Entenda a diferença entre esses dois conceitos e descubra como eles se complementam para proporcionar diversas vantagens para a sua empresa.
Os termos virtualização e Cloud Computing já são comuns no cotidiano das corporações. Eles trazem diversas vantagens, como redução de gastos, aumento da produtividade dos colaboradores, entre outros. Muitas pessoas ainda confundem esses dois conceitos, acreditando que significam a mesma coisa, porém, na verdade, eles oferecem propostas diferentes.
A virtualização está relacionada com o compartilhamento de recursos de TI por meio da criação de infraestruturas virtuais a partir da física, gerando vários recursos dedicados. Ela permite executar muitos sistemas operacionais e aplicações em uma mesma máquina virtual ao mesmo tempo. Enquanto isso, Cloud Computing se propõe a entregar soluções de TI pelo modelo de serviços de redes compartilhadas ou privadas.
Entretanto, ainda que distintas, elas podem se complementar. Os provedores de nuvem utilizam a virtualização para maximizar sua infraestrutura de serviços e melhorar o gerenciamento do Data Center, reduzindo ainda mais custos e necessidade de manutenção. Fornecedores de Cloud ainda oferecem soluções virtualizadas para seus clientes.
Confira algumas perguntas e suas respostas que irão ajudar você a entender melhor sobre essas duas tecnologias e clarear todas as suas dúvidas:
Como a virtualização se difere da Cloud Computing?
A virtualização é um software que manipula o hardware, enquanto a nuvem é um serviço resultante dessa manipulação. A primeira é um elemento fundamental da segunda e a ajuda a oferecer mais valor. Cloud pode possuir produtos da virtualização para oferecer seus serviços.
Quais as vantagens de um ambiente virtualizado sobre a nuvem?
O ambiente virtual consegue entregar os benefícios que encontramos tanto na nuvem pública, quanto na privada. Ela permite reduzir o número de sistemas físicos utilizados, executar diferentes sistemas operacionais e aplicativos e possui gerenciamento facilitado.
Como saber se seu cliente precisa de uma solução de virtualização ou de Cloud Computing?
Identificar se é a hora de adquirir essas tecnologias requer uma análise detalhada das necessidades e requisitos específicos da empresa. Alguns pontos a se pensar são: quem irá fornecer suporte para a integração com outros sistemas, os gastos totais com as despesas (TCO), gastos operacionais (OPEX) e os de capital (CAPEX), requisitos de escalabilidade e segurança, entre outros.
Enquanto a virtualização é a melhor solução para algumas organizações, uma solução em nuvem oferece vários benefícios que são mais adequados para outras empresas.
Portanto, caso seu cliente trabalhe direcionado com o modelo OPEX e tenha uma equipe de TI reduzida provavelmente estará mais orientado a seguir para a nuvem, onde as preocupações com segurança são menores.
Agora, se ele precisa de maior controle para integração e segurança e utiliza o modelo CAPEX, a virtualização será a melhor opção.
O que as empresas devem procurar em um provedor de virtualização?
Ao escolherem essa alternativa, elas devem esperar por flexibilidade para evoluir produtos e processos, além de contar com capacidade para incorporar outras tecnologias ao longo do tempo.
O que as empresas devem esperar de soluções em nuvem?
Deverão contar com configurações rápidas e facilitadas, serviços disponíveis por meio da opção de pay-per-use (pagamento apenas pelos serviços utilizados), escalabilidade, entre outros recursos.
Como a virtualização e Cloud Computing podem estar relacionadas?
A virtualização tem três características que a tornam ideal para a computação em nuvem, que são:
Particionamento: a possibilidade de muitas aplicações e sistemas operacionais serem suportados em um único sistema e os recursos disponíveis serem divididos de acordo com as necessidades de cada um.
Isolamento: cada máquina virtual é isolada do seu sistema físico de host e outras máquinas virtualizadas. Dessa forma, se uma instância virtual falhar, as outras máquinas virtuais não terão problemas. Além disso, os dados não são compartilhados entre um recipiente virtual e outro.
Encapsulamento: uma máquina virtual pode ser representada (e até mesmo armazenada) como um único arquivo, para que seja possível identificá-lo facilmente com base no serviço que ele fornece. Em essência, o processo encapsulado poderia ser um serviço de negócios. Esta máquina virtual encapsulada pode ser apresentada a uma aplicação como uma entidade completa. Portanto, o encapsulamento pode proteger cada aplicativo para que ele não interfira com os outros.
Portanto, quanto mais o ambiente for virtualizado, melhores serão os resultados no processo de implantação da nuvem. Os principais benefícios serão a melhoria da gestão do ambiente de TI, segurança da informação e a considerável redução de custos.
Por possuírem conceitos amplos e interligados, é necessário analisar cada uma das tecnologias para que não haja confusão e para compreender quais são as necessidades e objetivos de cada empresa.
Escreva seu comentário