BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como estabelecer uma política de uso para a AI generativa nos negócios?

Seus clientes precisam estabelecer uma política de uso para a AI generativa. Veja como orientá-los! 

Desde o final de 2022, não se fala mais de outro assunto: Inteligência Artificial Generativa ou simplesmente "AI generativa". Seus clientes provavelmente estão estudando maneiras de se adequar a essa nova tecnologia para colher bons frutos do seu uso. Por isso, é fundamental que sua revenda de TI conheça essa inovação. 

À medida que a AI generativa vai se tornando uma tendência de mercado, mais empresas devem enxergar potencial na sua adoção, o que exige que estabeleçam uma política de uso para garantir que tudo saia conforme o planejado. Continue acompanhando o conteúdo a seguir para entender mais sobre essa tecnologia. 

O que é AI generativa? 

A AI generativa é uma tecnologia capaz de aprender padrões e prever combinações a partir de materiais já existentes, como dados, textos, imagens e códigos, por exemplo.  

A Salesforce define essa tendência como "uma tecnologia que pega um conjunto de dados e os usa para criar algo novo quando solicitado por um humano". 

Para obter esse novo conteúdo, o usuário só precisa inserir descrições curtas de texto para treinar a AI e garantir que ela gere um artigo, uma carta, e-mail, poema, música ou qualquer outro conteúdo.  

Para se aprofundar mais no assunto, veja também estes conteúdos relacionados: 

Como os profissionais enxergam essa tendência? 

Conforme os avanços da AI generativa progridem, mais empresas se colocam à disposição para utilizá-la em seus negócios.  

Uma pesquisa recente da Salesforce identificou que para 67% dos líderes de TI, essa tecnologia será prioridade nos próximos 18 meses, enquanto 33% deixaram claro que ela será a principal prioridade de agora em diante.  

Os números são bons graças aos benefícios que estão ligados a ela, como ajudar a atender melhor os clientes, ampliar a capacidade de aproveitamento dos dados e permitir que as organizações operem com mais eficiência.  

Apesar das vantagens, alguns líderes de TI já estão expressando algumas preocupações relacionadas à AI generativa. 79% dos entrevistados acreditam que a tecnologia tem potencial para ser um risco de segurança, outros 73% estão preocupados com o fato de que ela possa ser tendenciosa. 

Com benefícios e riscos, não há como questionar: a AI generativa estará cada vez mais presente nos ambientes corporativos. Isso ressalta a importância de adotar uma política de uso para garantir que nada saia fora do controle.  

Quero me preparar

No tópico a seguir você entenderá como seus clientes podem estabelecer uma política de uso corporativo para a AI generativa. 

Como estabelecer uma política de uso para a AI generativa? 

Listamos algumas práticas que podem auxiliar nessa missão: 

  • Definir os objetivos de uso, entendendo se essa tecnologia é realmente útil para os negócios e enxergando os benefícios e possíveis riscos;
  • Garantir que todos os times (não somente aqueles relacionados à tecnologia) estejam envolvidos para maximizar o uso e gerenciar os perigos;
  • Considerar como a tecnologia pode ser aproveitada agora e prever como será utilizada nos anos seguintes;  
  • Renovar constantemente as diretrizes para garantir que elas estejam atualizadas;
  • Compartilhar a política de uso com todas as equipes (e promover treinamentos para os colaboradores com exemplos práticos);    
  • Transformar o material em um documento dinâmico para garantir a compreensão de todos. 

Como você pôde notar, a AI generativa é uma tecnologia que está se expandindo cada vez mais no mercado e alcançando várias organizações.  

Orientar seus clientes para que estabeleçam uma política de uso corporativo para essa tecnologia com regras e recomendações é essencial para que possam usufruir ao máximo dos benefícios, sem colocar seus negócios em risco. 

Pode ser que a sua revenda não seja a responsável pela criação deste documento. No entanto, ressaltar a importância de tê-lo para manter a instituição protegida enquanto estiver usando a AI generativa é fundamental e ainda gera mais confiança e autoridade com seus clientes.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são aplicativos inteligentes alimentados por AI?

Seus clientes estão investindo na criação de aplicativos inteligentes alimentados por AI. Sua revenda está preparada para lidar com essa demanda? 

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui!