BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supply chain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

As empresas já seguiam uma cadeia de suprimentos (Supply Chain, em inglês) muito antes da pandemia, de inovações tecnológicas que estão em alta e de outras mudanças que impactaram o mercado de alguma maneira surgirem. 

Embora os métodos continuem funcionando e até consigam atender às demandas, o mundo mudou e o comportamento dos usuários também. Devido a isso, as organizações temem ficar obsoletas caso não melhorem seus processos de produção e entrega, por exemplo. 

Enquanto isso, há também líderes que querem resistir a essa tendência e manter seus negócios como estão. Nesse caso, a sua revenda pode ajudá-los a enxergar os motivos pelos quais essa transformação tende a ser tão importante para eles.  

Baseado nesses dois cenários, a grande missão das empresas é tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente, contando com a ajuda de ferramentas, tecnologias, sistemas e outras soluções ágeis que possam ajudá-las a se manterem competitivas no mercado.  

Mas o que os clientes da sua revenda devem fazer para transformar a cadeia de suprimentos? Quais são as vantagens de promover essas mudanças? Contamos tudo o que você precisa saber a seguir: 

O que é Supply Chain? 

No glossário do Gartner, Supply Chain é definido como “um grupo de funções e processos focados na otimização do fluxo de produtos, serviços e informações relacionadas desde as fontes de suprimento até os clientes ou pontos de demanda. Ele se estende por vários níveis na rede de fornecedores para os clientes e para os clientes desses clientes.” 

Além disso, para o Gartner, a cadeia de suprimentos “inclui planejamento da cadeia de suprimentos, fornecimento e aquisição, fabricação, distribuição, transporte e serviços dentro de uma empresa e seu ecossistema de parceiros. Os líderes da cadeia de suprimentos podem transformar sua função, gerenciamento e processo." 

Quero me preparar

Como ter uma cadeia de suprimentos inteligente? 

Descubra o que seus clientes precisam fazer para ter uma cadeia de suprimentos inteligente: 

Usando a Inteligência Artificial a favor dos negócios 

O potencial da AI e de suas ferramentas cresce cada vez mais e utilizá-las a favor dos negócios é uma ótima abordagem para as instituições que desejam modernizar seus negócios.  

Para a cadeia de suprimentos, juntamente com os dados, a AI pode ser ótima para assegurar que as decisões sejam tomadas de maneira estratégica e em tempo real.  

A inteligência artificial também é uma tecnologia que ajuda a promover mais automação com o intuito de agilizar tarefas, visando aumentar o desempenho e reduzir custos desnecessários.   

Operando na Nuvem 

Adotando soluções e serviços de nuvem personalizados, seus clientes podem acelerar a inovação e o valor nas redes da cadeia de suprimentos.  

Operando na nuvem é possível processar diversos dados com uma rapidez que os demais serviços não são capazes de oferecer. Além disso, a nuvem é mais acessível e oferece amplas possibilidades para que as empresas possam otimizar cada vez mais suas cadeias de suprimentos.  

Até 2026, de acordo com previsões do Gartner, ao menos um terço das organizações de cadeia de suprimentos utilizará plataformas em nuvem. 

Contando com um parceiro eficiente para fornecer soluções tecnológicas 

Seus clientes estão sempre em busca de novas soluções, ferramentas e serviços tecnológicos que podem ser úteis para aumentar o desempenho, a eficiência operacional e para promover inovação em seus negócios. Isso significa que a sua revenda tem tudo a ver com o sucesso deles.  

Para otimizar a cadeia de suprimentos, as empresas devem ter parceiros que possam ofertar opções compatíveis com suas necessidades.  

Após compreender como é possível tornar a supply chain inteligente, pode ser que o seu cliente não entenda quais são as vantagens relacionadas a essa mudança. Para auxiliá-los, confira o tópico abaixo.  

Por que ter uma Supply Chain inteligente é essencial? 

Tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente pode trazer vários benefícios, como:  

  • Ter acesso a insights e informações que ajudam a solucionar problemas mais rapidamente; 
  • Aumentar a agilidade para atender às demandas dos consumidores e não perder vendas; 
  • Integrar setores para garantir que as equipes estejam alinhadas; 
  • Manter a competitividade no mercado, suprindo demandas e necessidades dos clientes;
  • Reduzir custos operacionais excessivos ou desnecessários;
  • Otimizar e automatizar processos de produção, estoque, entrega e outros;
  • Ter as informações e ferramentas certas para conseguir lidar com cenários diferentes;
  • Traças planos estratégicos em tempo real; 
  • Aumentar os lucros.  

Em conclusão, a cadeia de suprimentos une uma série de processos importantes para o seu cliente, desde a etapa de matéria-prima e produção, até a entrega do produto para os consumidores.  

No entanto, os clientes estão cada vez mais exigentes e ligados à tecnologia. Por essa razão, tornar a supply chain mais dinâmica, prática e inteligente para acompanhar as necessidades dos usuários, faz todo o sentindo para que a empresa se mantenha competitiva no mercado. 

O papel das revendas é ofertar soluções tecnológicas que possam auxiliá-los nessa missão. AI, nuvem e outras tendências podem ser úteis nesse processo para os ajudar tanto a aumentar os lucros e reduzir custos excessivos, até otimizar e automatizar processos no dia a dia.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda. 

O que é computação de borda de multiacesso?

Entenda tudo sobre uma inovação tecnológica que vem sendo apontada como uma das principais tendências para o futuro: a Computação de Borda de Multiacesso.