BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Data Center e Multicloud: o que muda no centro de dados após a digitalização?

Gerenciar operações e dados nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente em meio às mudanças promovidas pela Transformação Digital. A seguir, entenda mais detalhes sobre data center, multicloud e digitalização. 

A implementação da Transformação Digital nas empresas já era uma preocupação há alguns anos. Muitas corporações passaram a investir no conceito com o propósito de transformar os processos corporativos em soluções mais modernas, ao passo que os avanços tecnológicos foram surgindo. No entanto, a pandemia do coronavírus acelerou esse processo.  

Nesse conteúdo, você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • Qual o impacto da digitalização no Data Center?  
  • A importância do gerenciamento de operações do Data Center com a Multicloud 

Segundo uma pesquisa realizada pela KPMG, cerca de 67% dos participantes declararam que pretendem investir na compra de novas tecnologias e em digitalização para alcançar seus objetivos estratégicos.  

Embora sejam muitos os benefícios oferecidos para os negócios, existem diversos desafios que ainda precisam ser enfrentados para que as empresas consigam, de fato, acompanhar todos os aspectos proporcionados por essa inovação digital.  

Veja outros artigos relacionados ao assunto: 

A alta demanda por conectividade, assim como por aplicativos e ambientes modernizados, por exemplo, desencadeou diversas necessidades, como armazenar e usar dados corporativos de modo ágil, simplificado e seguro, especialmente em meio a uma onda de ataques cibernéticos que está aumentando excessivamente. 

Empresas de diferentes verticais precisaram explorar ferramentas, serviços e sistemas, a fim de determinar qual a melhor solução para manter seus dados sensíveis adequadamente acomodados. Desse modo, a estrutura do Data Center precisou ser repensada e adequada às novas demandas e necessidades diante da Multicloud. Entenda melhor a seguir: 

Qual o impacto da digitalização no Data Center? 

Mesmo que a Transformação Digital gere efeitos positivos para os negócios, muitas empresas ainda não estão preparadas para lidar com essa nova realidade, pois utilizam infraestruturas tradicionais que necessitam de alto investimento, além de uma equipe de TI interna e dedicada. Além disso, esse tipo de infraestrutura exige suporte, manutenção, ferramentas de segurança e alta escalabilidade, uma vez que os dados estão aumentando constantemente.  

Para manter grandes estruturas físicas, as organizações também precisam lidar, diariamente, com grandes equipes de colaboradores que trabalham presencialmente e na modalidade de trabalho híbrido, usando diferentes dispositivos, gerando muitas informações e endpoints que precisam ser gerenciados adequadamente. Uma tarefa que se torna inviável para as corporações que ainda estão presas em data centers tradicionais.  

Para lidar com o impacto da digitalização em seus data centers é necessário que essas empresas invistam na modernização dessas estruturas, migrando-os para a nuvem. Com isso, é possível contar com a ajuda de ferramentas inovadoras para realizar uma efetiva gestão de todos os ambientes e serviços.  

Quero me preparar

Por meio de ferramentas de dashboard com painéis únicos é possível controlar, de um jeito dinâmico, os danos e serviços diante da nova realidade híbrida. Eles são importantes, pois a alta demanda de dados tem causado diversas dificuldades no processo de gerenciamento, tornando um grande desafio manter uma estrutura legada.  

A boa notícia é que com a popularização da multicloud híbrida as empresas podem contar com inúmeros fornecedores para proporcionar as ferramentas que verdadeiramente precisam. Segundo a pesquisa The Impact of Digital Transformation During Times of Change da IDC, as empresas que foram bem-sucedidas na Transformação Digital transformaram a computação em nuvem em uma das áreas de maior prioridade para resposta a crises. 

O uso de múltiplos provedores de nuvem tem se tornado cada vez mais comum entre organizações de todo o mundo. Outro estudo da IDC aponta que cerca de 33% das grandes empresas brasileiras já adotam esse serviço em sua rotina corporativa.  

Contudo, embora a nuvem híbrida seja o modelo de implementação mais utilizado atualmente, a dificuldade com o gerenciamento continua sendo um grande desafio.  

A importância do gerenciamento de operações do Data Center com a Multicloud 

Cresce cada vez mais a necessidade de investir em uma gestão de dados mais eficiente para controlar toda a demanda de informações que as corporações recebem e utilizam diariamente. Em uma era movida pela virtualização, é impossível dar continuidade aos processos e produções, caso não haja sistemas, softwares e demais meios de conexão integrados.   

O aumento expressivo de dados sensíveis conduziu as empresas a buscarem serviços tecnológicos para garantir o correto funcionamento de seus departamentos. No entanto, são ferramentas que devem ser mais flexíveis, escaláveis e dinâmicas, pois devem conduzir e manter as funções corporativas em excelente andamento, e ainda proteger redes, sistemas e demais informações. 

Os data centers, por exemplo, abrigam múltiplos servidores e banco de dados, ficando responsáveis por processar grandes quantidades de dados sigilosos. A tecnologia tem se mostrado cada vez mais eficaz, uma vez que carrega a missão de auxiliar e facilitar processos, além de oferecer múltiplos recursos para diferentes atividades. Com tamanha eficiência e inovação, a Cisco presume que pelo menos 60% das atividades de rede do data center serão automatizadas até 2023.  

Em conclusão, poder contar com uma infraestrutura flexível é uma solução válida, inteligente e econômica para muitas organizações. Unir recursos físicos com a nuvem torna-se viável para diferentes empresas, contribuindo para muitos quesitos, principalmente na segurança dos dados. É uma opção consistente para que os responsáveis pelas corporações não precisem se preocupar com investimentos excessivos, otimizando os custos corporativos e evitando perdas.   

Adotando a multicloud para mover os negócios, as corporações poderão executar aplicativos e processos em qualquer lugar, acompanhando tendências críticas em um mundo que está constantemente mudando.  

O espaço de armazenamento na nuvem também é expansível. Isso significa que pode ser ajustado de acordo com as exigências e demandas de cada instituição, mantendo ao seu alcance todas as informações relativas aos negócios, armazenadas em um único local. Os provedores de serviços de computação em nuvem ainda podem contribuir para fornecer data center mais virtualizados. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!