Entenda o significado do termo Disrupção Digital e conheça quais são as principais tecnologias para as empresas impulsionarem a transformação de seus negócios.
Disrupção digital (ou Digital Disruption) é o termo utilizado para explicar o efeito das tecnologias digitais sobre os modelos tradicionais de negócios, ou seja, a evolução tecnológica que rompe e supera as tecnologias existentes. A partir dela, tornou-se necessário reformular a forma de fazer negócios para que as empresas continuem tendo espaço no mercado e sendo competitivas.
Neste artigo você acompanhará:
- O que é Disrupção Digital
- 5 tecnologias disruptivas
Continue acompanhando o conteúdo para saber mais.
Esse processo de transformações afeta o ambiente de negócios e também a sociedade como um todo. É um fenômeno que provoca mudanças significativas no uso de tecnologias e na forma como as empresas vendem e interagem com seus clientes.
A TI passa a estar presente em todas as atividades e não é mais apenas um serviço específico. A convergência da computação em nuvem, mobilidade, plataformas sociais e Big Data tem possibilitado a transformação das práticas e processos dos negócios, exigindo a criação de novos modelos de gestão de tecnologia.
O momento é de rupturas devido a essa revolução digital e as corporações que não se adequarem a ela poderão deixar de existir. Atualmente, ser uma empresa digital é questão de sobrevivência, por isso, aquelas que já estão se adaptando conseguirão perceber as melhorias nos negócios mais rapidamente.
Leia também:
- 5 maiores mitos sobre a Disrupção Digital desvendados
- Quais tecnologias disruptivas as empresas devem implementar?
A disrupção digital cria uma mudança completa na forma de fazer negócios. Ao acelerar o processo total de digitalização, a empresa vai muito além de apenas automatizar as atividades existentes, todos os seus processos são reinventados, etapas e documentações são reduzidas, facilitando a tomada de decisões.
Para conseguir passar por essas transformações, as empresas precisam reestruturar sua TI, mudando a infraestrutura, capacitações e, principalmente a cultura corporativa. Apesar dos desafios, as corporações precisam encontrar formas de implementá-la e, para aproveitar suas vantagens, precisam adotar abordagens sistemáticas que avaliam como sair do nível de “executar a TI de forma mais eficiente” e passar, realmente, para o nível de “geração de mudanças disruptivas no negócio”.
As empresas precisam adquirir novas tecnologias que irão ajudar no processo de transformar seus negócios e romper com os métodos tradicionais. Confira o top 5 dessas tecnologias disruptivas que irão revolucionar o mercado totalmente e gerar grande vantagem competitiva:
Veja 5 tecnologias disruptivas:
1. Inteligência Artificial (AI)
Soluções de AI podem interagir com os usuários, aprender seus comportamentos e detectar suas necessidades. Essa tecnologia emergente está sendo cada vez mais utilizada por empresas na automatização de processos e utilização de assistentes digitais, que possibilitam a criação de experiências personalizadas e de alta qualidade, o que aumenta a fidelidade dos clientes, reduz gastos, melhora a produtividade e otimiza as atividades comerciais.
2. Realidade Virtual (RV) e Aumentada (RA)
A RV é a imersão total em ambiente digital interativo criado, enquanto a RA é uma sobreposição de informações e experiências digitais no mundo físico. A primeira pode desempenhar um papel disruptivo nas aplicações do consumidor, já a segunda tem o potencial de alterar totalmente a experiência dos clientes e a forma como os funcionário realizam seu trabalho.
3. Internet of Things (IoT)
IoT tem um papel fundamental na transformação digitale causará grande impacto nos negócios devido às analises e obtenção de insights de dispositivos conectados que mostram uma quantidade infinita de dados que serão úteis para atender a demandas específicas de cada tipo de negócio.
4. Tecnologia Cognitiva
É possível utilizar o aprendizado avançado de máquinas para descobrir informações úteis, aprendendo continuamente por meio da imitação de funções cognitivas humanas. Essa tecnologia permite criar um valor único e altamente diferenciado para os clientes e melhorar os processos internos.
5. Tecnologias híbridas sem fio
São interfaces e softwares que permitem aos dispositivos alavancar e traduzir simultaneamente dois ou mais provedores, protocolos e bandas com frequências diferentes. Assim tudo passa a estar conectado e com uma nova infraestrutura de comunicação. Além disso, são criadas soluções avançadas de análise de envolvimento que geram novas aplicações capazes de entender, antecipar e atender às novas necessidades dos clientes rapidamente.
Diversos aspectos são essenciais para que o processo de reinvenção corporativa funcione. Por isso, a empresa precisa contar com especialistas para apoiá-las em seus estágios iniciais de absorver as novas tecnologias, realizar testes e, assim, utilizar aquelas que se adequarem e descartar os que não forem apropriadas aos negócios. Essa transformação significa uma total mudança de mentalidade e apenas assim é possível conduzir estas rupturas e ainda se manter à frente no mercado.
Escreva seu comentário