BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

7 mitos e verdades sobre a computação em nuvem

É um caminho sem volta: a computação em nuvem tornou-se uma das estruturas de TI mais utilizadas por empresas que trilham o caminho para a transformação digital nos últimos anos. Para especialistas, trata-se da grande aceleradora da inovação atualmente.

A computação em nuvem (ou cloud computing) também traz vantagens competitivas às organizações, pois além de modernizar a gestão, tornam seus times de TI mais produtivos para agirem com maior rapidez e eficiência.

Fatores como custos de operação também colocam a cloud computing como uma das prioridades das empresas que ainda não a utilizam. De acordo com dados da Accenture, publicados pelo Portal TIInside, empresas que migraram para a nuvem durante a pandemia tiveram uma economia média de 11%.

A cibersegurança também é uma das preocupações no radar dos CIOs. Um relatório da Gartner sobre tendências em TI aponta que até 2025, 60% das grandes organizações pretendem melhorar a privacidade usando um ou mais tipos de tecnologia, entre elas a computação em nuvem.

 

Computação em nuvem: uma “nova” moda?

As discussões sobre a nuvem parecem recentes devido aos esforços que organizações fizeram para adequar rapidamente suas infraestruturas ao trabalho híbrido durante a pandemia. Na realidade, elas começaram bem antes disso.

Uma pesquisa sobre o futuro da computação em nuvem publicada em um artigo da Forbes em 2018 já trazia insights sobre o tema. A Inteligência Artificial e o Machine Learning foram apontados como um dos principais catalisadores para impulsionar a computação em nuvem.

Mas o que isso significa? Lembra que no início deste artigo comentamos que a computação em nuvem propicia a inovação? Ao convergir outras tecnologias e ferramentas, a cloud computing possibilita que toda a arquitetura de TI seja renovada, agilizando processos e atualizando novas abordagens.

Embora a computação em nuvem não seja uma novidade que acabou de nascer, essa tecnologia ainda é cercada de dúvidas e receios. Por isso, separamos 7 mitos e verdades para ajudar você a compreender essa tendência que só cresce no mundo. Um spoiler: no fim do artigo, temos um conteúdo bônus para você!

KNOW - GRADE INSTITUCIONAL - SEMANA 2 - CTA BLOG

7 mitos e verdades sobre computação em nuvem

1. Computação em nuvem é apenas para grandes empresas

O mito mais comum de todos. Um levantamento da Canalys mostra que no primeiro trimestre de 2021 os serviços na nuvem cresceram 35% no mundo todo, atingindo investimentos de US$41,8 bi por empresas de diversos setores.

Por ser ajustável, a computação em nuvem atende a todos os tamanhos de organizações. Startups, por exemplo, são empresas que começam pequeno e expandem rapidamente porque usam a tecnologia a favor de seus negócios. Além disso, muitas soluções são on demand, ou seja, se adequam a cada necessidade.

2. A nuvem agiliza os processos

Verdade. Uma das maiores vantagens da computação em nuvem é poder acessar informações de qualquer lugar, a qualquer momento. Isso oferece autonomia não apenas aos gestores, mas à empresa como um todo.

3. A computação em nuvem é segura

Verdade. Ambientes em nuvem são bastante seguros, pois muitas arquiteturas armazenam os dados em ambientes híbridos e contam com sistemas de segurança modernos, aumentando a proteção contra ataques hackers.

Como a distribuição de informações está em locais diversos, os serviços correm menos chances de sofrerem interrupções. Outro ponto é que provedores de serviços mantêm backups constantemente, podendo ser recuperados caso algum incidente aconteça aos data centers.

4. É um serviço caro

Mito. Construir um data center do zero consome muito mais recursos do que adotar soluções de computação em nuvem, já que a empresa seria a responsável pela manutenção, troca de equipamentos ociosos e atualizações de sistema.

5. É uma tecnologia fácil de operar

Verdade. Os provedores de computação em nuvem oferecem soluções previamente configuradas, permitindo a execução com poucos comandos. Os serviços também contam com ferramentas de gestão, como dashboards, relatórios e visibilidade de todo o ambiente.

6. A mão de obra em TI será reduzida

Mito. Com a implementação da computação em nuvem, os profissionais de TI deixam de ser operacionais e adotam um papel mais estratégico. Portanto, será necessário ter uma equipe para suporte ao cliente, realizar instalações e verificar processos.

7. Pode ser usada para dados sensíveis

Verdade. Não é preciso manter dados importantes localmente e desconectados da cloud. A segurança e versatilidade oferecidas pela computação em nuvem permite que um ambiente remoto esteja conectado apenas a um servidor local.

 

Conteúdo bônus!

Saber identificar o que é mito ou verdade sobre a computação em nuvem é importante, mas conhecer as soluções em cloud disponíveis no mercado pode ajudar a oferecer o produto certo para sanar as dores dos seus clientes.

Por isso, a capacitação é crucial para obter excelentes resultados nas vendas de TI. O curso Red Hat Open Hybrid Cloud mostra a você como é possível acelerar a inovação no ambiente hybrid cloud. Se a necessidade é oferecer proteção contra ciberataques, o programa Checkpoint Cloud Security ensina como ter capacidade de resposta.

Esses e outros cursos você encontra no K•NOW!, a plataforma EAD gratuita especializada no mercado de TI brasileiro. São diversos programas com uma linguagem simples e didática. Ao final do curso, é emitido um certificado de conclusão.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Suporte e gestão de multicloud: quais os desafios das revendas de TI e como superá-los?

Para garantir que os clientes possam ter as melhores soluções em nuvem, independentemente do fornecedor, é necessário fechar parceria com distribuidores confiáveis do mercado.  

Qual a importância dos treinamentos e certificações para revendedores de multinuvem?

A especialização dos profissionais de TI tornou-se um diferencial para as revendas que querem se destacar no mercado de Hybrid Multicloud. 

Quais etapas as revendas de TI devem seguir para ter sucesso na migração de seus clientes para a nuvem?

Para garantir que os clientes tenham sucesso na migração para a nuvem, as revendas de TI não podem pular etapas. Entenda mais detalhes sobre o assunto: