Muitas empresas querem estar no metaverso, mas não sabem por onde começar. Direcioná-los em meio a esse desafio é fundamental para a sua revenda. Saiba mais!
O metaverso é um ambiente digital imersivo em que os usuários são representados por avatares e podem se comunicar entre si, além de explorar lugares e comprar os mais variados itens.
Para acessar esses espaços virtuais, os usuários devem utilizar equipamentos de Realidade Virtual (VR) e Aumentada (VA), como óculos especiais, por exemplo.
Neste conteúdo, você acompanhará:
- Quem está no metaverso?
- 5 passos para preparar seu cliente para o metaverso
O Gartner prevê que até 2026, ao menos 25% das pessoas devem passar pelo menos uma hora por dia em um metaverso, seja para trabalhar, fazer compras, estudar, conversar com outras pessoas ou aproveitar momentos de entretenimento.
Essa tecnologia já está acontecendo e evoluindo. Por essa razão, empresas de diferentes verticais já anunciaram seus investimentos para garantir seu espaço nos ambientes virtuais do metaverso.
Investir em posicionamento digital, no entanto, pode ser um verdadeiro desafio para as empresas e cabe as revendas orientarem seus clientes rumo à entrada no metaverso.
Leia mais sobre metaverso:
- O que é metaverso e como este conceito pode revolucionar os negócios na internet?
- Realidade aumentada e metaverso: qual a relação entre eles?
- Como o metaverso pode impactar os diferentes negócios?
Mas antes de entender como sua revenda pode preparar seus clientes para o metaverso, a seguir, veja marcas que já entraram nesse universo e estão encontrando novas oportunidades de negócio.
Quem está no metaverso?
No metaverso existe espaço para empresas das mais variadas áreas: tecnologia, moda, games, bebidas, música e tantas outras. Veja alguns exemplos:
Meta
O metaverso ganhou maior notoriedade após Mark Zuckerberg substituir o nome “Facebook” por “Meta”. A marca, que planeja investir cada vez mais nessa tendência, lançou uma plataforma chamada Horizon Worlds.
Ao acessá-la, os usuários encontram um universo virtual repleto de experiências que podem ser exploradas: shows de comédia ao vivo, arena NBA para assistir jogos ao vivo e competir com amigos, apresentações musicais e opções cinematográficas para acompanhar.
Oferece a oportunidade de sair com amigos, conhecer novas pessoas, jogar e participar de eventos em um ambiente 100% online.
Spotify
A Spotify Island, disponível no jogo virtual Roblox, traz novas experiências musicais para os amantes de música. Ao visitá-la, os usuários podem interagir com outras pessoas, criar sons, sair em espaços digitais e desbloquear conteúdos exclusivos.
Nela, os jogadores também podem interagir com artistas e explorar cenários interativos que serão criados ao longo do tempo, como o K-Park, um espaço reservado para homenagear a categoria de música K-Pop.
O Spotify é a primeira marca de streaming de música a entrar para o metaverso.
Lojas Renner
A Renner, varejista de moda brasileira, também encontrou oportunidades nessa tendência e criou o Renner Play, uma loja virtual no jogo Fortinet para os jogadores visualizarem as peças de roupas.
Caso o usuário se interessasse por alguma peça das coleções, bastava acessar um dos QR-Codes espalhados pelo ambiente para ser direcionado para o e-commerce oficial da rede.
Recentemente, a marca resolveu inovar ainda mais e promoveu um desfile totalmente digital com peças em 3D. A experiência permitiu que os usuários pudessem ver detalhes realísticos, como a textura dos tecidos, por exemplo.
Além dessas, outras marcas como Balenciaga, Microsoft, Itaú, Gucci, Adidas e Stella Artois também estão explorando as vantagens proporcionadas pelo metaverso.
5 passos para preparar seu cliente para o metaverso
As empresas estão usando o metaverso como uma estratégia para se aproximar de seus clientes, atrair novos consumidores e promover uma visibilidade uma maior de seus produtos.
No entanto, entrar no metaverso não garante o sucesso dessas marcas. É preciso orquestrar a abordagem certa e considerar uma série de aspectos que podem ser desafiadores para muitas empresas.
Para estar no metaverso, seu cliente precisa:
1. Definir o objetivo e estabelecer uma estratégia sólida para essa migração
Por que é interessante o negócio do seu cliente estar no metaverso? Como dissemos anteriormente, entrar nesse universo não garante a conversão de clientes ou o sucesso da estratégia. Por isso, o primeiro passo é desenvolver uma abordagem interessante, considerando as expectativas e as experiências já existentes dos consumidores para pensar em ações que fariam sentido para o público-alvo.
2. Mapear a jornada do usuário
Com o objetivo e a estratégia definidos, o próximo passo é mapear a experiência do usuário, ou seja, orquestrar o comportamento das pessoas para entender o que seria interessante para ela. A jornada do cliente na internet, como em um e-commerce, por exemplo, faz a diferença na criação do site para deixar os botões intuitivos e o layout atraente para o consumidor. No metaverso acontece a mesma coisa.
3. Adotar tecnologias ágeis e inovadoras
Embora o metaverso seja um ambiente focado na experiência do usuário, para que ele funcione, as marcas e empresas precisam usar tecnologias inteligentes e aprimoradas. Sendo assim, é preciso considerar se os seus clientes já usufruem dessas inovações ou se a sua revenda deve ofertar novas soluções para colocá-los nesses ambientes virtuais, como Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT), 5G e Wi-Fi, por exemplo.
Leia mais detalhes sobre esse assunto: 5 tendências que impulsionarão o metaverso
4. Investir em cibersegurança
Apesar das vantagens, o metaverso também é um espaço virtual que pode desencadear ataques virtuais, roubo de dados e de identidade, dentre outras ações maliciosas. À medida que mais usuários e empresas migram para esse ambiente cibernético, mais os hackers enxergam potencial para a execução de ciberataques.
Para garantir que o seu cliente não seja mais uma vítima, será preciso investir em cibersegurança e identificar soluções compatíveis com esse universo, como ferramentas de gerenciamento de acesso e criptografia, por exemplo.
5. Capacitar os times
À medida que a Transformação Digital avança e novas tecnologias são adotadas, como o metaverso, as empresas precisam capacitar suas equipes para garantir que a execução ocorra corretamente. O papel da revenda é orientar seus clientes quanto à importância de treinar seus colaboradores para que consigam operar nesses espaços digitais, superar desafios e identificar novas oportunidades.
Como você pôde acompanhar, esses são os cinco principais passos para ajudar seus clientes a se adequarem ao metaverso. Ofertar as soluções certas e direcioná-los é essencial para garantir que as estratégias nesses ambientes virtuais realmente funcionem.
Ainda há muito o que ser explorado nesse universo digital, no entanto, à medida que o metaverso evolui, as revendas precisam acompanhar as novidades e identificar oportunidades de negócios para orientar os seus clientes.
Escreva seu comentário