BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Por que capacitar as equipes para o uso da AI generativa?

Apenas 1 em cada 10 profissionais tem habilidades com inteligência artificial. Com o avanço da AI generativa, esse número é preocupante. 

Desde o surgimento do ChatGPT e de outras plataformas (de 2022 pra cá), a Inteligência Artificial Generativa ganhou destaque no mercado e logo se tornou uma tendência com forte potencial de investimento para os próximos anos. 

Neste artigo, você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • A falta de pessoal qualificado tem atrasado a implementação da AI generativa  
  • Quais habilidades os líderes estão priorizando?  
  • Como capacitar equipes para o uso correto da AI generativa? 

A tecnologia, reconhecida como um tipo de AI, consegue criar imagens, códigos, vídeos e materiais diversificados do zero com base no aprendizado de dados e de padrões disponíveis na internet, em aplicativos e sistemas. 

Para entender a fundo sobre a tecnologia, leia o artigo: o que é AI generativa e o que ela representa para os negócios? 

Os especialistas acreditam que cada vez mais organizações buscarão ferramentas de AI generativa para otimizar seus negócios, automatizar tarefas e criar estratégias mais criativas para agradar ao público. 

No entanto, embora as previsões relacionadas a essa tendência sejam boas, existe um problema que está atrasando a adoção dessa tecnologia nas empresas: a falta de profissionais qualificados para usar e administrar corretamente a AI generativa. Saiba mais a seguir. 

A falta de pessoal qualificado tem atrasado a implementação da AI generativa 

O entusiasmo com os avanços da AI generativa tem feito as empresas considerarem estratégias rápidas para colocar a tecnologia em prática.  

Além das organizações, uma recente pesquisa da Salesforce mostrou que 58% dos colaboradores globais também estão animados com a possibilidade de usar a inteligência artificial generativa no ambiente corporativo. Porém, apenas 1 em cada 10 profissionais globais têm habilidades de AI sob demanda. 

O estudo também revelou que, embora mais da metade dos líderes de TI nos EUA digam que sua empresa já está usando ou experimentando a tecnologia, 66% deles acreditam que seus funcionários ainda não têm as habilidades necessárias para alavancar a tecnologia com sucesso. 

Isso significa que a qualificação deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade para as empresas que desejam usar a AI generativa corretamente em seus negócios.  

Quais as próximas tendências de AI para ficar de olho? Montamos um artigo completo para você ficar por dentro das novidades. Leia aqui. 

New call-to-action

Quais habilidades os líderes estão priorizando? 

Embora as empresas estejam otimistas a respeito do potencial oferecido pela inteligência artificial generativa, seus colaboradores ainda não possuem o know-how suficiente para usufruir ao máximo dessa tecnologia em constante avanço — 62% dos colaboradores reconhecem a falta de habilidades para usar a AI generativa de forma segura e eficaz. 

Por isso, ter conhecimento nessa categoria nunca foi um requisito tão importante para as empresas. De acordo com a Pesquisa de Habilidades Digitais da Salesforce, 57% dos líderes estão em busca de profissionais com habilidades éticas em AI.  

No estudo, os líderes também classificaram quais “soft skills” (termo denominado a um conjunto de competências relacionadas ao comportamento humano) julgam importantes para esse cenário. As que mais se destacaram foram: habilidades criativas (56%), de relacionamento com o cliente (53%) e de liderança (51%).   

Veja outras 6 soft skills que o profissional de TI precisa para ter sucesso na era digital.  

Como capacitar equipes para o uso correto da AI generativa? 

Capacitando as equipes para usar as ferramentas de AI generativa corretamente, os líderes empresariais têm a oportunidade de tornar suas forças de trabalho mais fortes e suas empresas mais resilientes.  

Para preparar os times, os primeiros passos são: 

  • Direcionar o percurso de aprendizado, promovendo treinamentos contínuos e certificações que abordem noções básicas de AI generativa; 
  • Implementar e cultivar uma cultura organizacional capaz de alinhar o uso das ferramentas de AI generativa aos valores e objetivos da empresa; 
  • Atribuir novas funções aos líderes para que possam acompanhar de perto a performance dos colaboradores e identificar erros, dificuldades e pontos de melhorias. 

Para facilitar o processo de implementação, leia o artigo: como estabelecer uma política de uso para a AI generativa nos negócios? 

Como ficou perceptível, a inteligência artificial generativa é uma tecnologia que vem apresentando enormes oportunidades para as empresas das mais variadas verticais.  

No entanto, para que a sua adoção seja bem-sucedida, as equipes devem estar preparadas para usufruir do potencial oferecido por ela. As habilidades técnicas e pessoais serão as grandes responsáveis pelo sucesso da AI generativa nas empresas.  

O que seus clientes têm feito para promover essa qualificação no ambiente de trabalho? Deixe seu comentário no campo abaixo.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são aplicativos inteligentes alimentados por AI?

Seus clientes estão investindo na criação de aplicativos inteligentes alimentados por AI. Sua revenda está preparada para lidar com essa demanda? 

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui!