BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Experiência do cliente como ponto-chave

Com uma boa experiência, ganham tanto o cliente como a revenda, o distribuidor e o fabricante.

É de fundamental importância para o sucesso das revendas e integradores a compreensão de que atuam como a ponte entre as soluções que representam e seus clientes. Portanto, o ideal é que conheçam bem as duas pontas: as soluções que oferecem e o valor que elas entregam, assim como quem são os seus clientes e quais as suas necessidades de negócio. Só assim a revenda pode realmente conectar os dois lados, apresentando a melhor solução para os desafios de seus clientes.

É somente conhecendo a fundo esses produtos e serviços que a revenda/integrador pode assumir junto a seus clientes um papel que vai além de mero fornecedor para tornar-se um consultor, em quem o cliente pode depositar toda a confiança (trusted advisor). É importante para o parceiro conhecer o negócio do cliente como um todo, como um processo fim a fim. Porque simplesmente vender uma solução não representa uma estratégia, nem assegura um relacionamento.

Uma questão muito presente hoje, por exemplo, é a possibilidade de migração de serviços de TI para a Nuvem, transformando a venda de produtos na venda de serviços, e o lucro de uma venda em receita recorrente. Muitos canais, hoje, ainda não dominam bem esse modelo. Mesmo porque, embora o pagamento por consumo de TI seja uma realidade da qual não podemos fugir, a transição de propriedade de sistemas de TI para a compra de serviços não se dá homogeneamente no mercado. Cada cliente com sua realidade, como a revenda/integrador pode sugerir a melhor solução? Talvez a Nuvem sirva como resposta a uma circunstância temporária, como o atraso na entrega de um hardware em função da carência de chips no mercado; talvez seja o caso de adotar-se um modelo híbrido, com a convivência de sistemas online e on-premise, ou de combinar nuvem privada com uma ou mais Nuvens públicas. Ou seja, cada caso é um caso, e a revenda deverá descobrir a melhor solução para cada um deles.

Diante da variedade de soluções possíveis, e da possível complexidade de algumas delas, os canais de venda podem e devem buscar suporte junto ao distribuidor. Ele proporciona apoio técnico, comercial e financeiro para a realização de projetos, além de funcionar como interface com o fabricante. Da interação entre canal, distribuidor e fabricante resulta maior capacidade de entregar, de fato, a melhor solução para o cliente. E, a partir dela, o cliente passa a ter uma experiência capaz de reforçar seu relacionamento com seu provedor de TI.

É neste momento que a empresa que leva a tecnologia ao cliente final ganha espaço. Acompanhando passo a passo a implementação e desenvolvimento de cada projeto, o canal identifica oportunidades de up-selling, cross-selling e até de novos projetos. Quando o canal de vendas pode contar com metodologias e métricas na implementação de seus projetos, torna-se ainda mais evidente o seu valor para o cliente, e mais efetiva a atuação do Canal.

Fabricante e distribuidor podem ajudar muito com metodologias e métricas em projetos determinados, mas podem auxiliar desde antes do projeto. Muitas vezes o cliente sabe do que precisa, a revenda entende o que precisa ser entregue, mas não tem os recursos ou técnicas necessárias. Nesse caso, o distribuidor entra para mostrar à revenda as melhores práticas, de acordo com experiências de mercado. E, depois de ativada a solução, distribuidor e fabricante podem contribuir de muitas formas: com mapeamentos baseados nas necessidades do negócio, suporte técnico para atingir KPIs, ou desenvolvimento de estratégias para que o cliente tenha uma experiência cada vez melhor, por exemplo.

Quando fabricante, distribuidor e revenda se unem para oferecer ao cliente a melhor experiência possível, todos ganham. Ganha o cliente, que estará bem assistido quanto à efetividade dos sistemas de TI para seus negócios; ganha a revenda, que passa a ter a lealdade desse cliente como consultor e fornecedor de soluções; e, com esse fornecimento, ganham também o distribuidor e o fabricante.

Por Rajiv Dwaree, CX/gerente de desenvolvimento de software para a América Latina e Caribe da TD Synnex.

*Artigo divulgado com exclusividade no InforChannel em 6 de setembro de 2022.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

TD SYNNEX Cloud Labs acelera comercialização de produtos para nuvem

Ambientes virtualizados oferecem flexibilidade, escalabilidade e economiapara demonstrações PoC baseadas em nuvem.

4 pilares necessários para um eficiente refinamento de dados

Muito se tem falado sobre a importância de transformar dados em informações a serem utilizadas pelos executivos das empresas em seus processos de tomada de decisão.

Fábricas gêmeas: aqui e agora, para conduzir ao futuro a indústria brasileira

Custo, velocidade, confiabilidade, qualidade e flexibilidade dos processos industriais e dos produtos que geram são atributos fundamentais na manufatura.