Apesar de não tão comentada quanto a realidade virtual, a realidade aumentada pode fazer muita diferença nas empresas.
Não faz tanto tempo que as pessoas acreditavam ser impossível para os objetos reais interagirem com os objetos virtuais ou vice-versa. Hoje em dia, isso mudou. A nossa relação com as máquinas está cada vez mais próxima e intensa. No caso que trataremos hoje, isso tem a ver com a realidade aumentada.
Contudo, se você assiste a muitos filmes de ficção científica, não precisa se preocupar: robôs assassinos e máquinas monstruosas ainda estão longe de chegar à vida real. Apenas podemos dizer que eles estão ficando mais responsivos às ações do ser humano.
Entenda melhor o que é a realidade aumentada, o que a distingue da realidade virtual e quais são os seus benefícios para as empresas. Continue lendo até o final para descobrir tudo isso!
O que é a realidade aumentada?
A realidade aumentada é uma tecnologia que possibilita a mistura do ambiente virtual com o ambiente real, o que faz com que exista uma melhor interação entre a execução das tarefas e as máquinas.
Não é como num filme 3D no qual os objetos pulam para fora da tela e interagem com você. Na verdade, é o oposto: você pulará na tela e irá interagir com os objetos virtuais. É algo realmente inovador e impactante, no melhor sentido.
Para que a realidade aumentada funcione, são necessários três elementos fundamentais: um objeto real com alguma referência para que a interpretação e a criação do item virtual sejam feitos, uma câmera ou outro dispositivo que consiga transmitir a imagem real do item e um software que capte o sinal emitido pela câmera.
O processo que forma essa realidade ocorre assim: o objeto real é posto em frente à câmera, que vê o objeto e envia as imagens em tempo real ao software, o qual retornará um objeto virtual a partir do real apresentado.
O computador (ou outro aparelho) mostra o objeto virtual sobrepondo o real, como se eles fizessem parte de um único item.
Qual é a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual?
Muitas pessoas ainda confundem a realidade aumentada com a realidade virtual ou acham que ambas são a mesma coisa. Na verdade, elas são bem diferentes. A começar pela popularidade, já que hoje em dia é muito mais comum ouvir falar da realidade virtual.
A maior diferença entre as duas é que a virtual não integra objetos reais com virtuais como a aumentada, ela cria um mundo totalmente novo. Esse mundo é interativo e reativo, ou seja, os elementos virtuais reagem às ações do usuário, assim como o este pode tomar decisões dentro dessa nova realidade inovadora.
Para que isso ocorra, é necessário que o indivíduo use nos olhos algum dispositivo que gere todo o ambiente virtual. Esse ambiente precisa ser feito através de um modelo 3D ou de filmes e imagens orbitais.
Quais são os benefícios da realidade aumentada para as empresas?
Entenda como a realidade aumentada pode melhorar os negócios:
1- Monitoramento a distância
Algumas empresas já estão utilizando a realidade aumentada para monitorar os trabalhos que ocorrem a distância. Com ela, é possível ter acesso a informações e permitir que os funcionários interajam com os padrões enviados em tempo real.
2- Simulação de tarefas
Isso é algo muito comum em empresas que utilizam a realidade aumentada. O colaborador executa testes de tarefa, lidando com os objetos e agindo de acordo com os protocolos antes de realmente fazer isso na vida real. Esta ação evita erros e melhora o desempenho.
3- Atendimento ao cliente
O cliente poderá provar roupas, simular viagens, testar maquiagens e muito mais a partir da realidade aumentada. Isso economiza tempo e faz com que ele tenha mais precisão na hora da compra. A vantagem para a empresa é mais assertividade na hora da oferta.
Como se pode observar, a realidade aumentada proporciona muitas vantagens às empresas. Ela pode ajudar a otimizar as vendas, economizar tempo, dar acesso a informações a distância, em tempo real, assim como deixar você níveis acima da concorrência.
Por isso, não deixe de saber mais sobre ela e entender o seu funcionamento.
Escreva seu comentário