As empresas estão cada vez mais recorrendo à essa tendência para fortalecer o relacionamento com seus clientes.
Os consumidores exigem, cada vez mais, atendimentos ininterruptos. Por isso, as empresas estão reconhecendo a importância de avançar continuamente para proporcionar melhores experiência aos clientes. No entanto, silos entre marketing, comércio e grupos de cadeia de suprimentos muitas vezes inibem tais iniciativas.
De acordo com uma nova pesquisa da Forbes Insights, 62% dos executivos concordam que é uma prioridade fornecer um atendimento mais personalizado, transparente e consistente. Para isso, as organizações estão aproveitando cada vez mais os recursos da Inteligência Artificial.
Esse conceito também abrange Machine Learning - Aprendizado de Máquina (ML), Processamento de Linguagem Natural (PLN) e mesmo Automação de Processos Robóticos (APR).
Essas tecnologias estão ajudando as empresas a investirem em ações e estratégias para melhorar a experiência do cliente e a previsão de demandas e otimizar inventários para detectar e intervir em casos de insatisfação.
Como a AI se relaciona com a experiência do cliente?
O mundo dos negócios, de maneira geral, precisa de muitas estratégias eficazes para manter os seus consumidores satisfeitos. Entregar uma melhor experiência é apenas uma delas.
O Gartner diz que até 2021, 15% de todas as interações de atendimento ao cliente serão totalmente gerenciadas pela AI, um aumento de 400% em relação a 2017. Ela tem a função de aprender e melhorar continuamente, reunindo dados estruturados e não estruturados para formular e testar hipóteses para buscar novos insights. A seguir, seguem 6 soluções que impactam os clientes:
• Visibilidade: é possível integrar marketing, vendas e cadeia de fornecimento para criar uma empresa muito mais responsiva. Assim, é possível ter uma melhor visibilidade para otimizar os recursos e melhorar a experiência do cliente.
• Agentes inteligentes: os Chatbots podem vasculhar montanhas de dados e fornecer, aos consumidores, com rapidez as melhores respostas. Esses agentes reduzem bastante a demora para obter a informação ou ação que eles precisam - para não mencionar a redução significativa do call center. É importante notar também que muitas pessoas preferem e são mais ativos e abertos com agentes inteligentes do que com humanos.
• Soluções inteligente: agentes inteligentes podem, também, ajudar os esforços internos. A Inteligência Artificial pode ser usada para reunir informações necessárias, ajudando os trabalhadores a obterem os dados certos com menos esforço e erros.
• Previsão de necessidade dos clientes: empresas e seus clientes se beneficiam quando campanhas de marketing apresentam ofertas adequadas. Usando AI para melhorar a segmentação faz com que os resultados sejam mais efetivos e relevantes para o público-alvo.
• Previsão de demanda: nada prejudica mais a experiência de compra do que uma falta de estoque, atrasando a entrega. A Inteligência Artificial pode sintonizar dados internos de vendas e tendências externas mais amplas para apresentar previsões de vendas mais oportunas e precisas.
• Causas por trás das pontuações baixas: quando as perguntas certas são feitas na hora certa, os clientes podem fornecer um feedback ainda melhor. Claro, uma equipe ou um sistema de análise de texto offline pode decifrar os comentários dos clientes recebidos há dois dias. Mas uma solução em tempo real pode facilitar uma conversa real com o consumidor naquele momento.
Seguir em frente
A Inteligência Artificial está aqui para ficar. Melhor ainda, para oferecer grandes recompensas para os exploradores que encontrarem os casos de uso corretos. As empresas inovadoras já começaram a integrar essa tendência em suas operações diárias. Líderes estão mudando suas práticas por meio de uma melhor compreensão das causas raízes das más experiências.
Escreva seu comentário