BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 principais tendências tecnológicas para 2024

Mantenha sua revenda um passo à frente: identifique novas oportunidades para complementar seu catálogo de soluções. 

Em 2023, o mercado vivenciou uma Transformação Digital ainda mais acelerada, tendo a Inteligência Artificial Generativa (AI generativa ou GenAI) como protagonista.  

A experimentação e implementação das ferramentas de GenAI se tornou uma prática comum entre empresas de diferentes verticais. De acordo com pesquisas da McKinsey & Company, pelo menos 69% dos profissionais tiveram contato com essas plataformas no trabalho ou fora dele, enquanto 22% afirmam utilizá-la regularmente para atividades profissionais. 

Outras tecnologias e soluções, como Web3, Metaverso, Observabilidade, Internet das Coisas (IoT) e Zero Trust também se destacaram no mercado e estiveram fortemente presente nas considerações corporativas de 2023. 

Agora, em 2024, novas tendências são previstas para ajudar as empresas a se desenvolverem de maneira eficaz e se protegerem, ao mesmo tempo em que geram valor. 

Algumas tecnologias já estão sendo utilizadas por muitas empresas, já outras podem ser novidade. No entanto, todas elas ajudam a estabelecer a infraestrutura, a governança e as ferramentas que as organizações (e seus funcionários) necessitam à medida que avançam em direção a uma maior resiliência e atividades aprimoradas. 

A seguir, listamos as principais tendências tecnológicas para o próximo ano, citadas pelo Gartner em um recente estudo chamado “Top Strategic Technology Trends 2024”. Veja quais são elas a seguir. 

Quais são as tendências tecnológicas para 2024? 

De acordo com previsões do Gartner, em 2024, veremos as seguintes tendências: 

Gerenciamento de confiança, risco e segurança de Inteligência Artificial (AI TRiSM) 

Não há como falar de tendências tecnológicas para o futuro sem manter a AI generativa no topo da lista. Desde o fim de 2022, a tecnologia vem evoluindo rapidamente e despertando o interesse de empresas de diferentes verticais. Isso porque suas soluções são capazes de otimizar, agilizar e personalizar processos. 

Contudo, embora as vantagens sejam significativas, poucas são as organizações que consideram os riscos que os modelos, ferramentas e soluções desse tipo de tecnologia podem acompanhar. 

De acordo com o Gartner, a tendência para 2024 é que as empresas construam um plano abrangente de gerenciamento de confiança, risco e segurança de AI chamado de AI TriSM (AI Trust, Risk and Security Management).  

A previsão é que até 2026, as empresas que contarem com esse conjunto de soluções para identificar e mitigar riscos em suas aplicações de AI, aumentarão a precisão de sua tomada de decisão, obterão maior valor comercial, consistência, governança e segurança, pois eliminarão cerca de 80% das informações defeituosas e ilegítimas.  

Gerenciamento contínuo de exposição a ameaças (CTEM) 

Nenhuma organização pode se proteger contra todos os eventos de segurança cibernética. Em vez disso, comprometer-se em fazer o gerenciamento contínuo de exposição a ameaças (CTEM) que mais ameaçam o negócio é um bom plano para evitar invasões. 

Entendendo isso, outra tendência apontada pelo Gartner para 2024 é a criação de uma abordagem pragmática e sistêmica para ajustar continuamente as prioridades de otimização da cibersegurança. 

Esse gerenciamento de riscos se tornará uma tendência por ser uma abordagem de segurança que alinha os ciclos de avaliação de exposição com projetos de negócios específicos ou vetores de ameaças críticas.  

Eu quero

Tecnologias sustentáveis 

A sustentabilidade, que é uma pauta que está em alta nos últimos meses, continuará sendo um assunto importante para o mercado — e para os consumidores que também estão atentos aos hábitos e soluções implementadas nas empresas. De acordo com o Gartner, até 2027, cerca de 25% dos CIOs terão remuneração associada ao seu impacto tecnológico sustentável. 

Cada vez mais empresas criarão uma estrutura de soluções digitais com práticas ambientais, sociais e de governança para apoiar o equilíbrio ecológico e os direitos humanos a longo prazo.  

As tecnologias sustentáveis diminuem o impacto provocado no meio ambiente, reduzem os custos operacionais e fornecem insights que podem ser aproveitados por cada corporação. 

Engenharia de plataforma 

O Gartner aponta que a Engenharia de Plataforma (Platform Engineering), uma abordagem de tecnologia emergente que pode acelerar a entrega de aplicativos e o ritmo em que eles produzem valor comercial, também é uma tendência tecnológica para 2024. 

Previsões indicam que até 2026, ao menos 80% das grandes organizações de engenharia de software devem estabelecer equipes de engenharia de plataforma como provedores internos de serviços, componentes e ferramentas reutilizáveis para entrega de aplicativos. Essa tendência poderá resolver o problema central da cooperação entre desenvolvedores de software e operadores. 

A engenharia de plataforma deve se concretizar como uma tendência porque possui a capacidade de melhorar a experiência e a produtividade do desenvolvedor graças ao fornecimento de recursos de autoatendimento com operações de infraestruturas automatizadas.  

Desenvolvimento aumentado por AI 

A inteligência artificial está mudando a forma como as equipes de engenharia de software projetam, constroem e testam aplicativos.  

Para atender à crescente demanda dos negócios, os líderes de TI devem impulsionar a adoção de ferramentas e práticas de desenvolvimento aumentadas por AI que aprimorem os recursos dos engenheiros de software para fornecer aplicativos de alta qualidade. 

O Gartner prevê que até 2028, 75% dos engenheiros de software corporativos usarão assistentes de codificação de AI — no início de 2023, essa porcentagem atingiu menos de 10%. 

Isso porque, os profissionais de codificação de AI poderão reduzir o tempo e esforço que os engenheiros de software gastam em tarefas de programação, acelerar os testes e aprimoram outros processos.  

Como ficou perceptível, as estimativas para 2024, segundo o Gartner, é que as empresas continuem aproveitando tendências do ano anterior, como AI generativa e tecnologias sustentáveis, e enxerguem espaço para outras inovações que possam desconhecer, como o gerenciamento de confiança, risco e segurança de AI (AI TriSM), a gestão de exposição a ameaças (CTEM), a engenharia de plataforma e o desenvolvimento aumentado por AI. 

Todas elas, independentemente de suas características e funcionalidades, visam ajudar as empresas a crescerem, agregarem valor aos negócios e manter seus processos, aplicações, sistemas e dados em segurança.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.