BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Era Multicloud: quais as oportunidades e os desafios para as revendas de TI em 2023?

Em 2023, mais empresas devem migrar para a Multicloud. Com isso, as revendas de TI identificarão oportunidades de negócios, mas também enfrentarão desafios. Saiba mais: 

A aceleração da Transformação Digital gerou uma série de oportunidades – e desencadeou desafios – para os negócios. Para modernizar, potencializar e otimizar processos, empresas de diferentes verticais enxergaram a necessidade de investir em soluções cada vez mais tecnológicas, aprimoradas e abrangentes, como a Multicloud. 

A seguir, acompanhe os seguintes tópicos: 

  • Quais as oportunidades de Multicloud para as revendas?  
  • Quais são os desafios de Multicloud para as revendas? 

A tecnologia, responsável por combinar nuvens híbridas, públicas e privadas por meio da utilização de vários provedores de cloud, está se fortalecendo no mercado e continuará desempenhando papéis maiores e dominantes nos próximos anos. 

Isso vem acontecendo, pois a Multicloud é capaz de potencializar as estratégias em nuvem, beneficiando as empresas com os diferenciais que cada fornecedor tem a oferecer. 

Para Álvaro Rezende, responsável pela Estratégia Técnica de Cloud na América Latina, “a Multicloud é o novo normal”. Dito isso, a tendência é que essa tecnologia seja implementada cada vez mais nas empresas, o que é um ponto positivo para as revendas de TI que estão ofertando soluções dessa categoria. 

O Gartner também prevê números positivos: 40% das empresas devem implementar suas cargas de trabalho corporativas em serviços de infraestrutura e em plataformas em nuvem para otimizá-las e protegê-las. 

Leia outros artigos relacionados ao assunto: 

Para discutir as oportunidades e os desafios relacionados a essa tecnologia, a TD SYNNEX, única distribuidora que tem os 4 maiores players de Multicloud na América Latina, realizou um evento com foco em cloud. O CloudSolv Talk Show aconteceu em novembro de 2022 e reuniu as marcas líderes do mercado: Microsoft, AWS, IBM Cloud e Google. A seguir, separamos algumas informações para você acompanhar: 

Quais as oportunidades de Multicloud para as revendas? 

As revendas de TI devem aproveitar as oportunidades atreladas a essa tecnologia. Como: 

Clientes buscando soluções mais seguras  

O número de ciberataques recorrentes está preocupando as corporações. No terceiro trimestre de 2022, segundo a Check Point Software, o Brasil sofreu um aumento de 37% em ataques virtuais. 

Nesse cenário, fortalecer a cibersegurança corporativa é de suma importância. Por essa razão, as instituições estão buscando serviços voltados à cibersegurança para assegurar que seus dados e processos fiquem devidamente protegidos contra quaisquer ameaças. 

Mas por que a Multicloud seria uma boa solução para esse problema de segurança? Porque garante que as empresas consigam aproveitar as ferramentas de proteção de diferentes fornecedores de nuvem.  

Em 2022, a Red Hat identificou que 46% das empresas tinham a cibersegurança como prioridade para os investimentos. Para o próximo ano, o esperado é que esse número suba rapidamente. 

Oferecer suporte aos clientes após a migração  

Alguns clientes ainda têm medo de mover seus dados e processos para a Multicloud. Para minimizar essa insegurança e promover confiança, as revendas de TI costumam ofertar diversas soluções. No entanto, após o cliente contratá-las e realizar a migração de fato para essa tecnologia, as revendas se esquecem de oferecer o suporte necessário. 

Não basta somente vender os serviços, é fundamental que as revendas de TI auxiliem seus clientes, mostrando funcionalidades e oportunidades de sucesso.  

Efetuar reuniões técnicas para esclarecer dúvidas sobre o melhor cenário de Multicloud, estabelecer planos de migração e otimização, implementação de monitoramento, performance e workloads de segurança são algumas das ações que podem ser movidas pelas revendas para oferecer suporte ao cliente. 

Além de tudo isso, o suporte ao cliente o ajuda a identificar oportunidades de crescimento e melhorar o engajamento das soluções contratadas.  

