BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

8 habilidades de líderes digitais bem-sucedidos

As mudanças provocadas nos últimos anos exigiram que os líderes digitais desenvolvessem novas habilidades para auxiliar os negócios. Veja mais detalhes! 

Os líderes digitais estão enfrentando novos desafios à medida em que as mudanças tecnológicas, sociais e econômicas estão acontecendo. A pandemia e a Transformação Digital provocaram uma série de modificações nos negócios, exigindo que os líderes se adaptassem também. 

Em uma era movida a modelos de negócios digitais disruptivos, jornadas de trabalho híbridas e investimento contínuo em soluções tecnológicas, as organizações estão desafiando seus líderes a inovarem, evoluírem e avançarem, indicando qual é o melhor caminho a ser seguido.  

Devido a isso, um líder deve ter conhecimento técnico, capacidade de reconhecer vulnerabilidades, identificar e antecipar problemas, aprender continuamente, ser resiliente e ter muitas outras habilidades para ajudar as empresas a se transformarem cada vez mais. 

Segundo a pesquisa Global Human Capital Trends, 80% dos entrevistados classificaram a liderança como uma alta prioridade para suas organizações. Ou seja, contar com líderes capacitados e habilidosos para lidar com as mudanças ocasionadas ao longo destes últimos anos tem sido crucial para os negócios. 

Leia outros artigos relacionados ao assunto: 

Portanto, quais habilidades um líder digital deve desenvolver? Acompanhe o conteúdo abaixo para descobrir: 

Quais as habilidades de um líder digital? Conheça 8! 

Listamos 8 habilidades que todo líder digital bem-sucedido precisa ter:

1. Ter compromisso, responsabilidade e colaboração

Para serem bem-sucedidos, os líderes digitais devem ter comprometimento, responsabilidade e colaboração com a empresa em que atuam, pois parte do seu trabalho é alinhar o time a uma estratégia para estimular determinadas ações e impulsionar a capacitação e a execução na organização.  

Além disso, também devem adotar métodos de trabalho mais ágeis, dividir estratégias e metas com as demais equipes, trabalhar na segurança de dados, estar envolvidos com a tecnologia e também nas análises para seguir um caminho digital de sucesso.

2. Criar recursos para facilitar a governança de dados

As empresas precisam lidar com informações de alta qualidade, o que exige uma governança de dados apropriada. Por isso, é crucial que um líder digital tenha habilidade para desenvolver recursos, fazer bom proveito da nuvem e criar uma força de trabalho capacitada para que os colaboradores usem os dados de forma responsável. 

3. Ter uma presença sólida nos projetos

Líderes digitais precisam ter uma presença sólida nos projetos, testando e aprendendo constantemente para definir o que realmente funciona em uma corporação. Esse comportamento é crucial para a cultura organizacional, pois aumenta a habilidade de entender as experiências dos usuários, ajuda na tomada de decisões e a mitigar erros. 

4. Construir uma força de trabalho capacitada

Líderes habilidosos devem construir uma força de trabalho capacitada e habilitada por meio de qualificação e recrutamento de pessoas especializadas. São profissionais que focam na criação de ambientes mais ágeis, usando aplicativos de produtividade, treinamentos qualificados, análise de Inteligência Artificial (AI) e ferramentas tecnológicas no geral.  

Ter a habilidade de proporcionar ambientes competentes fará a diferença para que os líderes digitais consigam construir modelos de negócios cada vez mais resilientes ao longo do tempo, para inovar e impulsionar mudanças significativas. 

Terça nas Nuvens

5. Ser um bom comunicador e ouvinte

Um bom líder deve priorizar a comunicação entre as equipes, assim como deve ter habilidade para ouvir seus colaboradores para definir projetos, identificar pontos de melhorias, articular uma proposta de valor que seja essencial para o negócio e apontar prazos que devem ser cumpridos. Este profissional também precisa saber como negociar com fornecedores.

6. Conseguir simplificar sistemas e ajudar o negócio a ser mais ágil

Outra habilidade que os líderes digitais devem ter é conseguir simplificar seus ativos e trabalhar constantemente na melhoria de processos. Muitas empresas acumulam uma série de sistemas legados, acumulando dívidas técnicas, ao invés de simplificar suas soluções.  

É essencial que o profissional consiga analisar constantemente o que deve ser feito e identificar quais são as melhores maneiras de simplificar os processos. 

7. Aceitar que erros serão cometidos e tirar proveito deles

Saber lidar com erros e aproveitá-los como método de aprendizado é crucial para realizar melhorias nas empresas. Bons líderes devem analisá-los para identificar a razão pela qual estão acontecendo.  

O erro de muitos profissionais é ter habilidade para corrigir problemas durante uma crise corporativa, mas esquecer de acompanhá-los para reconhecer de onde estão vindo e como trabalhar para mitigá-los de uma vez por todas. 

Ter problemas bem definidos é essencial para encontrar maneiras criativas de lidar com os desafios que podem surgir. Além disso, diminui as chances de precisar se recuperar de grandes erros.

8. Acompanhar a Transformação Digital

Acompanhar as tendências provocadas pela aceleração da Transformação Digital é fundamental para encontrar novas ferramentas, estratégias e tecnologias que podem ser úteis para as empresas no futuro.  

Conclusão: 

Os líderes digitais precisam aprimorar suas habilidades cada vez mais, adaptando os negócios às mudanças ocasionadas pela Transformação Digital e por outros recursos.  

É crucial que o profissional esteja por dentro das novidades, acompanhe a força de trabalho da empresa, identifique vulnerabilidades e atualize serviços, ferramentas e soluções, baseando-se nas necessidades sinalizadas pelas equipes corporativas.  

No entanto, não cabe somente aos líderes se transformarem. Toda a corporação deve mudar e trazer uma cultura mais resiliente para o negócio. É crucial que o aprimoramento seja sempre uma “via dupla”, funcionando em conjunto.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Profissões do futuro: cargos que estarão em destaque até 2027

A expectativa é que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. Saiba quais profissões em TI se destacarão! 

3 profissões de TI com potencial de crescimento em 2024

Listamos três profissões para quem deseja se destacar em 2024. Veja quais são elas: 

O que é CISO, quais as funções e como se tornar um?

Quer revender soluções de segurança para um CISOou contratar o profissional certo para esse cargo? Confira o artigo de hoje.