BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Data center do futuro: como será a nova estrutura?

O Data Center precisa evoluir para se adaptar às tecnologias que estão surgindo. Entenda como será a nova estrutura do servidor!  

A pandemia e as mudanças provocadas pela Transformação Digital desencadearam a urgência de administrar, proteger e armazenar os dados corporativos em um ambiente seguro. 

Acompanhando a leitura deste artigo, você lerá os seguintes tópicos: 

  • A modernização do data center  
  • Como é um data center do futuro? 

Em meio a este cenário, o Data Center se tornou indispensável para auxiliar com o excesso de novas demandas e informações, assim como para impulsionar a produtividade entre os times, gerar valor e aumentar o potencial competitivo do negócio.  

No entanto, embora essencial para o funcionamento de uma empresa, os data centers também precisam evoluir para adaptar-se às novas tecnologias que estão surgindo. Servidores tradicionais já estão sentindo este impacto e devem enfrentar desafios cada vez maiores. 

Veja outros artigos que podem te interessar: 

Cada vez mais empresas estão enxergando valor na modernização de seus data centers. A seguir, conheça as principais características desta tecnológica e veja o que um data center moderno pode fazer: 

A modernização do data center 

O volume de dados nas corporações está cada vez maior, assim como a demanda massiva de entrega de informações.  

Em meio a isso, surgiu a necessidade de contar com um data center moderno e capaz de disponibilizar servidores atualizados, ágeis e adaptáveis às novas tecnologias que vêm acompanhando a Transformação Digital.  

O "data center do futuro" oferece uma estrutura mais atualizada, além de acompanhar melhorias significativas para os negócios. Sua evolução permite que as empresas aprimorem seus produtos e serviços com mais facilidade, usando dados em tempo real para execução de ações mais rápidas. 

Faça o curso no KNOW!

A tecnologia também consegue extrair insights poderosos, garantir que os dados estejam sempre disponíveis para uso, armazenar dados com segurança, realizar backup, garantir a recuperação de desastres, além de gerenciar dados e rede. 

As instituições podem escolher trabalhar com uma solução própria (83% das empresas escolhem esta alternativa, segundo o estudo IDC Predictions de 2021), terceirizada ou há também a possibilidade de usar serviços baseados em nuvem como os data centers da AWS da Amazon, por exemplo, projetados para prever e tolerar falhas.  

Segundo estimativas do Gartner, até 2025, os data centers em nuvem podem gerar um aumento de 30% da eficiência operacional das empresas, pois implementarão robôs avançados com recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning.  

Como é um data center do futuro? 

O que um data center precisa ter para ser considerado “moderno”? Listamos 4 componentes que serão cruciais para a nova estrutura:

1. Estrutura física atualizada 

Um data center é formado por servidores, recursos de armazenamento e dispositivos de rede. No entanto, para atender às demandas que estão surgindo e conseguir lidar com o excesso de dados corporativos, a nova estrutura deve ser reestruturada, considerando melhorias físicas (energia elétrica, refrigeração e telecomunicação) para promover alto desempenho enquanto estiverem funcionando.

2. Fonte constante de energia

O data center moderno deve funcionar adequadamente e de forma ininterrupta, ou seja, sem quedas de rede que possam comprometer os dados e os servidores em geral. Sendo assim, as empresas deverão investir cada vez mais em geradores, no-breaks e no fornecimento de energia adequado para os negócios.   

3. Sistema de refrigeração eficiente

Uma empresa deve utilizar diversos computadores com alta performance e processadores robustos. Com isso, a temperatura dos equipamentos deve subir cada vez mais e caso não seja controlada por um sistema de refrigeração eficiente, as chances de causar danos e incêndios são bem altas. É essencial investir em equipamentos de refrigeração para manter os data centers climatizados. 

4. Segurança de dados

Um data center modernizado precisa comportar uma grande quantidade de informações relacionadas à corporação e aos seus clientes. Além de armazená-las, é fundamental que a tecnologia promova a segurança necessária para manter os dados protegidos. O data center deve oferecer recursos de proteção, tanto para as camadas físicas quando para os ambientes digitais.  

Dentre os exemplos de segurança podemos ressaltar a importância de ter controle de acesso aos servidores e trabalhar com softwares capazes de identificar ameaças cibernéticas, por exemplo. 

Conclusão: 

As mudanças provocadas nos últimos anos exigiram que os data centers se aperfeiçoassem para ficarem alinhados às novas tecnologias que estão surgindo. Além disso, a modernização dessa tecnologia tornou-se crucial para atender às demandas e o excesso de dados corporativos que vêm sendo armazenados, gerenciados e utilizados pelas instituições. 

Os data centers que se mantiverem desatualizados estarão suscetíveis a ataques virtuais aprimorados e a outros problemas que surgirão com o passar do tempo. Por isso, é crucial se preparar para o que está por vir, sem prejudicar os negócios.  

A nova estrutura do data center deve ser segura, flexível, aprimorada, bem refrigerada e com várias outras características que ajudem a manter os dados seguros e acessíveis.   

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Gestão de risco de data center: 4 passos para ser bem-sucedido

Acompanhe o passo a passo para promover uma gestão de risco de data center bem-sucedida nas empresas: