BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Futuro imersivo: o que esperar do metaverso nos próximos anos?

O metaverso ainda é uma tendência? Descubra o que esperar nos próximos anos e como as empresas modernas precisarão se adaptar! 

O metaverso, que se destacou nos últimos dois anos, promete trazer cada vez mais oportunidades para empresas modernas que planejam investir em tecnologia, criando espaços digitais que possibilitam a socialização, o entretenimento e o compartilhamento de informações.  

Os líderes reconhecem o potencial do metaverso para enriquecer as experiências digitais, criando ambientes virtuais mais responsáveis, sustentáveis, diversos e inclusivos.  

De acordo com estudos da Accenture, os executivos esperam que 4,2% de suas receitas venham do metaverso nos próximos anos (um valor estimado em US$ 1 trilhão).  

Além disso, 89% dos entrevistados concordam que o metaverso terá um papel importante no crescimento futuro de suas organizações. Saiba o que esperar para o futuro: 

3 tendências impulsionadas pelo Metaverso 

A partir de 2024, a expectativa é que ocorra uma expansão significativa dessa tecnologia que possui todos os recursos necessários para transformar as interações entre clientes e empresas. Veja quais são as tendências: 

Empresas estão transformando seus processos e investindo em novos recursos 

As organizações que ainda não reconhecem a importância do metaverso podem acabar se prejudicando. Isso porque aquelas que já investem na tecnologia estão incorporando simulações 3D, Gêmeos Digitais (Digital Twins) e outros recursos tecnológicos para otimizar a segurança, eficiência e o impacto ambiental. 

Por meio de simulações virtuais avançadas e realistas dos negócios, as empresas são capazes de medir e prever os efeitos das mudanças e melhorar as conexões entre os trabalhadores e as cadeias de suprimentos.  

Essas melhorias podem representar uma oportunidade para desenvolver uma nova estratégia de negócios baseada nas necessidades das equipes e dos clientes.  

8880 - [TDS][EXT] Novos CTAS para o Blog TD SYNNEX BR

Leia também: como preparar seus clientes para o metaverso? 

Os clientes estão exigindo experiências de compras imersivas 

A pesquisa citada anteriormente também identificou um novo comportamento: nos próximos três anos, 71% dos clientes esperam que o metaverso proporcione experiências de compras semelhantes ao mundo real, oferecendo a capacidade de experimentar roupas e produtos antes de efetuar as compras. 

Devido a isso, para atender às necessidades dos clientes nesses ambientes virtuais, as empresas deverão combinar pontos de contato físicos e digitais para criar produtos, serviços e experiências com valor agregado. 

Um comércio 3D, por exemplo, oferece aos consumidores uma nova maneira de comprar, enquanto a tokenização cria formas de valor social, funcional e emocional para os clientes, aumentando a fidelidade à marca e o engajamento. 

Novos espaços virtuais para colaborar e socializar 

O metaverso tornará obsoletas as intranets corporativas, substituindo-as por praças virtuais onde as equipes poderão colaborar, socializar e trabalhar juntas, agregando mais valor à experiência de cada colaborador. 

Em vez de as empresas disponibilizarem vídeos instrutivos, o metaverso possibilitará que os funcionários possam praticar e aplicar habilidades em um ambiente imersivo em tempo real ao lado de outras pessoas.  

Isso se aplica a tudo, desde aprender cultura e valores fundamentais durante a integração de novos colaboradores até praticar atividades em cenários complexos, de alto risco e perigosos em um espaço virtual mais seguro.   

Em conclusão, o metaverso está se tornando uma realidade à medida que consegue enriquecer a experiência humana com infinitas possibilidades digitais. Essa tecnologia está definindo a próxima era de transformação digital e exigindo que os clientes da sua revenda se adequem cada vez mais rapidamente a ela.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

4 principais tendências do 5G para o futuro

Confira as principais tendências do 5G para os próximos anos. 

Tudo que você precisa saber sobre indústria 5.0

A Indústria 5.0 promove a união entre humanos e cobots para uma produção mais eficiente, personalizada e sustentável. Entenda mais sobre o conceito: 

Wearables: o que são e o que representam para os negócios?

Descubra o que são os Wearables e veja como essa tecnologia vestível pode ser utilizada nos negócios.