BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é tokenização e o que essa inovação representa para os negócios?

Entenda tudo sobre tokenização, ativos digitais, tokens e outros termos que vêm ganhando relevância no mercado financeiro. 

tokenização, capaz de oferecer novas oportunidades de negócios e aumentar a liquidez do mercado, é a mais nova tendência de negociação para usuários e instituições.  

Neste conteúdo, você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • O que é tokenização e como ela funciona?   
  • Como funciona a tokenização?  
  • O que a tokenização pode representar para as empresas? 

A expectativa é que ocorra um crescimento anual de 24% do setor de tokenização até 2030, movimentando cerca de US$ 13,5 bilhões (R$70 bilhões, na cotação atual), segundo estudos realizados pela Grand View Research. 

Mas afinal, o que é tokenização, como essa tendência funciona e como as empresas devem lidar com essa inovação para colher bons frutos? Entenda todos os detalhes a seguir: 

O que é tokenização e como ela funciona?  

A tokenização é a representação digital de um ativo em uma blockchain.  

Em outras palavras, diz respeito ao processo que pode representar digitalmente qualquer coisa que possua valor, desde imóveis e ações, até obras de arte, por exemplo.   

Quando um ativo é tokenizado, ele passa a ser chamado de “token”. Veja exemplos: 

As NFT (Non-Fungible Tokens) são tokens não-fungíveis que representam algo único, como um item de colecionador ou uma obra de arte. 

Já as criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, são tokens de pagamento que funcionam como uma espécie de dinheiro eletrônico.  

Leia outros artigos relacionados ao assunto: 

Como funciona a tokenização? 

Para transformar algo em um ativo digital é preciso estabelecer contratos inteligentes. Em seguida, as informações relacionadas a ele são todas registradas no blockchain e mantidas em segurança por meio da criptografia de dados. 

Diferentemente de uma transação bancária, por exemplo, todos os processos envolvendo a tokenização são públicos e transparentes, garantindo que tanto o comprador quanto o vendedor tenham acesso ao histórico de transações ligadas àquele ativo. 

A partir do momento em que o ativo se tornou um “ativo tokenizado” ou um “token”, as informações obtidas no blockchain não podem mais ser modificadas.  

Acesse o e-book e saiba como!

Mas afinal, como as empresas podem usar a tokenização ao seu favor? Como essa inovação pode ser útil? Entenda todos os detalhes abaixo. 

O que a tokenização pode representar para as empresas? 

A tokenização representa a possibilidade de transformar qualquer coisa de valor em um ativo digital. Imóveis, objetos colecionáveis, imagens, músicas, obras de arte, créditos e até metais preciosos fazem parte da lista de ativos que podem se tornar tokens. 

Isso significa que, para as empresas, os tokens podem ser úteis em diferentes verticais e por organizações dos mais variados portes para os seguintes fins:  

  • Promover transações mais rápidas e menos burocráticas — Uma das principais vantagens oferecidas pela tokenização é a possibilidade de fazer transações a qualquer momento, descartando a necessidade de depender de horários comerciais, como em bancos e demais instituições financeiras. As transações estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias na semana;
  • Aumentar a liquidez dos ativos — A possibilidade de aumentar a liquidez dos ativos também é uma das vantagens oferecidas pela tokenização. Isso indica que existe uma facilidade muito maior (e mais rápida) de converter um ativo em dinheiro;
  • Garantir mais transparência e segurança nas transações — Os tokens podem ser facilmente administrados por vendedores e compradores. Todo o histórico fica registrado no blockchain e disponível para consultas, sem que isso interfira na segurança do ativo. A identificação também é exclusiva e impede que ocorra falsificações;
  • Expandir o investimento para mais compradores — Para muitas instituições, a tokenização também pode representar uma oportunidade de expandir o investimento para mais compradores, principalmente para aqueles que desejam negociar bens sem que uma instituição centralizada (como bancos e governos) seja responsável por intermediar as ações. 

Em conclusão, a tokenização visa transformar algo de valor em um ativo digital de fácil gerenciamento, podendo ser compreendida como a representação digital de um item, imóvel ou ação, por exemplo.  

Quando um ativo é tokenizado, os usuários têm a possibilidade de acompanhar todas as transações relacionadas a ele, com total transparência e com menos burocracias, já que os processos são ágeis, práticos e disponíveis 24 horas. 

A autonomia, segurança e controle também são algumas das principais características atreladas a essa inovação que se tornou uma tendência no mercado.  

A expectativa é que cada vez mais empresas aproveitem essas vantagens para oferecer soluções mais inteligentes e menos burocráticas para seus clientes, e, ao mesmo tempo, para identificar novas oportunidades de negócios no setor em que atuam. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Oportunidades e riscos da internacionalização de soluções de TI

Tudo o que sua revenda precisa saber sobre a internacionalização de soluções de TI está aqui! 

3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI

Potencialize o sucesso da sua revenda: veja estratégias para tornar suas ofertas mais atrativas para seus clientes. 

Dados escaláveis: o que são e por que desbloqueá-los?

Acompanhe o artigo para descobrir a importância dos dados escaláveis para os negócios.