BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio! 

A disrupção digital está acontecendo e as empresas que souberem aproveitá-la, serão capazes de atender às necessidades e expectativas de seus clientes com mais propriedade do que faziam há alguns anos.  

Se antes as pessoas estavam acostumadas a ligar para uma empresa e esperar minutos ou até horas para ser atendido e ter suas dúvidas respondidas, hoje a realidade é completamente diferente.  

Agora as expectativas são outras: atendimento em poucos minutos, envio de mensagens para tirar dúvidas, ou simplesmente acessar meios de comunicação, sistemas e aplicativos de sua preferência para encontrar os produtos e serviços que procuram.  

O relatório anual State of the Connected Customer identificou que para 86% dos clientes, a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos e serviços. Isso significa que chegou a hora de incluir na estratégia de atendimento uma importante aliada: a tecnologia. 

Neste artigo, você entenderá como a tecnologia pode ser uma boa aliada para oferecer aos consumidores aquilo que eles querem: atendimento personalizado e de qualidade em pouco tempo. Saiba mais: 

Por que a experiência do cliente é importante? 

Nos últimos anos, a experiência do consumidor se tornou um tema de grande relevância para as empresas, principalmente porque oferecer uma jornada satisfatória para o usuário, hoje em dia, se tornou essencial para estreitar um bom relacionamento com os clientes e garantir que suas expectativas sejam superadas. 

Essa experiência, além de ser importante devido a esses aspectos, também é a principal abordagem para fidelizar clientes, uma vez que se não estiverem satisfeitos com seu negócio, provavelmente buscarão um concorrente capaz de entregar o que procuram. 

Seja um parceiro

Sendo assim... 

3 maneiras de garantir a melhor experiência do cliente usando a tecnologia como aliada 

Os clientes querem solucionar seus problemas de uma forma agilizada e personalizada, sem demora, filas e longas horas aguardando em uma ligação.  

A Transformação Digital, com seus avanços tecnológicos, tem mostrado que a tecnologia se tornou a ferramenta chave para garantir que as empresas obtenham vantagem competitiva no mercado em que atuam e, ao mesmo tempo, garantam experiências mais satisfatórias para seu público. 

Por isso, os negócios que querem providenciar uma jornada memorável e diferenciada para seus clientes devem: 

1. Ter um banco de dados unificado com as informações do cliente 

Para garantir experiências personalizadas de acordo com as características e necessidades de cada cliente, é preciso contar com uma solução prática e inteligente: um banco de dados unificado com todas as informações relevantes dos consumidores. 

É uma boa estratégia para transformar os dados brutos em insights de alto valor que serão usados para orientar a tomada de decisões e diferenciar as ofertas de acordo com o perfil dos usuários.  

2. Investir em automação  

Com o mundo cada vez mais conectado, investir em automação e em tecnologias como AI (Inteligência Artificial), Machine Learning e IoT (Internet das Coisas) é uma das abordagens mais inteligentes a ser colocada em prática para as empresas que querem solucionar os problemas de seus clientes com mais agilidade, considerando todos os fluxos de trabalho e etapas da jornada do cliente.  

Acompanhe também: 6 formas que a Inteligência Artificial pode transformar a experiência de seus clientes. 

3. Oferecer atendimento de qualidade em diferentes canais 

Seus clientes querem ter suas questões atendidas independentemente do canal em que tiverem acesso. Por essa razão, oferecer atendimento ágil, personalizado e de qualidade em diferentes meios, sistemas, plataformas, aplicativos e sites, por exemplo, é essencial para criar conexão e garantir que as expectativas sejam superadas.  

Atualmente, o uso de chatbots, por exemplo, tem se popularizado cada vez mais, já que a AI pode ajudar a deixá-los mais humanizados e práticos para responder dúvidas e, se necessário, encaminhar o atendimento para um colaborador ou outro sistema mais eficiente, se baseando nas necessidades de cada usuário.  

Leia também: 3 boas práticas para reinventar a experiência do cliente no varejo. 

Como ficou perceptível, a experiência do cliente se tornou uma das principais preocupações das empresas. Isso porque esse contato com o usuário agora ficou mais forte para os próprios consumidores — que estão cada vez mais seletivos.  

Portanto, entender seus problemas, personalizar conversas, criar conexão de qualidade e orientá-los para que consigam solucionar seus problemas de maneira facilitada faz com que o público dê cada vez mais valor para aquele negócio. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como ajudar seus clientes a alcançarem o sucesso digital?

O que os clientes da sua revenda precisam fazer para impulsionar o sucesso digital? Nós te contamos!