BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Por que as empresas precisam de soluções de observabilidade?

A Observabilidade está ganhando mais espaço no mercado, pois consegue reduzir a complexidade dos sistemas.  

A Transformação Digital está acelerada. Devido a isso, as empresas passaram a lidar cada vez mais com sistemas e aplicações complexas, visto que agora os serviços podem ser executados por até 50 microsserviços lançados em vários provedores de nuvem.  

Com base nisso, as corporações passaram a buscar soluções e estratégias que ajudassem a reduzir a complexidade dos negócios. A partir desta procura, o termo “Observabilidade” passou a se destacar no mercado por oferecer o que é preciso para auxiliar nesse quesito.  

Neste artigo, você visualizará os seguintes tópicos: 

  • O que é observabilidade?  
  • Qual a diferença entre observabilidade e monitoramento?  
  • Por que investir em soluções de observabilidade?   

Continue a leitura para saber mais detalhes.  

O relatório 2022 Gartner Hype Cycle™, que analisou as principais tendências que serão destaque nos próximos anos e afetarão significativamente os negócios, incluiu a observabilidade na lista de tecnologias que devem ser acompanhadas, junto com a Automação de Inteligência Artificial (IA), Metaverso e várias outras. 

Segundo o estudo, essa metodologia está ajudando os tecnólogos a atenderem às demandas de negócios emergentes.  

A pesquisa The Journey to Observability da AppDynamics que entrevistou 1.200 profissionais da área de TI de 14 países diferentes (incluindo o Brasil), também indicou que os números relacionados à essa tendência são positivos: 

  • 85% dos tecnólogos acreditam que a mudança para a observabilidade será transformadora para seus negócios; 
  • 88% relatam que o interesse por adotar essa mentalidade dentro de sua organização aumentou nos últimos 12 meses; 
  • 85% afirmam que 2022 será um ano crucial para as instituições que estão caminhando rumo à observabilidade.  

Entretanto, por mais que seja um assunto que esteja em alta nos últimos meses, muitos profissionais ainda não compreendem os motivos pelos quais as empresas precisam contar com soluções de observabilidade em seus negócios. 

Pensando nisso, a seguir, abordaremos os principais tópicos relacionados ao assunto para facilitar o entendimento. Continue a leitura do conteúdo:  

O que é observabilidade? 

Observabilidade é uma metodologia que utiliza ferramentas para medir o desempenho corporativo, identificar problemas que estejam prejudicando as empresas e ajudar na coleta e análise de dados. 

Podemos defini-la como um método que fornece maior visibilidade, em tempo real, utilizando um conjunto de ferramentas e softwares para auxiliar as corporações e garantir que consigam acompanhar o desempenho do negócio e de todas as suas aplicações.  

Leia também: 

O conceito também garante que as empresas tenham capacidade de responder a quaisquer questionamentos sobre seus processos e aplicativos, independentemente do nível de complexidade da infraestrutura adotada. 

Para o Gartner, observabilidade é "a capacidade de entender a integridade do cenário de dados de uma organização, pipelines de dados e infraestrutura de dados por meio do monitoramento, rastreamento, alerta, análise e solução de problemas contínuos de incidentes." 

No entanto, para que a metodologia realmente funcione e as instituições consigam absorver todos os benefícios oferecidos por ela, é necessário contar com três pilares, sendo: 

  • Logs/eventos: registros imutáveis de eventos que acontecem ao longo do tempo;
  • Métricas: dados são importantes, pois descrevem determinados processos ou atividades;
  • Traces: informações específicas coletadas em rastreamentos, mostrando quais métodos foram utilizados, como as solicitações foram executadas e quais foram os resultados obtidos de cada chamada. 

Qual a diferença entre observabilidade e monitoramento? 

Muitas empresas confundem observabilidade com monitoramento. Porém, embora sejam conceitos relativamente semelhantes, há uma série de aspectos que os diferem.  

Antes da observabilidade surgir no mercado, o monitoramento era a estratégia adotada para detectar problemas no âmbito corporativo. As abordagens consistiam em identificar dificuldades no sistema, rastrear indicadores de desempenho (KPI’s) e realizar várias outras ações. 

Contudo, embora o monitoramento seja importante, a prática não é suficiente para desenvolver a observabilidade. Pelo contrário, a infraestrutura moderna evoluiu dessa mentalidade até o novo conceito.  

A observabilidade garante que os usuários rastreiem processos em ambientes complexos, utilizando ferramentas que auxiliem na identificação de problemas que aconteçam em um sistema distribuído, obtendo insights poderosos para solucioná-los.  

Também oferece compreensão abrangente de sistemas complexos, planejamentos mais elaborados, revisões de incidentes, melhor tempo de atividade e desempenho, além de oferecer resolução de problemas com mais agilidade. 

8880 - [TDS][EXT] Novos CTAS para o Blog TD SYNNEX BR

Por que investir em soluções de observabilidade?  

Com a virtualização e as mudanças provocadas pela Transformação Digital, as aplicações passaram a utilizar ainda mais componentes, softwares e serviços baseados em nuvem, levando as empresas a identificarem novas complexidades e desafios a serem enfrentados.  

A observabilidade, em meio a este cenário cada vez mais tecnológico, se tornou uma boa estratégia para otimizar o desempenho corporativo, gerenciar a eficiência operacional e entregar uma experiência mais satisfatória ao usuário final.  

O processamento de dados coletados em insights facilita uma série de processos, como a resposta colaborativa a incidentes, operações inteligentes e desenvolvimento com suporte de dados. 

A metodologia ainda acompanha algoritmos de aprendizado que ajudam a detectar problemas antes que eles afetem os resultados do sistema e a prever o que acontecerá no futuro.   

Além destas, há outras vantagens que podem beneficiar as instituições. As equipes, por exemplo, podem aproveitar as ferramentas de observabilidade para acompanhar alterações no desempenho do sistema e visualizar como essas alterações estão correlacionadas com outras. 

A observabilidade também se mostrou fundamental para o sucesso geral da engenharia de confiabilidade do site (SRE, do inglês Site Reliability Engineering) ou dos modelos de organização DevOps. 

Conclusão: 

Em resumo, a observabilidade é um conceito que está ganhando cada vez mais espaço no mercado. Empresas de diferentes verticais estão investindo nesta metodologia para otimizar seus negócios e reduzir a complexidade dos sistemas. A tendência é que mais instituições adotem esta mentalidade para gerenciar adequadamente seus processos.  

Investir em soluções de observabilidade significa contar com ferramentas aprimoradas para identificar erros e solucioná-los antes que prejudiquem as atividades, acompanhar o desempenho dos negócios, absorver e ampliar os sistemas de monitoramento clássicos, tornar os aplicativos melhores e auxiliar em diversas outras demandas.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados