Uma vez que o valor comercial do domínio IoT seja entendido, novos produtos, serviços e modelos de receita surgirão.
A IoT (Internet das Coisas ou Internet of Things) conseguiu se tornar um nome difundido com suas técnicas e truques de evolução. Os veículos, eletrodomésticos e dispositivos trouxeram uma grande mudança no mundo da evolução ao incorporar software, eletrônicos, sensores e atuadores.
A IoT oferece inúmeras possibilidades para o mundo dos negócios, para garantir que as empresas possam crescer e alterar as raízes em que cresceram. As invenções têm um amplo efeito sobre o intercâmbio e a coleta para garantir que os conjuntos de dados possam operar adequadamente e as empresas possam trabalhar em novos métodos para alcançar tudo isso.
Os negócios têm um enorme impacto nas últimas invenções adicionadas à IoT. O melhor é que não altera os métodos das operações comerciais, mas apenas o torna muito mais eficiente com a implementação da automação. Ele alterou a maneira como os dados são trocados e coletados para operar os processos de negócios. Existem várias razões pelas quais a IoT está alterando o mundo dos negócios. Vamos ver a seguir.
Impacto nos negócios, economia, habilidades profissionais e sociedade
A proliferação de dispositivos conectados de 1 por pessoa hoje, que pode passar a 10 dispositivos por pessoa no futuro, abrirá muitas novas oportunidades para startups e pode criar um ecossistema em torno da área de IoT.
Uma vez que o valor comercial do domínio IoT seja entendido, novos produtos, serviços e modelos de receita surgirão, o que atrairá investimentos e, portanto, criará empregos na área. Além disso, há o potencial de aumentar as importações ou exportações para esses produtos e soluções, o que, por sua vez, poderia impulsionar as economias.
Também poderia levar ao surgimento de indústrias auxiliares ou de suporte, como a fabricação de dispositivos inteligentes e conectados, sistemas de monitoramento e medição, sistemas de controle e análise de decisão e soluções de segurança para garantir o uso seguro e resolver as preocupações de privacidade no que diz respeito ao uso da IoT.
Melhora eficácia e produtividade
As informações de mercado e de clientes têm uma enorme influência na produtividade, podendo ajudar os empresários de várias maneiras com o aumento da eficiência. A IoT permite que os dispositivos trabalhem com eficiência enquanto se conectam para obter melhores resultados e também ajuda a trabalhar com eficiência em tempo mínimo.
Os dispositivos e o software baseados na IoT ajudam a trabalhar de maneira livre de erros para a realização de operações e tarefas, promovendo a melhoria do lucro dos negócios, juntamente com sua eficiência.
Regulamentação política
Os órgãos reguladores precisam definir políticas e diretrizes para governar o uso da IoT quando se trata do tipo de informação coletada pelos dispositivos interligados. Tais ações positivas podem aumentar a confiança do usuário na tecnologia e aumentar a adoção.
A adoção da IoT também dará origem à adesão de tecnologias de Big Data, que podem fornecer informações para a tomada de decisão significativa. O grande número de dispositivos, juntamente com o alto volume, velocidade e estrutura dos dados IoT, pode criar oportunidades, especialmente nas áreas de segurança, dados, gerenciamento de armazenamento, servidores e rede de datacenter e também de análise de dados.
Trabalho remoto
O principal benefício da tecnologia IoT é que ela permite o trabalho remoto e pode ajudar no gerenciamento do trabalho com o nível físico e, além disso, o inventário físico pode ser tratado nos negócios com a IoT para maximizar a produtividade.
Os colaboradores podem trabalhar facilmente em um local remoto enquanto se conectam com outras pessoas. Isso promove um fluxo de trabalho produtivo e um ambiente mais feliz para aprimorar significativamente as funções de uma empresa.
Preocupações em torno da IoT
No entanto, juntamente com todos esses benefícios, surgem preocupações de riscos à segurança e violação de privacidade. Os medidores inteligentes melhoram o uso de energia, monitorando os movimentos ou a presença de habitantes em uma casa e desligando dispositivos que consomem energia quando ninguém está em casa ou em salas desocupadas.
No entanto, se tais registros de nossos movimentos ou ausência na casa caírem em mãos erradas, a segurança poderá ser comprometida. Da mesma forma, monitorar as atividades de pacientes ou idosos pode ser visto como intrusão em suas vidas privadas. Por isso, a importância da segurança ao implementar os dispositivos.
Há ainda preocupações sobre a privacidade das informações que estão sendo coletadas, quem tem acesso a elas e como elas serão usadas.
Ter essas preocupações de privacidade e segurança sobre uma tecnologia futura não é novo. Sentimos o mesmo quando os sistemas de email baseados na Internet foram disponibilizados pela primeira vez ou acessando nossos dados em infraestruturas baseadas em Nuvem. O importante é acompanhar o desenvolvimento da tecnologia e ter sempre bom senso em sua aplicação.
Escreva seu comentário