BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024. 

O cenário para 2024 ainda é incerto, mas uma certeza persiste: os clientes continuarão a esperar que as empresas ofereçam experiências mais personalizadas e conectadas. 

O desafio enfrentado pelas organizações, no entanto, é conseguir focar na produtividade e na redução de custos sem comprometer a qualidade do atendimento ao cliente. 

Felizmente, neste contexto, a tecnologia surge como uma solução crucial para harmonizar essas exigências, como é o caso da Inteligência Artificial Generativa, por exemplo.  

Ao projetarmos o futuro do atendimento ao cliente, a AI generativa, destacada como uma das principais tendências tecnológicas para 2024, desempenhará um papel essencial na busca por maneiras econômicas, porém versáteis e completas, de atender às expectativas dos clientes. Continue acompanhando o artigo para compreender como otimizar o atendimento ao cliente utilizando a tecnologia como aliada. 

Leia mais sobre a experiência do cliente como ponto-chave! 

Tendências para incluir na estratégia de atendimento ao cliente em 2024 

Veja tendências que influenciarão o rumo do atendimento ao cliente:

1. O uso da AI como uma oportunidade para otimizações de processos

De acordo com pesquisas, 45% dos tomadores de decisão estão adotando a AI — representando um aumento significativo em relação aos 24% registrados em 2020. 

A AI está rapidamente se tornando uma peça essencial no arsenal de ferramentas para aprimorar o atendimento ao cliente, embora muitas empresas ainda relutem em incorporá-la em seus negócios para esse fim específico. 

Alguns negócios podem hesitar ao implementar a AI em seus processos, devido ao receio de que seus colaboradores não possuam as habilidades necessárias para lidar com essa tecnologia. Outros podem ter preocupações relacionadas à confiabilidade das ferramentas ou apreensões quanto aos investimentos substanciais exigidos por sua implementação. 

Essas preocupações são compreensíveis, e é crucial que as empresas se preparem efetivamente para aproveitar ao máximo uma tecnologia como a AI Generativa, uma vez que é cada vez mais evidente que essa tendência já desempenha um papel fundamental ao conectar, informar e aprimorar diversos aspectos relacionados ao atendimento ao cliente. 

À medida que a Transformação Digital avança, a AI continuará a remodelar o futuro do atendimento ao cliente, facilitando a colaboração entre humanos e tecnologia para fornecer informações mais rápidas e relevantes, aprimorando a experiência do cliente e promovendo uma melhor integração de funcionários para disseminar conhecimento. 

Leia também: 6 formas que a AI pode transformar a experiência de seus clientes 

2. Adoção de tecnologias capazes de otimizar o atendimento de campo 

A equipe de atendimento de campo está constantemente se adaptando às expectativas dos clientes e, por esse motivo, precisa inovar continuamente o atendimento para torná-lo mais ágil, eficiente e com a qualidade desejada pelos usuários. 

Diante desse desafio, os líderes das empresas passaram a enxergar nas ferramentas tecnológicas uma oportunidade para resolver esse problema. Agora, em 2024, as empresas bem-sucedidas buscarão maneiras de aprimorar a produtividade, reduzir custos e impulsionar sua receita por meio da adoção de AI e outras tendências. 

Ao utilizar essas tecnologias, as empresas desbloqueiam uma vantagem competitiva: a capacidade de otimizar a experiência não apenas para os consumidores, mas também para os profissionais, que terão acesso a dados mais relevantes para auxiliar os clientes e atender suas necessidades com precisão. 

Ao adotar a AI no atendimento ao cliente, é possível antecipar problemas monitorando proativamente a integridade dos dispositivos. Além disso, a tecnologia possibilitará que agendamentos automatizados de serviços aconteçam quando necessário (e baseados nas necessidades de cada usuário) — 61% dos clientes preferem usar ferramentas de autoatendimento para problemas simples. 

Isso significa que o cliente terá acesso a uma plataforma ou aplicativo específico para marcar um compromisso ou agendar um serviço necessário, acompanhando todo o progresso de atendimento e as informações essenciais para resolver o problema: saber qual técnico foi designado para a tarefa, o tempo estimado para sua chegada e conclusão do processo, entre outros dados relevantes. 

A AI generativa também contribuirá para relatórios automatizados de trabalhos pré e pós-visita, minimizando erros, identificando oportunidades e aumentando a eficiência. Isso permite que os funcionários resolvam problemas de maneira mais ágil, otimizando o tempo dedicado a cada tarefa. 

Eu quero

Aproveite também para ler: por que capacitar as equipes para o uso da AI generativa? 

Em conclusão, em 2024, as tendências de atendimento ao cliente delineiam uma era marcada pela integração estratégica de tecnologias inovadoras. A evolução do serviço ao cliente reflete a busca contínua pela eficiência, personalização e uma experiência de usuário aprimorada.  

Conforme as empresas se adaptam a essas tendências, a expectativa é que alcancem novos patamares de excelência no atendimento, proporcionando resultados positivos tanto para os clientes quanto para os negócios. O futuro promissor dessas inovações revela um cenário dinâmico e orientado para o cliente, redefinindo constantemente os padrões de serviço. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

4 principais tendências do 5G para o futuro

Confira as principais tendências do 5G para os próximos anos. 

Futuro imersivo: o que esperar do metaverso nos próximos anos?

O metaverso ainda é uma tendência? Descubra o que esperar nos próximos anos e como as empresas modernas precisarão se adaptar! 

Tudo que você precisa saber sobre indústria 5.0

A Indústria 5.0 promove a união entre humanos e cobots para uma produção mais eficiente, personalizada e sustentável. Entenda mais sobre o conceito: