BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

3 boas práticas para reinventar a experiência do cliente no varejo

O comportamento do usuário mudou e é preciso se adequar às novas exigências para que a experiência do cliente no varejo seja mais satisfatória. 

Durante a pandemia da Covid-19, os consumidores se viram obrigados a consumir alimentos, roupas e outros produtos essenciais do comércio eletrônico.  

Enquanto os usuários se acostumavam com essa ideia, as empresas do ramo também precisaram correr para se adequar a essa nova realidade. 

Em meio ao distanciamento social e as paralisações do comércio físico, o consumidor, entretanto, passou a enxergar potencial nessa prática de consumir itens com apenas alguns cliques. Isso porque o comércio on-line é capaz de oferecer facilidades — incluindo a comodidade de não precisar se deslocar até a loja — que o físico não consegue. 

Aproveite para ler também: 

Desde então, o gosto por adquirir produtos na internet permaneceu e impactou o comportamento dos consumidores que agora estão mais exigentes, conscientes e preocupados.  

Nessa nova fase, as empresas varejistas precisam estudar estratégias rápidas, criativas e inovadoras para continuar atendendo às necessidades e expectativas dos clientes — e para se manter competitivas no mercado. 

Isso significa que os seus clientes do varejo devem repensar como se posicionar na vida do usuário, criando experiências de compras que o envolvam e o agradem.  

3 ações para tornar a experiência do cliente no varejo mais agradável 

Se o objetivo for otimizar a experiência do consumidor, seus clientes da área devem estabelecer boas práticas, como, por exemplo: 

1. Adotar novas tecnologias e ferramentas inteligentes

Conforme a Transformação Digital avança e novas tecnologias chegam ao mercado, as empresas do setor devem alavancar novas soluções, ferramentas e plataformas que as ajudem a promover experiências cativantes em toda a jornada do cliente (antes, durante e após a venda). 

Veja alguns exemplos úteis: 

  • Inteligência Artificial: as ferramentas de AI ajudam a empresa a entender o comportamento de seu público por meio de dados, do histórico de produtos e de outras informações. Com isso, é possível otimizar o processo de compra e oferecer ao cliente o que ele necessita. Além disso, também impulsionam o atendimento automatizado para atender a demandas com mais rapidez. 
  • Internet das Coisas: os dispositivos de IoT estão otimizando a cadeia de suprimentos e transformando os processos em tarefas mais ágeis. Também ajudam na gestão de estoque e a identificar quais produtos estão em alta e quais não são comprados há mais tempo para que a empresa possa pensar em estratégias criativas para vendê-los. 
  • Rede de internet 5G: a quinta geração de rede móvel é uma tecnologia que também visa otimizar processos. A partir dela, as empresas varejistas podem otimizar as rotas de entrega para garantir a satisfação do cliente ao receber seu produto, oferecer análises de dados em tempo real e auxiliar de várias outras maneiras.  

New call-to-action

2. Unir o ambiente físico ao digital

O varejo omnichannel é cada dia mais uma realidade para o mercado. O ambiente digital assumiu um importante papel na vida dos usuários e abandoná-lo não é mais uma opção. 

As empresas, portanto, devem estabelecer a convergência entre o físico e o digital a fim de fornecer serviços e experiência que atendam às crescentes expectativas dos clientes.  

As lojas tanto físicas quanto on-line devem se redesenhadas como centros de experiência construídos não apenas para vender produtos, mas também para gerar entretenimento, informação e valor à jornada do cliente. 

Quanto mais os espaços digitais e físicos se conectarem, melhor será a experiência do usuário.  

Para auxiliar seus clientes nessa missão, vale a pena entender mais sobre o assunto e acompanhar quatro passos para tornar o varejo ominchannel.

3. Instaurar ações mais sustentáveis

Apesar de não ser uma novidade, a sustentabilidade é um tema que está em constante crescimento no mercado. Os clientes estão demonstrando uma preocupação cada vez maior quanto ao assunto. 

De acordo com estudos da IBM, estima-se que ao menos 81% dos consumidores em todo o mundo acreditem fortemente que as empresas devem fazer mais para preservar o meio ambiente.  

À medida que o consumismo consciente se fortalece, o varejo deve tornar a sustentabilidade parte de seu DNA para satisfazer as necessidades dos clientes. 

Caso seus clientes tenham dificuldade para exercer essa prática, é válido orientá-los quanto às tecnologias sustentáveis para reduzir os impactos ambientais. 

Como foi possível notar nesse artigo, o varejo está constantemente enfrentando mudanças, visto que o comportamento do usuário também vem passando por transformações.  

Entender as exigências, preferências e necessidades do público tornou-se ainda mais essencial para oferecer as soluções certas e atender todas as demandas. 

Os consumidores, cada vez mais exigentes, agora preferem comprar produtos e contratar serviços de empresas que proporcionam experiências agradáveis, únicas e diferenciadas em qualquer lugar, seja nas lojas físicas ou virtuais. 

Além disso, sustentabilidade, economia, qualidade, facilidade e imersão também são pautas que assumiram papéis importantes para os usuários. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Oportunidades e riscos da internacionalização de soluções de TI

Tudo o que sua revenda precisa saber sobre a internacionalização de soluções de TI está aqui! 

3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI

Potencialize o sucesso da sua revenda: veja estratégias para tornar suas ofertas mais atrativas para seus clientes. 

Dados escaláveis: o que são e por que desbloqueá-los?

Acompanhe o artigo para descobrir a importância dos dados escaláveis para os negócios.