Mercado de armazenamento Multicloud crescendo 

As empresas estão lidando com um número excessivo de dados, informações e documentos. No entanto, gerenciá-los nem sempre é uma tarefa fácil, assim como armazená-los em um local seguro. Por essas razões, muitos clientes estão prestando mais atenção na capacidade de armazenamento de arquivos que a Multicloud oferece. 

O Gartner aponta que, ao buscar consistência de dados distribuídos, cerca de 75% das empresas implementarão ferramentas para logística de dados Multicloud até 2024.  

Embora o armazenamento de arquivos na Multicloud já esteja entre as principais prioridades de gastos nas empresas, a tendência é que esse investimento seja ainda maior nos próximos anos. A estimativa é que esse mercado continue crescendo e, até 2032, chegue a US$ 111,33 bilhões. 

Após acompanhar algumas das oportunidades que podem ser aproveitadas pelas revendas de TI, veja agora quais podem ser os desafios a serem enfrentados também: 

Iniciar minha jornada

Quais são os desafios de Multicloud para as revendas? 

Apesar da Transformação Digital oferecer várias oportunidades, ela também traz uma série de desafios de Multicloud que deverão ser enfrentados pelas revendas de TI. Veja alguns exemplos: 

Expandir o portfólio e ofertar soluções modernas  

Com novas tecnologias e tendências surgindo no mercado, os clientes estão ficando mais exigentes e buscando soluções modernas e inovadoras. Sendo assim, as opções tradicionais não atendem mais suas expectativas e necessidades.  

Para as revendas de TI, isso significa que contar com um distribuidor Multicloud que se preocupa com essa questão e conta com fornecedores que estão constantemente trabalhando em aprimoramento e inovação pode ser crucial para manter os clientes satisfeitos. 

Omar Pons, Distribution Senior Manager AWS, citou no evento CloudSolv Talk Show que "falta parceiros capacitados para atender à demanda de cloud para clientes existentes".  

Felizmente, o Gartner aponta que, até 2024, grande parte dos aplicativos legados receberá algum investimento de modernização, ou seja, os fornecedores também parecem estar preocupados com essa questão e devem trabalhar continuamente para que seus serviços não se tornem obsoletos.  

Trabalhar com plataformas estáveis e confiáveis 

A complexidade nas empresas está crescendo. Para atender às novas demandas, armazenar dados e otimizar processos, os clientes estão enxergando potencial em migrar para a Multicloud.  

Tendo conhecimento disso, as revendas de TI devem ficar atentas quanto ao distribuidor e quanto às plataformas que incluem em seu catálogo de serviços para não desencadearem ainda mais complexidades e desafios para os negócios. Trabalhar com plataformas estáveis e confiáveis é fundamental para simplificar as tarefas em vez de complicá-las ainda mais.  

Aumentar skills  

Uma estratégia de Multicloud bem-sucedida requer muito mais do que tecnologia. Humberto Menezes, VP & General Manager da TD SYNNEX Brasil, ressalta que "está fácil vender, porém não está fácil implementar".  

Isso indica que as revendas devem contar com um distribuidor Multicloud que, além de ferramentas e recursos, forneça pessoas especializadas para simplificar a entrega de soluções.  

Arquitetos altamente qualificados e certificados ajudam a expandir habilidades e competências tecnológicas. "Pessoas certificadas e capacitadas é o que vai destravar as oportunidades", afirma Omar Pons. 

Conclusão: 

As empresas estão lidando com um intenso fluxo de documentos e dados corporativos. Suas cargas de trabalho também mudaram e estão mais modernas graças às tecnologias promovidas pela Transformação Digital. Devido a esses novos cenários, a tendência é que mais instituições migrem para a Multicloud por ser uma solução capaz de lidar com essas demandas e ainda promover mais segurança para os negócios.  

Com a migração para nuvens diferenciadas em alta, as revendas de TI, no entanto, deverão enfrentar alguns desafios e identificar oportunidades que possam ser aproveitadas. Felizmente, para evitar complexidades e ofertar soluções modernas para seus clientes, as revendas podem contar com a TD SYNNEX, distribuidora de Multicloud que se posiciona como uma empresa do futuro.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.