BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como fazer o gerenciamento de Multicloud?

Contar com os benefícios de cada modelo de Nuvem é uma grande vantagem para os negócios. No entanto, administrar diversos ambientes não é uma tarefa fácil.

 

A Computação em Nuvem se tornou uma tecnologia essencial para o desenvolvimento das tarefas do dia a dia das organizações. Por meio dela, é possível armazenar, gerenciar e acessar dados e arquivos de forma simples e segura, o que tem impulsionado cada vez mais empresas a migrarem seus ativos.

Para aproveitar os melhores recursos e preços, muitos empreendimentos buscam combinar serviços híbridos, utilizando nuvens públicas, privadas e também infraestruturas locais.

Ao optar por uma estratégia Multicloud, as empresas podem contar com a união de serviços de armazenamento de múltiplos fornecedores. Assim podem aproveitar os melhores recursos de cada um deles.

No entanto, ao mesmo tempo que um ambiente múltiplo pode oferecer diversos benefícios, ele também possui alguns pontos de atenção a serem considerados. A multicloud exige um monitoramento mais complexo e eficiente.

Portanto é fundamental que as empresas saibam como fazer o gerenciamento da Multicloud. Seus clientes conhecem esse processo? Confira o conteúdo a seguir e aprenda de uma vez a realizar uma gestão bem-sucedida. Boa leitura!

O que é Multicloud?

O termo "Nuvem múltipla" consiste no uso de dois ou mais tipos de Cloud, podendo ser públicas ou privadas oferecidos por empresas fornecedoras diferentes. Por meio dessa opção, é possível atender demandas diferentes e alcançar os melhores resultados.

Por meio desse modelo, as empresas podem usufruir de diversos serviços em várias localidades. Além disso, é possível contar com um armazenamento mais resiliente e economia de recursos financeiros.

A Multicloud permite que a organização escolha sempre as melhores opções de serviços de cloud e essa flexibilidade de uso de recursos facilita a otimização da infraestrutura, além de garantir a continuidade do negócio e a segurança da informação.

Portanto, aquelas corporações que buscam as melhores vantagens da Cloud privada, mas não querem abrir mão dos valores oferecidos na pública, podem optar pela Multicloud e aproveitar o melhor dos dois mundos.

Como fazer o gerenciamento de Multicloud?

Ao contratar diferentes provedores de Nuvem, as organizações precisam tomar alguns cuidados para realizar a gestão desses ambientes. O problema é que gerenciar tudo isso, separadamente, é um grande desafio.

Para lidar com esse contratempo, é necessário investir em um gerenciamento de Multicloud integrado, o qual permitirá que a empresa tenha um controle maior sobre os modelos utilizados.

Desse modo, a organização deve investir em tecnologias robustas e integradas de gerenciamento de Multicloud. Há diversas opções no mercado, por isso, para escolher a ferramenta certa, é necessário considerar algumas questões.

A ferramenta deve fornecer um monitoramento e controle universal nas Nuvens. Ela precisa ser capaz de utilizar a automação para detectar e reparar configurações incorretas nos ambientes corporativos, além de identificar ameaças e bloquear violações de segurança.

New call-to-action

Um software de gerenciamento de Multicloud ideal precisa permitir que as empresas obtenham segurança e conformidade contínuas. Ele ainda deve disponibilizar recursos de colaboração entre as plataformas e equipes e ser escalável.

Após escolher a melhor ferramenta de gerenciamento, a organização precisa realizar uma análise interna e identificar a maturidade de cada uma das aplicações que pretende migrar.

Para decidir como as cargas serão distribuídas entre as nuvens, é preciso analisar quais dados serão armazenados, o que será feito com conteúdos antigos e como eles vão interagir com conteúdos novos.

A partir disso, a equipe de TI deve desenvolver políticas claras de acesso e criar regras de uso e gerenciamento das Nuvens. Isso é fundamental para garantir o gerenciamento e proteção das informações que estão nesse ambiente.

É importante ter em mente que cada empresa possui necessidades e demandas específicas. Logo, precisam encontrar formas personalizadas e eficientes para gerenciar suas infraestruturas. Contar com especialistas no assunto é uma peça-chave importante para o sucesso de uma estratégia Multicloud.


80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.