer conversas cada vez mais claras e fluidas, substituindo soluções que deixaram de ser eficientes.  

5) AI aliada ao Metaverso 

O metaverso é um dos assuntos mais falados da atualidade. Ele usa as tecnologias mais avançadas para promover ambientes digitais imersivos, que poderão ser acessados por meio de aparelhos de realidade virtual (RV) e aumentada (RA). 

Neste novo ambiente digital, a Inteligência Artificial ajudará a proporcionar experiências mais satisfatórias, permitindo que os usuários se sintam mais próximos da tecnologia e se comuniquem entre si de um jeito personalizado.  

Conclusão: 

Inquestionavelmente, a AI está se consolidando cada vez mais nas empresas que desejam inovar em seus processos, aumentar a produtividade das equipes e otimizar o atendimento ao cliente. 

No entanto, assim como qualquer outra tecnologia, ela está em constante evolução, trazendo melhorias cada vez mais significativas para os negócios.  

Com isso, surge a necessidade de se adequar às tendências e mudanças estabelecidas por ela para não ficar atrás dos concorrentes e se tornar mais competitivo frente ao mercado. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são aplicativos inteligentes alimentados por AI?

Seus clientes estão investindo na criação de aplicativos inteligentes alimentados por AI. Sua revenda está preparada para lidar com essa demanda? 

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui!