BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como desenvolver uma estratégia eficiente para o 5G?

O 5G promete trazer melhorias significativas para os negócios. Mas, é preciso desenvolver uma estratégia eficiente para aproveitar seus benefícios. Saiba mais:  

A tecnologia 5G no Brasil carrega forte potencial para impulsionar o processo de Transformação Digital nos negócios. A evolução do 4G consegue proporcionar conexão ultrarrápida, navegação altamente confiável e baixo índice de latência.  

Neste artigo, você lerá os seguintes tópicos: 

  • Como o 5G funciona?  
  • O 5G já chegou no Brasil?  
  • Como o 5G muda as estratégias corporativas?  
  • O 5G para a transformação dos negócios  
  • Como montar as estratégias atreladas ao 5G? 

Continue a leitura para saber mais. 

Embora sejam muitos os benefícios proporcionados pela tecnologia, apenas pouco mais de 50% das empresas brasileiras incluíram o 5G em suas estratégias, segundo pesquisas realizadas pela KPMG. 

No entanto, a partir de sua ativação, estima-se que os avanços da quinta geração de internet móvel farão cada vez mais parte do nosso cotidiano, melhorando a qualidade de vida dos usuários e aumentando a produtividade. 

As empresas que não se adequarem ao 5G ficarão para trás, uma vez que a inovação da rede móvel viabilizará avanços em diferentes verticais, como na indústria e no setor automotivo, com os carros autônomos, por exemplo. 

Surge então uma urgência muito grande em preparar estratégias claras para usufruir desta tecnologia, entendendo de que modo ela pode afetar os negócios.    

Veja outros artigos relacionados ao assunto: 

É preciso estabelecer novas perspectivas frente à essa internet móvel. A seguir, descubra como ela funciona e entenda como desenvolver uma estratégia eficiente para o 5G. Saiba mais:  

Como o 5G funciona? 

Assim como o 4G, a internet 5G funciona por meio de ondas de rádio. No entanto, por ser a evolução das gerações anteriores, consegue oferecer velocidade até 100 vezes mais rápida, reduzir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos móveis e tornar a conexão mais estável, criando um universo de possibilidades.  

A rede também é focada na Internet das Coisas (IoT), conceito que visa aumentar a possibilidade de conexão entre dispositivos, garantindo que os objetos conectados consigam se integrar e atuar em sincronia. 

O 5G contribuirá para uma série de avanços tecnológicos, ajudando a reduzir custos, aumentar a produtividade e influenciar a migração para a Nuvem.  

O 5G já chegou no Brasil? 

A implementação do 5G está acontecendo devagar. No Brasil, a tecnologia chegou oficialmente em 2022, sendo Brasília a primeira capital a recebê-la.  

Em outras capitais como Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa e São Paulo, a nova rede móvel também já está ativa em algumas áreas.  

Até 29 de setembro de 2022, todas as capitais brasileiras devem receber o 5G. No entanto, a previsão é de que a tecnologia chegue às demais cidades do Brasil até dezembro de 2029. 

Acelere a modernização da sua empresa!

Como o 5G muda as estratégias corporativas? 

As operadoras de internet conseguirão inovar e aprimorar seus serviços, atendendo novas demandas e locais de uso com conectividade extremamente rápida, graças ao 5G. 

Segundo o Ericsson Mobility Report June 2022, o 5G está escalando mais rápido do que qualquer geração móvel anterior. Até o final de 2022, as assinaturas 5G devem alcançar a marca de 1 bilhão.  

No entanto, em meio ao surgimento dessa inovação tecnológica, as redes estão ficando sobrecarregadas por uma onda crescente de dados e pelo tráfego de dispositivos conectados. 

Sendo assim, para habilitar a nova geração de conexão móvel, as redes devem passar por uma transformação fundamental: elas devem migrar para a Nuvem 

A Intel acredita estar acontecendo a “cloudificação” ou cloudification, em inglês. Um processo para estender tecnologias de nuvem e recursos em toda a rede, tornando-a mais ágil, flexível e escalável. 

A cloudificação transforma as redes para permitir novos serviços e modelos de negócios com a tecnologia 5G, com o intuito de revolucionar a forma como as empresas atuam. 

Isso significa que o 5G apresenta novas possibilidades de inovação que vão além das limitações corporativas de hoje, permitindo novas formas de trabalhar e lidar com desafios de negócios tradicionais. 

O 5G para a transformação dos negócios 

A nova rede móvel pode ajudar a transformar as empresas da seguinte maneira: 

  • Executando processos remotamente (independentemente do quão crítico possa ser); 
  • Automatizando operações; 
  • Utilizando recursos de computação, executando aplicativos na borda; 
  • Controlando, em tempo real, todos os processos de negócios; 
  • Elevando o nível de segurança sem sacrificar o desempenho geral.  

Além disso, a adoção do 5G levará empresas de todos os tipos a aproveitarem benefícios de mobilidade, flexibilidade, segurança e confiabilidade aprimoradas, levando a IoT e aplicativos industriais mais inovadores.  

Como montar as estratégias atreladas ao 5G? 

Arquitetar uma estratégia é a chave para aproveitar todas as vantagens que o 5G têm a oferecer. O primeiro passo para desenvolvê-la é identificar quais melhorias a conexão pode trazer aos negócios e, desta forma, reconhecer as oportunidades que poderão ser aproveitadas, com base em dados relevantes.  

A tecnologia pode ajudar a controlar e analisar processos com alta precisão, quase instantaneamente. Além disso, é importante preparar a força de trabalho, garantindo que os colaboradores estejam prontos e aptos para criação de produtos e serviços habilitados para a tecnologia.  

Conclusão:  

O Ericsson Mobility Report 2019 prevê que a cobertura 5G atingirá 45% da população mundial até o final de 2024. O 5G será a base para estabelecer negócios mais flexíveis, eficientes e responsáveis, melhorando significativamente a rede corporativa, oferecendo novas oportunidades e melhorando a segurança e a sustentabilidade. 

Isso significa que a rápida adoção e entusiasmo pela rede levará as empresas a investirem cada vez mais. No entanto, precisarão contar com estratégias adequadas aos seus negócios para usufruir de todos os benefícios proporcionados pela conexão móvel.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.