BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 motivos para as empresas adotarem a Multicloud

Conheças todas as vantagens dessa abordagem para os negócios de seus clientes.

 

Uma estratégia Multicloud é quando uma organização utiliza ao menos dois serviços em nuvem em uma única estrutura para solucionar diversos desafios. Além das plataformas gratuitas, existem também as privadas, que são semelhantes às públicas, porém com acesso exclusivo para uma determinada organização ou é hospedado de forma privada no local por uma empresa. 

A adoção desse modelo geralmente se dá porque as empresas querem obter um melhor custo-benefício em iniciativas com relação à nuvem porque precisam aproveitar as vantagens que alguns serviços podem oferecer sobre outros. 

Assim, torna-se totalmente possível atender demandas diferentes e alcançar os melhores resultados.  

Um aumento significativo para os próximos anos

Em resposta à pandemia de Covid-19, muitas organizações estão acelerando seus planos de transformação de negócios digitais. Decorrente disso, houve um aumento expressivo do uso de serviços de nuvem.  

Uma pesquisa do Gartner identificou que quase 70% das organizações que agora usam os serviços em nuvem pretendem aumentar seus gastos com nuvem.  

Saiba mais

"A pandemia validou a proposta de valor da nuvem", disse o Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner, Sid Nag, em um comunicado à imprensa.  

Quais as vantagens de utilizar Multicloud? 

Se ficar livre de um único provedor e ter acesso a uma série de recursos já é uma opção atraente, então confira 5 motivos para convencer seu cliente a adotar uma estratégia multinuvem: 

 1. Aumento da segurança

A multicloud é uma opção segura, afinal oferece diferentes alternativas a partir da combinação de múltiplos provedores. Garantindo assim, a redução do risco de perda de dados ou tempo de inatividade devido a falhas de fornecedores ou serviços.  

 2. Redução de custos

Um dos principais diferenciais da nuvem múltipla é a possibilidade de escolher serviços avulsos combinados. Dessa forma é possível contratar as melhores ofertas de cada plano, reduzindo muito mais os custos da empresa.  

Esta modalidade também permite personalizações conforme as necessidades de cada empresa. A orquestração facilitada na gestão dos dados vem para automatizar e coordenar processos como: configurações de aplicativos, armazenamento de informações, bancos de dados, servidor web, balanceador de carga e matriz de armazenamento. 

Como alguns ambientes são mais apropriados para certas tarefas, outro ponto importante é o da otimização da infraestrutura, onde na multicloud é possível selecionar diferentes recursos ou serviços dos fornecedores. 

Além disso, há também a substituição dos data centers por algumas tecnologias como a nuvem e a virtualização, que já reduzem significativamente os custos.

3. Maior flexibilidade

A versatilidade da multicloud se dá principalmente pelo fato de usar diferentes provedores. Afinal, conforme os negócios escalam, é mais fácil obter ofertas vantajosas quando você não está preso a um único provedor. 

Neste caso, as necessidades específicas do negócio são levadas em conta e as chances de encontrar a alternativa que gere melhores resultados são maiores.

4. Riscos menores

A estratégia de diversificação das nuvens múltiplas oferece menos riscos contra ameaças como os ataques DDoS.  

Isso ocorre porque há uma distribuição dos produtos, serviços e da infraestrutura de um negócio entre mais de um fornecedor. 

A redundância oferecida pela Multicloud torna os serviços mais resilientes e permite um tempo de recuperação muito menor em caso de um ataque. 

5. Mais autonomia

Por último, a autonomia da Multicloud é um dos seus pontos mais fortes. Afinal, trata-se da liberdade que a empresa tem de se relacionar com os diferentes provedores de serviço que contratam. 

Esta opção permite que a TI escolha exatamente como e quando deseja aplicar os recursos específicos entregues por cada provedor, impedindo situações de lock-in. 

Lock-in é quando existe apenas um provedor e ele define o desempenho e os serviços aos quais terá acesso. 

Outro grande fator é que, ao manter os recursos computacionais próximos de seus usuários, seus clientes podem atingir latência mínima e performance ideal.  

Antes de tudo... 

Essa estratégia também carece de muita atenção, afinal é necessário que o procedimento tenha significado para o seu cliente e que se baseie em três grandes cuidados: 

  • automatizar o emprego das políticas existentes, evitando o vazamento dos dados e dos outros riscos;
  • simplificar a visibilidade de todos os recursos e centralizar a gestão dos vários ambientes usados: ações fundamentais para manter o controle e ir em busca do que é necessário para a empresa. 

Por que seu cliente deveria adotar a Multicloud? 

Essa modalidade, além de facilitar estratégias competitivas focadas na experiência do cliente, vem para solucionar de vez as deficiências dos data centers internos.  

A multicloud vem se consolidando como prioridade para a transformação dos negócios, principalmente nos dias atuais em que as empresas estão migrando para o digital. E esse número só deve aumentar, por isso contar com especialistas no assunto é muito importante para o sucesso dessa estratégia.  

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_4135', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });