BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 desafios que a TI está enfrentando com o trabalho remoto

Da segurança a largura de banda, o TI vem passando por desafios expressivos para adaptar o trabalho remoto.

 

O trabalho remoto não é uma novidade, organizações em todo mundo já adotavam essa política de trabalho para parte da equipe ou de maneira integral. No entanto, para muitas empresas e colaboradores brasileiros está sendo uma experiência sem precedentes.

Pegos de surpresa pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a adaptação ao home office trouxe impactos bastante significativos, principalmente, para a TI.

Acompanhe o post e conheça 5 desafios que a TI está enfrentando com o trabalho remoto.

Pandemia e Home Office

A chegada da pandemia levou grande parte dos trabalhadores de volta pra casa. Isso porque o distanciamento social é uma das principais medidas adotadas para evitar a disseminação ainda mais rápida e perversa da doença.

Uma quarentena obrigatória foi imposta em todo mundo, forçando a adoção do trabalho remoto como alternativa de sobrevivência comercial.

Assim, caiu no colo do gestor de TI, de maneira inesperada e sem nenhum plano auxiliar, a responsabilidade de adaptar o negócio para o universo remoto.

Para organizações que já viviam ou começaram a transformação digital, o processo foi menos agressivo. Já para empresas que negligenciaram essa necessidade funcional, a história foi outra.

Da segurança de dados a largura de banda, o TI precisou buscar soluções que atendam as estruturas tecnológicas dos equipamentos pessoais dos colaboradores e a demanda comercial da organização.

Detalhes das redes domésticas e da própria rede corporativa precisaram ser ajustadas para assegurar a continuidade operacional do negócio durante a quarentena.

5 desafios que a TI está enfrentando com o trabalho remoto

Veja a seguir, em detalhes, os 5 desafios que a TI está enfrentando com o trabalho remoto.

1) Local do trabalho

O primeiro desafio que vamos abordar neste post é a qualidade do local de trabalho remoto. O TI não conhece as condições do espaço, a qualidade da rede, largura da banda, sistema operacional da máquina, versões dos programas instalados, sistemas de proteção cibernética, e assim por diante.

Considerando que muitas organizações possuem milhares de colaboradores, a verificação individual passa a ser inviável. Por isso, ele precisa estudar soluções que possam ser empregadas mesmo em locais de acesso complexo e equipamentos menos apropriados.

2) Treinamento operacional

Outro dos 5 desafios que a TI está enfrentando com o trabalho remoto é a capacitação técnica dos colaboradores. Na rotina convencional, basta ligar no departamento de TI

para sanar qualquer dúvida ou problema técnico, certo? Na rotina em home office, o atendimento é um pouco diferente.

O TI deverá instruir a força de trabalho a lidar com problemas técnicos de maneira remota, e dependendo do perfil do colaborador essa tarefa poderá ser um grande desafio.

Algumas das questões mais frequentes são conexão com as redes wifi, proxies, impressão remota, ERP e CRM. Um bom treinamento é extremamente importante para evitar essas adversidades e preparar o usuário para os ajustes e correções necessários.

3) Equipamentos

Assim como dissemos, a qualidade do equipamento pessoal do colaborador pode ser um problema para o TI.

Algumas empresas permitiram que o funcionário levasse a máquina para casa, assim os ajustes nas configurações do trabalho remoto forma mais amenos. Contudo, nem toda organização cedeu tal benefício, levando os colaboradores a usarem equipamentos próprios, que muitas vezes, não são apropriados e não suportam as atividades corporativas.

Com isso, o TI tem um grande dilema. Adaptar máquinas com capacidade inferior à necessária, com largura de banda insuficiente, sem softwares de proteção cibernética, dentre outros, mantendo a qualidade operacional é uma missão praticamente impossível.

4) Comunicação de dados

O acesso a internet também é um dos 5 desafios que a TI está enfrentando com o trabalho remoto. O funcionário pode ter um pacote de dados que não comporte a necessidade das suas atividades profissionais. Diante disso, a empresa precisa adotar medidas emergenciais que permitam aos colaboradores atuarem com qualidade e sem interrupção.

Seja para estar presente em uma videoconferência ou enviar um arquivo essencial, a conexão com a rede deve estar impecável.

5) Política de segurança

Por fim, a última dos 5 desafios que a TI está enfrentando com o trabalho remoto que vamos explorar neste post é a questão da segurança.

Como os equipamentos podem não contar com tecnologias de segurança adequados, o TI deve buscar soluções que proteja os dados empresariais e assegure um tráfego em riscos.

Ataques virtuais de hackers, invasões, sequestro de dados, instalações de vírus, malwares, ransomwares, dentre outros, estão cada vez mais comuns. Por isso, soluções de autenticação e proteção devem ser estruturados com urgência.

O trabalho remoto, certamente, será mantido mesmo após o fim da pandemia, por isso o TI deve buscar soluções permanentes para essa situação.

A busca por tecnologias que sustentem o home office deve ser feito de maneira estratégica e visando futuras práticas para o negócio, que possam ainda otimizar a sua vantagem competitiva no mercado.

 

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Tendências tecnológicas: o que vai impactar negócios e TI em 2026

As tendências tecnológicas para os próximos anos estão redefinindo o papel da TI nos negócios e exigem um novo olhar estratégico por parte das lideranças. 

 

5 estratégias para sua revenda de TI crescer em períodos de alta demanda

Listamos as principais oportunidades para as revendas de TI que desejam aproveitar os períodos promocionais de forma estratégica. Leia o artigo completo! 

 

6 competências estratégicas em AI corporativa para 2026

2026 está próximo e você, como profissional de TI, precisa saber quais competências serão exigidas nos próximos meses. Saiba mais detalhes.